quarta-feira, 31 de maio de 2017

Conheça Passos

Igreja de Nossa Senhora da Penha em Passos MG.Fotografia de José de Paula Silva
Sob as bênçãos do Senhor Bom Jesus dos Passos o município carrega consigo o status de Cidade Polo do Sudoeste Mineiro, o que torna a cidade uma referência para o turismo, ou seja, o portal do Circuito Turístico Nascentes das Gerais, com todas as diversidades de recursos naturais e culturais aqui presentes. A poucos quilômetros do centro, na estrada que leva a Serra da Canastra, no Rio Grande, está o Porto Passos-Glória; trecho em que o rio já se encontra represado pela Usina de Peixoto. 
Fotografia de Carlos Leandro Zetula
O por do sol é uma atração imperdível; dezenas de bares e restaurantes fazem do “Porto” um dos mais agitados pontos turísticos de Passos. Esportes náuticos e a pesca são praticados constantemente e favorecem o clima de amistoso do lugar; nas belas margens concentram-se também diversos ranchos de veraneio.  
Vista parcial da cidade. Fotografia do Barbosa 
Passos conta com uma boa estrutura na hospedagem. Uma variada rede de restaurantes, bares, churrascarias, pizzarias, choperias e boates fazem da cidade um centro regional gastronômico e de muita agitação noturna. (foto ao lado do Barbosa)
O patrimônio religioso-histórico-cultural é bastante preservado e fomentado, como a Capela de Nossa Senhora da Penha, em forma octogonal. A Igreja Matriz do senhor Bom Jesus dos Passos, com policromias famosas dos séculos XVI e XVII; a Casa da Cultura com o acervo permanente do artista Wagner de Castro; Estação Cultura e Centro de Memória, uma antiga estação ferroviária restaurada e tombada abriga o acervo histórico municipal e espaços para exposições artísticas.
O lado cultural de Passos (na foto acima de Douglas Arouca o entardecer na cidade) não e feito somente pela parte da história arquitetônica de suas igrejas e obras de arte, o Teatro Rotary é palco de constantes apresentações de peças teatrais locais e nacionais. Exposições e mostras artísticas e fotográficas, lançamentos de livros fazem parte do intenso movimento cultural da cidade, que é dotada de excelente infraestrutura de espaços de pequeno, médio e grande porte elevam o nome de Passos como cidade dos eventos. Convenções, feiras e shows são regularmente realizados aqui. (foto abaixo do Barbosa)
O visitante ainda tem a opção do turismo de compras. A cidade possui um vasto parque confeccionista com 100 fábricas que concentram-se na Av. Com. Francisco Avelino Maia, conhecida também como Avenida da Moda. A indústria mobiliária (móveis rústicos e finos) vem se destacando e ganhando expressão nacional pela sua qualidade de acabamento, design diferenciado e durabilidade. Comércio forte, infraestrutura de serviços institucionais e privados, aliados com a tradicional hospitalidade mineira fazem do turismo de compras em Passos realmente um diferencial para quem visita a cidade.
Passos tem tudo para conquistar você!

Nenhum comentário:
Faça também comentários