Todos esses rios convidam os visitantes a um refrescante banho nas abundantes águas cristalinas

No vale da Serra da Mantiqueira, Itamonte guarda preciosidades para aqueles que curtem a natureza: seja para a prática de esportes ou para um merecido descanso. 
Os principais rios, Capivari e Aiuruoca, junto com outros coadjuvantes não menos belos, descem as montanhas em corredeiras e cachoeiras cinematográficas. Itamonte faz parte do Circuito "Terras Altas da Mantiqueira". (fotos acima de Paulo Santos)
Visitar Itamonte (foto acima de Paulo Santos) e não saborear uma truta fresquinha é um sacrilégio dos mais imperdoáveis. Truta defumada ao vinho branco tem para todo gosto. Para tornar o cardápio mais interessante, quem quiser pode pescar o peixinho na hora. Itamonte ainda reserva outras delícias culinárias típicas da cozinha mineira, regadas com uma boa cachacinha da terra. A cidade também é famosa pela qualidade do queijo que produz.

Pontos Turísticos:
Conheça os principais pontos turísticos de Itamonte:

Cachoeira da Usina dos Braga: formada pela represa de mesmo nome. Cachoeira do Escorrega: escorregador natural que proporciona um divertido banho. Cachoeira da Conquista: uma das mais belas e de difícil acesso. (na foto acima de Paulo Santos)
Cachoeira da Conquista de Baixo: queda d’água e formação de piscinas naturais.
 
Cachoeira da Fragária: cinematográfica queda d’água com mais de 100 metros. Depois da vertiginosa descida, o rio Aiuruoca segue por um majestoso cânion. Neste ponto estamos a aproximadamente 1500m de altitude. (foto acima de Paulo Santos)
Cachoeira Casa Alpina: Sequência de quedas, e formação de inúmeras piscinas naturais. Ideal para um ótimo banho e para aqueles que não dispensam o conforto de andar pouco. Rio Capivari: ótima para banho, canoagem e boiacross.
Rio Aiuruoca: corredeira extensa com várias piscinas naturais. Boa para banho e ideal para canoagem. O melhor ponto está nas proximidades do Vale e da Cachoeira da Fragária. Sua nascente é a mais alta do país e fica em Itamonte.
Fazenda Engenho da Serra: lugar onde a Princesa Isabel pernoitou em uma de suas visitas ao Circuito das águas.
Capela São Francisco de Assis: Construída a mando da Princesa Isabel, que também doou o sino.
Casa de Pedra: Construída para servir de abrigo ao ex-presidente Getúlio Vargas.

Fonte da matéria:http://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/MG/504/itamonte
Ilustrações nossa.

2 comentários:

  1. visite o Site www.itamonte.net e conheça mais as beleza de iTamonte

    ResponderExcluir