Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

As cidades da Região Central Mineira

(Por Arnaldo Silva) Contando atualmente com cerca de 450 mil habitantes, a Região Central Mineira, é formada por 30 cidades, divididas em 3 Microrregiões com sede nas cidades de Bom Despacho, Curvelo e Três Marias. Região com foco na agricultura, pecuária de corte e leiteira, no turismo ecológico e religioso, além de contar com indústrias de pequeno, médio e grande portes, em segmentos industriais diversos, alem de artesanato, comércio variado com lojas de todos os segmentos, de pequeno, médio e grande porte em suas cidades. 
As microrregiões da Região Central Mineira 
01 - A microrregião de Bom Despacho
          Com cerca de 52 mil habitantes, à margem da BR-262, com acesso para a MG-164 e BR-040 e distante 150 km de Belo Horizonte, está a cidade de Bom Despacho, (foto acima de Hugo César Pizelli)) Com origens no século XVIII, preserva desse tempo a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, presente na cidade desde o século XIX. Bom Despacho foi emancipada em 1º de junho de 1912. A cidade é acolhedora, charmosa e atraente. 
          Conta com ótima estrutura urbana, com boa rede hoteleira e gastronômica, rede educacional com ensino fundamental, médio e superior de qualidade, além de um comércio variado, um setor de serviços de boa qualidade, além de ser uma cidade relativamente tranquila, sendo sede do 7º Batalhão da Polícia Militar, da 50ª Companhia da PMMG, uma guarnição de Corpo de Bombeiros e uma delegacia regional da Polícia Civil. (foto acima e abaixo de Arnaldo Silva)
          A base da economia é a agricultura, a pecuária de corte e leiteira, bem como os derivados do leite, produzidos nos laticínios da cidade. Conta ainda com indústria siderúrgica, de plástico, extração vegetal de eucalipto, monocultura de cana-de-açúcar e soja, fábricas de calçados, tinta, móveis, pedras preciosas, indústrias de ração animal, e outras empresas, familiares, de ramos diversos.
          Além de Bom Despacho, a microrregião é formada pelos municípios de Araújos, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Japaraíba, Lagoa da Prata, Leandro Ferreira, Luz, Martinho Campos, Moema, Quartel Geral e Serra da Saudade.
A cidade de Dores do Indaiá
          Dores do Indaiá (na foto acima de Sueli Santos, no dia da Festa do Reinado) conta cerca de 14 mil habitantes e está distante 255 km de Belo Horizonte e a 90 km de Bom Despacho. Dores do Indaiá tem origem num pequeno arraial, fundado no final do século XVIII, que passou a freguesia, vila e por fim, emancipada em 8 de outubro de 1885. A cidade é pacata, tranquila, seu povo muito atencioso e acolhedor e ainda guarda em seu casario, prédios públicos, praças e igrejas, detalhes da arquitetura do período colonial e também do estilo eclético do século XIX e XX. Seus moradores preservam com muita fé suas tradições religiosas, como o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, a Festa de Nossa Senhora das Dores, São Benedito e Santa Efigênia.
A cidade de Lagoa da Prata
          Com cerca de 53 mil habitantes, Lagoa da Prata (na foto acima do Arnaldo Silva, na Matriz de São Borromeu), está a 200 km distante de Belo Horizonte. Cidade bonita, acolhedora, com ótima estrutura urbana, turística e desenvolvida. Conta com vários segmentos comerciais e industriais, atividades agropecuárias, bons hotéis e restaurantes, belas praças e sua lagoa com sua praia, um dos atrativos da cidade. (na foto abaixo do André Laine)
          Além de sua bela praia e lagoa, a Vila Colonial de Martins Guimarães é um atrativo imperdível, além do Rio São Francisco, lugares para caminhada, prática de rapel, canoagem, cavalgadas e aeromodelismo.
A cidade de Moema
          Moema, (na foto acima do Arnaldo Silva) conta atualmente com cerca de 8 mil habitantes e está a 170 km de Belo Horizonte. A cidade é charmosa, atraente e seu povo hospitaleiro e muito acolhedor. Destaque para a Matriz de São Pedro e o Santuário de São Sebastião, seu casario colonial e eclético, suas belas praças, sua culinária típica, seus queijos e quitandas. O comércio é variado, com destaque para a Pioneira, um dos mais tradicionais laticínios da região, produzindo queijos de qualidade. 
            Outro destaque na cidade é a sua tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário e a Festa do Cavalo. Festas que mobilizam toda a cidade e atraem centenas de visitantes para participarem da festa, bem como o Parque Doce Vida, no centro da cidade (na foto acima do Arnaldo Silva), o Rio São Francisco que corta o município, e ainda com várias lagoas como a Lagoa Grande, Lagoa Mariana, Lagoa das Piranhas, Lagoa dos Peixes, Lagoa Criminosa, Lagoa Mariana e a Lagoa Comprida.
02 - A microrregião de Curvelo
Curvelo (na foto acima de Sérgio Mourão, em destaque para a Basílica de São Geraldo) conta atualmente com cerca de 81 mil habitantes e está a 168 km de Belo Horizonte. Foi fundada em 16 de março de 1720 e emancipada em 13 de outubro de 1831. 
          Conta com um comércio muito diversificado, com bons hotéis, pousadas e restaurante, uma excelente estrutura urbana, com atividades econômicas variadas, com destaque para o setor de serviços, lojas de pequeno, médio e grande porte, pequenas e médias indústrias, bem como o turismo, já que Curvelo é um centro de peregrinação religiosa, estando na cidade a única basílica no mundo, dedicada a São Geraldo. Conta ainda conta com belas praças, monumentos, Centro Cultural, dentre outros atrativos. 
          A microrregião de Curvelo é formada ainda pelos municípios de Augusto de Lima, Buenópolis, Corinto, Felixlândia, Inimutaba, Joaquim Felício, Monjolos, Morro da Garça, Presidente Juscelino e Santo Hipólito. 
A cidade de Presidente Juscelino
          A 40 km distante de Curvelo e a 211 de Belo Horizonte, está Presidente Juscelino (na foto acima de Giselle Oliveira, a Paróquia de São Sebastião). Cidade com pouco mais de 4.600 habitantes, com sua economia voltada para a agricultura e pecuária, além de comércio e pequenas empresas familiares. Presidente Juscelino é uma cidade tranquila, pacata, charmosa, atraente e seu povo muito acolhedor. Não é a mesma cidade de Presidente Kubitschek. São cidades diferentes, distantes 80 km uma da outra.A Cidade de Felixlândia
          Distante 180 km de Belo Horizonte, Felixlândia (na foto acima da Lee Camargo), conta atualmente com cerca de 16 mil habitantes, com sua economia tendo como base a agricultura, pecuária, extração de pedra ardósia, monocultura da cana de açúcar e eucalipto, além de um comércio variado. A cidade é muito bem cuidada e turística, com destaque para o turismo religioso, com a Festa de Pietá de Michelangelo e Jubileu de Nossa Senhora da Piedade e pela beleza do Lago de Três Marias, que banha a cidade, com destaque para o distrito de São José do Buriti, o balneário Lago dos Cisnes, além da beleza proporcionada pelo lago da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo. Conta com uma boa rede de hotéis, pousadas e restaurantes, charmosos, pitorescos e aconchegantes.
03 - A microrregião de Três Marias
          Três Marias, conhecida como o "Doce Mar de Minas", conta com cerca de 32 mil habitantes e tem como destaque o Lago da Usina de Três Marias e suas belas praias e paisagens naturais e proporcionadas pelo lago. (na foto acima do Raul Moura). Está a 270 km distante de Belo Horizonte. A cidade tem boa estrutura urbana, principalmente para receber turistas, com ótimos hotéis, pousadas, bares, churrascarias, sorveterias, pizzarias e restaurantes com destaque para os pratos preparados com peixes de água doce.
          Três Marias tem como uma de suas vizinhas, a arborizada, acolhedora, charmosa e atraente Morada Nova de Minas, município com pouco mais de 9 mil habitantes, banhado pelo Rio São Francisco e sendo também banhado pela Represa de Três Marias, com acesso para a duas cidades por estrada e por balsa, sobre as águas da represa. (na foto acima de Stela Dayrell Moura)
          Além de Três Marias, a microrregião é formada pelos municípios de Abaeté, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Morada Nova de Minas, Paineiras e Pompéu. 
A cidade de Abaeté
          Abaete (na foto acima do Wilson Fortunato) conta cerca de 23 mil moradores e está a 220 km da Capital. Conta com belas praças, um charmoso casario, com boa estrutura urbana, além de ser uma cidade acolhedora. É cortada pelo Rio Marmelada e ainda, banhada pela Represa de Três Marias, um dos atrativos turísticos da cidade. Sua economia tem como base a fruticultura, pecuária leiteira e de corte, indústrias frigoríficas, confecções, laticínios e outros segmentos industriais, bem como um variado comércio e setor de serviços eficientes. A cidade se destaca no cenário nacional por organizar um dos melhores carnavais do Brasil, que atrai turistas de todo o país, com a cidade oferecendo boas condições para receber os visitantes com uma boa rede hoteleira e gastronômica. 
A cidade de Pompéu
          Pompéu (na foto acima do Arnaldo Silva, a Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição), conta com cerca de 32 mil habitantes e está a 168 km de Belo Horizonte. Cidade muito bem estruturada, com uma economia forte, com base na agropecuária, sendo a cidade uma das maiores bacias leiteiras da região, além da indústria de álcool combustível, moveleira, mineração de ardósia, monocultura de eucalipto e cana-de-açúcar, um comércio muito variado e um bom setor de serviços. 
          A cidade tem história, desde o século XVIII, em destaque para a matriarca Dona Joaquina do Pompéu. A história da matriarca, bem como da cidade, são contadas no Museu e Centro Cultural, sediado num casarão colonial, além do Rio São Francisco, Rio Pará, Rio Peixe, Rio Pardo, Rio Paraopeba, Lagoa das Represas de Três Marias e da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo. Esses recursos hídricos permitem a pesca esportivas e proporcionam pratos deliciosos a base de peixes de água doce.  
          Além disso, no município tem belas fazendas rurais e seu carnaval, um dos melhores e mais bem conceituados do país, que atrai todos os anos para a cidade que tem boa estrutura em hotéis, pousadas e restaurantes para receber os turistas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores