sexta-feira, 7 de abril de 2017

Conheça Juruaia: a capital da Lingerie

Divulgação. Associação Comercial e Industrial de Juruaia MG.
A produção de lingerie na cidade começou há 23 anos. Em 1992 duas empresas do setor se instalaram no município em busca de incentivo fiscal. As lojas fecharam em menos de dois anos, mas serviram de exemplo para que as ex-funcionárias abrissem seus próprios negócios. Assim, a cidade, que antes vivia praticamente do café, com boa parte da população trabalhando como bóia-fria nas lavouras, foi se desenvolvendo no setor e a cada ano mais fábricas foram sendo abertas.

Hoje, a economia local gira em torno do mercado lingerie, que busca sempre inovar e se destacar cada vez mais no mercado de moda íntima do país. “Nós fomos descobertos e hoje todos sabem que nossos produtos têm design diferenciado e um bom preço aliado à qualidade. O sucesso de Juruaia está totalmente ligado à garra e perseverança de nossos empresários, principalmente as mulheres,” destaca Tânia Mara Rezende, presidente da ACIJU.

A pequena cidade de Juruaia, localizada no sudoeste de Minas Gerais pode ser definida como um lugar para bons negócios. Isso porque o município com pouco mais de nove mil habitantes é considerado a capital mineira da lingerie e um dos maiores polos fabricantes do país. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), são mais de 200 confecções instaladas na cidade que geram cerca de 5.000 empregos, vendem cerca de 1,1 milhão de peças por mês, e faturam R$ 15 milhões. Anualmente são produzidas aproximadamente vinte milhões de peças e o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade cresce cerca de 30% ao ano. Juruaia encontrou sua vocação, a concentração de renda e trabalho esta nas mãos dos empresários do ramo.

Juruaia, terra de oportunidades. O setor de moda intima recebe diariamente trabalhadores de Muzambinho, Monte Belo, Nova Rezende, Guaxupé, Guaranésia e São Pedro da União. Mesmo assim, a maior dificuldade encontrada pelas empresas se refere a mão de obra especializada.

Além disso, a cidade incentiva o empreendedorismo, principalmente feminino, pois cerca de 95% das confecções locais são comandadas pelas mulheres. Empreendedorismo que acompanha o crescimento nacional, já que de acordo com dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), pesquisa de âmbito mundial e que no Brasil é conduzida pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o SEBRAE, em 2012, 30,2% da população nacional entre 18 e 34 anos eram empreendedores iniciais ou estabelecidos, estando envolvidos na criação ou na administração de algum tipo de negócio. No caso das mulheres, de cada 100 empreendedores iniciais, 49 são mulheres, maior que a média mundial que é de 37 empreendedoras a cada 100 novos negócios.

A cidade gera lucro para quem fabrica e também para quem revende. Incentivadas pelo bom preço, qualidade e pelo design diferenciado das lingeries locais, as revendedoras apostam no mercado aquecido e aproveitam para fazer bons negócios, contribuindo para que as marcas de lingerie de Juruaia sejam cada vez mais conhecidas.

Vista noturna parcial de Juruaia - Foto: Alexander Drone Juruaia (Wikipedia)
Fonte da matéria acima: Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU)

Juruaia Lança O Maior Sutiã Do Brasil 
Recorde é da cidade de Juruaia, que confeccionou um sutiã com 15,76 m de largura, 5,06 m de altura e 3,17 m de comprimento de cada bojo / Foto: RankBrasil
A cidade de Juruaia entra para o RankBrasil em 2015 pelo recorde de Maior sutiã do Brasil, com 15,76 m de largura, 5,06 m de altura e 3,17 m de comprimento de cada bojo. Mais de 300 vezes maior que a de tamanho normal, a peça foi apresentada em 7 de setembro, durante a FestLingerie 2015.
Luciano Cadari entrega o troféu de recordista para a presidente da Aciju, Tania Mara Rezende / Foto: RankBrasil
A oficialização do título aconteceu na praça central do município, o qual é considerado a capital nacional da lingerie. Luciano Cadari, representante do RankBrasil esteve presente. Na oportunidade, ele destacou que este é um dos recordes mais fantásticos do gênero já registrados.Após conferir todas as medidas, Cadari fez a entrega do troféu de recordista brasileiro aos responsáveis pela produção da peça gigante. A cerimônia contou com a participação da assistente do programa Domingão do Faustão, Carol Nakamura, que ficou com a réplica de tamanho original do sutiã.

O projeto de fabricação foi uma parceria entre Aciju (Associação Comercial e Industrial de Juruaia), Toque Brasil, Prefeitura Municipal, alguns fornecedores do segmento, além de diversos empresários e comerciantes locais.Ao todo 20 pessoas trabalharam para a produção, sendo três no molde, corte e costura, três na montagem da armação e 14 no conselho que envolveu o marketing, cronograma e arrecadação de patrocínio, entre outros.
De acordo com a presidente da Aciju, Tania Mara Rezende, o sonho antigo de produzir uma peça íntima gigante nasceu há muitos anos e agora se concretizou com a colaboração de aproximadamente 100 empresas. “O projeto foi viabilizado pela união da classe empresarial da cidade, que apostou na ideia e abraçou a causa”, destaca.

Entre as principais dificuldades para a confecção, Tania aponta primeiramente a questão de entender como construir a estrutura, depois a arrecadação de verba para viabilizar o projeto e por último a modelagem, a qual exigiu muita técnica e atenção.

Conforme a presidente da Aciju, o recorde junto ao RankBrasil é um marco na história do polo do município. “É uma forma de divulgação diferenciada que traz visibilidade para a cidade: Juruaia agora vai ficar mais conhecida no Brasil e no mundo”, finaliza. 

A peça
O modelo tradicional com base e recorte no bojo levou quatro semanas para ficar pronto. Foram precisos mais de 90 metros de tecido, entre eles microfibra, rendão e cetim, além de 40 metros de TNT e mais 25,5 metros de espuma.

A estrutura foi construída com tubos metálicos calandrados em várias dimensões, usando um total de 141 metros linear de metalon. Em cor rubi, a peça ainda conta com aplicação de strass no laço e nas alças. O sutiã ficará exposto na praça central da cidade até dia 31 de outubro e depois será guardado para exposições futuras em eventos do polo de Juruaia.

Redação: Fátima Pires
Fonte:http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0xda/Maior_Sutia_Do_Brasil

Nenhum comentário:
Faça também comentários