Mosteiro de Macaúbas - Santa Luzia

O Mosteiro de Macaúbas (foto acima de autoria de Carlos Magno Almeida) foi a primeira casa de recolhimento feminino na capitania de Minas Gerais. As casas de recolhimento no Brasil Colônia funcionavam para educar meninas dentro dos princípios religiosos e também ensinavam a ler, escrever, calcular, coser e bordar, enfim, as meninas eram preparadas para um bom casamento. Os recolhimentos também serviam na reabilitação de “madalenas arrependidas”, referência à conduta de Maria Madalena no Novo Testamento e para “guardar” mulheres solteiras e casadas enquanto seus pais ou maridos viajavam. O misto de convento e educandário por muitos anos se ocupou em educar as filhas da elite mineira.

O Mosteiro Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas possui uma aura de tranquilidade. Entre árvores, palmeiras e macaúbas, o casarão da sede com sua sóbria arquitetura cria uma atmosfera perfeita para visitar.

Endereço: Rodovia MG 020, Km 37,5 - Santa Luzia
Telefone: 31 3684-2096

Informações Adicionais:
http://www.santaluzia.mg.gov.br/cidade/turismo/
Fonte da matéria:http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/representacao-religiosa/catolica/mosteiro-de-macaubas-santa-luzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário