Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Minas Gerais e mineiros em 7 frases diferentes

       "Minas Gerais unifica os povos do Leste e Oeste, do Norte e do Sul, através da gastronomia e saber receber! Em Minas, todos se sentem em casa! Unimos os brasileiros! Esquecendo preconceitos de estados contra outros estados! Por isso que Minas está no meio do mapa! Todos vem e se sentem em casa e igual! (Regina Kátia Rodrigues)
          "Até ´tchau` em Minas é personalizado. Ninguém fiz ´tchau` pura e simplesmente. Aqui se diz: "tchau procê", "tchau procês". É útil deixar claro o destinatário do ´tchau`!" (Felipe Peixoto Braga)
          "Praia de mineiro é barzinho, e sua sala de visitas, balcão de armazém e cerca de curral. Ali a língua rola solta na conversa mole, como se o tempo fosse eterno. Certo mesmo é que o momento é terno... 'Minas Gerais é muitas', como disse Guimarães Rosa. Minas é Mantiqueira e Cerrado, Aleijadinho e Amílcar de Castro, Drummond e Milton Nascimento, pão de queijo e broa de fubá... Minas é saborosamente mágica" (Frei Beto)
          "Ser mineiro é fazer da cozinha a melhor parte da casa. Receber os amigos com mesa farta. Mineiro tem mesmo fome seja de letra ou de amor." (Luana Simonini)
          "Em Minas, o Horizonte é Belo, o Juiz é de fora, os Montes são Claros, o Pouso é Alegre, a flor é Viçosa, a Cachoeira é Dourada, o Córrego é Novo, as Lagoas são Sete, o Rio é Manso, o Mar é de Espanha, os Corações são Três, os Poços são de Caldas, a Ponte é Nova, as Dores são de Indaiá, e o Ouro é Preto ou Branco e pode também ser Fino, o Mato é Verde, o Monte é Azul, o Campo é Belo, a Lagoa é Santa, Dourada ou Prata, a Lima é Nova, vive-se Entre Rios, Três são as Marias, São João é do Rei, a Serra é do Cipó, a Pedra é Azul, e as Águas são Formosas! Eita trem bão esse estado sô!" (Autoria desconhecida)
          "Ser mineiro é dizer UAI e ser diferente; é ter marca registrada, é ter história.Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância." (José Batista Queiroz)
"Mineiro é o tipo de brasileiro, com um exagero no tempero.
É o tipo de gente, que melhor hospeda parente.
Da-lhe logo um pão de queijo, um abraço e um beijo.
Só o mineiro, tem o charme do "UAI"...
Mineiro é feliz assim por natureza, sua alma transborda grandeza.
E suas terras, ostentam beleza.
Por aqui, tudo é "trem".
Não importa muito, se vai ou se vem.
Mineiro inspira serenidade, no olhar, na simplicidade.
Mineiro faz da dor, uma bonita rima de amor.
Mineiro é assim, quieto, mas no fundo, não resiste a um afeto"
(Gioavani Arantes/@gioarantes_)          
Foto ilustrativa acima de César Reis em Tiradentes com arte de Arnaldo Silva

14 comentários:

  1. Já viajei muito por Minas e já escrevi muito sobre Minas e sempre me perco nas suas belezas, nas minhas observações, lucubrações e lembranças. Recentemente estive por lá e fiquei estarrecido com a BR 381. Aquilo lá não é uma estrada: é um convite á morte. É andar literalmente no fio da navalha. Minas não tem culpa dos maus políticos que tem. Fica aqui o meu protesto mineiramente tímido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda razão, os políticos são inclsssificáveis, são ousados, não respeitam nem a própria mãe!

      Excluir
    2. Sugiro que faça um roteiro das estradas, caminhos e trilhas de MG.

      Excluir
    3. Verdade, muitas estradas ruins, a BR 267, que sai de Juiz de Fora e vai pegar a BR116, com muito trânsito de caminhões é só crateras, um descaso.

      Excluir
    4. faço minhas as suas observação

      Excluir
  2. Quando por delírio a gente muda de Minas, paga um preço alto além da saudade! Nada há de parecido com Minas, minha terra amada! A alma suspira, o tempo está vencendo... Em janeiro eu volto pra casa e nunca mais arredo pé! É lá que eu nasci, lá quero morrer!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Minas sempre será Minas, sempre será o lugar a onde a beleza se predomina, onde o belo se vê a cada horizonte, mas vai aqui o sentimento que posso ver na falta de interesse político em fazer este belo ficar longe de vermos um melhor Horizonte para as nossas gerações, o perigo que vejo nas rodovias mal planejadas, construídas sem segurança sem dar valor ao bem mais precioso que é a Vida, eu espero que um dia isto possa mudar.

    ResponderExcluir
  5. Eu como filha de pais mineuros sou vitíma para falar gosto um montão assim de Minas Gerais adoro tudo que nela contêm e um dia vou morar lá.Quem lá viveu está saindo de lá fazendo há vida e acaba voltando de novo prá lá conheço várias pessoas.Até mesmo os meus parentes????...Rsrsrs....Kkkkk.....Porque nào se encontra lugar melhor.Meu Deus mais e bom de mais né uaiii....Inté pessoal...Bjos mineiros.

    ResponderExcluir
  6. Essa Historia do Restaurante é verdade , em Toronto no Canada tem um restaurante Brasileiro , perguntei a Dona , ela Falou que de Governador Valadares , pedimos Picanha com Tutu de feijao e os acompanhamentos , foi muito Bom , nao é igual o fogao à lenha , mas foi muito boa a comida da mineira de Governador Valadares em Toronto , abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu sou mineira com orgulho,moro fora há quase 20 anos.Eu amo minha terra Natal.Oh Minas Gerais,quem te conhece não esquece jamais!!!!

    ResponderExcluir
  8. UM TREM MUITO SÉRIO

    Em Minas, o trem não é meramente um meio de transporte. Pra nós, mineiros, qualquer coisa é um trem. Ou melhor, usando nosso próprio dialeto: qualquer trem é um trem.

    Quando temos fome, comemos um trem. Se estamos com sede, bebemos um trem. Às vezes, um trem pode nos espetar o dedo. Outras, um trem pode cair em nossos olhos. A todo o momento esbarramos em algum trem. Há sempre um trem em nosso caminho, ajudando ou atrapalhando.

    Se algo nos assusta, nos encanta ou nos surpreende, é um trem-de-doido. Se a coisa é boa, é um trem-bom demais. E quando padecemos de algum mal que não sabemos definir, seja ele físico ou emocional, o que sentimos é um trem-esquisito.

    O trem, pra nós, assume conceitos, dimensões e nuances inimagináveis em outras terras. Nossos trens podem ter formas, cores, sabores, sons, odores, qualidades, defeitos e quaisquer outras características que quisermos, concretas ou abstratas. Assim, incontável número de trens circulam ou estacionam no cotidiano e no inconsciente coletivo do povo mineiro. Aqui, em Minas, tudo é trem.

    O trem tanto pode incomodar quanto embalar nosso sono. Mas, sobretudo, o trem nos faz sonhar; ... e quase sempre acordados. Pra nós, quando irados, até gente e bicho podem ser trens. Afinal, nossos trens são também seres que têm vida e que são a nossa vida. O trem está para o mineiro assim como o sincretismo religioso está para o baiano, como a praia para o carioca, como a garoa para o paulista, como os pampas para o gaúcho, como a aridez para o nordestino e como a floresta para os povos amazônicos.

    Mas, acima de qualquer trem, nossos trens não são simples expressões idiomáticas. Em Minas, o trem é um trem muito sério. Nossos trens são valores e sentimentos manobrando na estação do nosso coração. Trem é Minas e Minas é trem. O trem é a alma de Minas.

    Trem, em Minas, é como o Uai, não tem tradução. Só nós, mineiros, sabemos o que significam: Uai é Uai e Trem é Trem, sô!

    ©2001-Plínio E. F. Alvim.

    ResponderExcluir
  9. Sou mineiro e gostei muito do seu texto, vou imprimi-lo com a sua licença e se possivel compartilha-lo, me desculpe se não devia.

    ResponderExcluir
  10. Sou mineira,com muito orgulho,amo o nosso Estado,nosso povo,e tudo que vem dele,e ( ainda estou de luto,pelos meus conterrâneos soterrados), e deixo aqui a minha lembrança pra os políticos mineiros, lutem e trabalhem mais pelo nosso Estado,e pelas estradas,que deixam a desejar.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores