Conheça Marmelópolis

 
Localizada na Serra da Mantiqueira, abriga em seu território inúmeras cachoeiras, ribeirões, formações rochosas, bosques de araucárias, montanhas, e alguns dos picos mais altos e conhecidos do Brasil: o pico dos Marins e Itaguaré. 
Os municípios que fazem divisa são: Virgínia e Passa Quatro a nordeste, Cruzeiro (SP) a sudeste e Delfim Moreira a oeste. O rio Santo Antônio foi uma importante via de acesso das bandeiras que penetravam no território das Minas Gerais, durante o Ciclo do Ouro. Ao redor das lavras de Moniz Pinto Coelho da Cunha, em um terreno doado por Antônio Garcia Velho, formou-se um arraial elevado à freguesia de Nossa Senhora da Soledade de Itajubá. Esta freguesia transformou-se no município de Delfim Moreira. 
Marmelópolis é uma das cidades mais frias do Estado. As temperaturas no inverno ficam próximo ao 0º C e as vezes, abaixo de 0ºC. Fotografia de Renato Ribeiro
O povoado de Queimada é elevado à categoria de distrito, originando o município de Marmelópolis. Montanhas de Marmelópolis são muito procuradas por montanhistas de todo o Brasil principalmente nos meses de abril a agosto, quando chove pouco e as condições são ideais para prática do esporte. Itaguaré, Pedra da Bandeira, Pedra Redonda, Pedra Montada, Pico do Marinzinho e Pico dos Marins. 
A Cachoeira dos Padres (foto acima), complexo com 3 cachoeiras de acesso fácil; no local existe um restaurante que funciona nos fins de semana e feriados, Cachoeira Santo Isidoro, Cachoeira dos Martins, Cachoeira do Cubatão (50 m), Cachoeira do Jacu, Cachoeira São Bento, Cachoeira Santa Bárbara (100 m). Na gastronomia, sempre com base a tradicional comida mineira.

Fotografias de Renato Ribeiro
Fonte da matéria:http://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/MG/518/marmelopolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário