Praia do Rio São Francisco em Pirapora

O Rio São Francisco separa os municípios de Pirapora e Buritizeiro. Uma velha ponte de ferro faz ligação entre os municípios.(foto acima  do site upira.com.br)
O Rio contém várias ilhas. (foto acima de Rhomário Guimarães) Nas pedras são formadas corredeiras e duchas. Várias aves como garças, mergulhões, gaivotas, dentre outras, podem ser vistas sobrevoando o rio. Ele é utilizado para pesca, passeios de barcos, canoagem. Foi erguido, no meio do rio, um monumento que mostra a origem de Pirapora.
No trecho das corredeiras do Rio São Francisco foi construído uma represa (foto acima de Sérgio Mourão) que possibilitou a formação de duchas e de uma piscina natural. Em frente às duchas encontra-se o barzinho 'Duchas Praia Bar'; além de uma parede de 2,5 metros de altura, cercando toda a área. 
Junto a essas paredes existem escadas que dão acesso às duchas e também a um espaço gramado com play-ground.

Praia de Pirapora
 
Imagem com autoria momentaneamente desconhecida. Ao identificarmos o autor, os créditos serão inseridos.
A Praia de Pirapora com extensão de 2Km, está localizada às margens do Rio São Francisco. Possui águas límpidas e correntes, a areia é fina, branca e abundante. (foto acima de Lucas Vieira)
A Praia conta com três quiosques fixos, dois barzinhos e um sanitário, além de várias palhoças que servem o tradicional peixe frito e a cerveja gelada. Existem vários campos de futebol, vôlei e peteca.
Imagem com autoria momentaneamente desconhecida. Ao identificarmos o autor, os créditos serão inseridos.
Vários eventos são realizados na praia como o concurso do mister e miss praia, shows, ginástica aeróbica, jogos e outros. A área de possibilidade de banhos é delimitada pelo Corpo de Bombeiros, que presta assistência no local.

Ilhas Fluviais
Pequenas ilhas são formadas no curso do Rio São Francisco. (foto acima de Lucas Vieira) Algumas delas são usadas pelos turistas para acampar. São gramadas e povoadas por gaivotas, mergulhões e garças.
Uma dessas ilhas, a Prainha, possui uma palhocinha que serve peixes, cervejas, refrigerantes e água de coco. Ela é ligada por uma pequena ponte. Nos finais de semanas são realizados os pagodes.
Das ilhas fluviais pode se ter uma visão maravilhosa do rio, da praia, das corredeiras, das duchas e da ponte de ferro.
Pirapora ao anoitecer. Fotografia de Alisson Gontijo

As informações inseridas são do Portal Descubraminas.com.br
Ilustrações nossa.

3 comentários:

  1. Conheço essa cidade do Norte de Minas Gerais. Fica perto da cidade de Várzea da Palma. O rio São Francisco fica entre duas cidades: Pirapora e Buritizeiro.

    ResponderExcluir
  2. Ficou no passado essa praia, hoje a realidade é bem diferente.

    ResponderExcluir
  3. Não existe mais a praia, ainda, o rio está muito poluído. Mas há outros corrégos por buritizeiro e Várzea da Palma.

    ResponderExcluir