Petição popular pede a volta dos trens de passageiros no Brasil. Assine!

Trem de passageiros Vitória Minas que circula diariamente de Belo Horizonte a Vitória no Espírito Santo.
Foto: Arquivo Vale/Divulgação
Os trens, em países de primeiro mundo, são essenciais para transporte de passageiros e suas economias. Os países industrializados investem bastante em sua malha viária. No Brasil é o contrário. Durante o Governo Militar (1964/1985) os ramais ferroviários foram praticamente extintos, principalmente os de transporte de passageiros. Uma marcha ré no nosso desenvolvimento. Abandonaram as ferrovias e priorizaram estradas. 

Estradas inseguras, transportes coletivos deficientes nas cidades, bem como o aumento constante do número de usuários, transformam o transporte urbano num dos maiores problemas atuais.

A solução é a volta dos trens nos trilhos, com linhas intermunicipais e interestaduais. Além de ser mais mais viável que estradas, é mais seguro e mais barato para o Governo e claro, bem melhor para o povo pois trem sempre trouxe desenvolvimento.

Na internet circula um abaixo assinado, criado pelo usuário Vicente Zancan, mobilizando a população brasileira pedindo a volta dos trens às autoridades.

Segundo o autor da petição: "Todos sabemos que os trens foram desativados, a partir dos anos 60, contra o interesse do povo", diz a petição. "E todos sabemos que nem os representantes do povo nem o Ministério Público tomam medidas minimamente eficazes pela volta dos trens".

O autor da petição defende ainda que países desenvolvidos têm muitos trens, portanto seria essencial a criação de mais trens de passageiros no Brasil. Participe da petição clicando aqui.

7 comentários:

  1. quero q volte os trens de passageiros
    amo viajar

    ResponderExcluir
  2. Alem de mais barato em longa escala o meio de transpore rodoviario sao muito mais conceptiveis que os outros meios de transporte facilitando assim a locomoçao de individuos por meio do transporte rápido e econômico .

    ResponderExcluir
  3. Concordo, Ja pedi a Rui Costa que coloque inicialmente entre Feira de Santana e Salvador

    ResponderExcluir
  4. Ficamos no atraso com a interrupção das nossas principais vias férreas de transporte de passageiros. Precisamos urgentemente do retorno dos trens.

    ResponderExcluir
  5. O Brasil é o único país com dimensões continentais que não investe no modal ferroviário, EUA, Canadá, China, Rússia, Austrália, África do Sul, Índia e até mesmo a nossa vizinha Argentina possui mais linhas do que o Brasil, VERGONHOSO!!!

    ResponderExcluir