terça-feira, 23 de maio de 2017

Formiga, o Portal do Mar de Minas

Situada a aproximadamente 200 km de Belo Horizonte no centro-oeste do estado, a cidade de Formiga possui quase 70 mil habitantes e é conhecida como o “Portal do Mar de Minas” pelo fato de ser a primeira cidade banhada pelo Lago de Furnas na rota de MG 050 para quem vem da capital mineira. Também é conhecida como a “Cidade das Areias Brancas”.
Fotografia de Kelvim Marden
O município possui o Distrito Turístico de Pontevila, que sedia o Festival do Peixe e que é banhado pelo Lago de Furnas e que possui diversos loteamentos e condomínios com casas de veraneio, como o Balneário Furnastur que foi o primeiro empreendimento turístico do Lago, além de clubes e meios de hospedagem conhecidos em todo o estado como o Clube Náutico Formiguense e o Furnas Náutico Clube e de um resort que conta inclusive com pista de pouso, o Furnaspark Resort. 
Fotografia de Paulo Pacheco
No Lago de Furnas podem-se destacar locais de beleza ímpar como as Ilhas das Pedras, o Triângulo do Sol e o Farol da Boa Esperança, criado e idealizado para ajudar os navegantes e que funciona todos os dias desde sua criação.
Na área urbana destacam-se a parte histórica da cidade, em especial o conjunto arquitetônico da Matriz de São Vicente Férrer, igreja erguida em 1765 e reconhecida em 1873, que conta com arquitetura que encanta todos os visitantes e que possui o segundo maior órgão do país em quesito de potência. Além disso a cidade possui duas lagoas e um Parque Municipal e o “Mirante do Cristo” dentro da cidade e que estão em fase de revitalização. (Fotografia acima de Evaristo Gomes Guerra Neto) Outro destaque a ser dado é na gastronomia da cidade, representadas por uma boa variedade de bares e restaurantes para se frequentar nos finais de semana e por pratos típicos e de produção local como a famosa linguiça de formiga, que possui até um evento que é o Festival da Linguiça.
Na área rural destaca-se não só pela produção de queijos e doces, mas também pelas cachoeiras e pelos belos mirantes, como por exemplo a Cachoeira da Usina e o Morro da Melancia.
Formiga é uma cidade que merece ser visitada por quem quer conhecer seus mais variados encantos e ser acolhido por um povo hospitaleiro.

Texto e fotos enviados por Thadeu Alencar/furnas.com.br

Nenhum comentário:
Faça também comentários