Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 11 de março de 2017

Em Matias Cardoso está a mais antiga igreja de Minas

(Por Arnaldo Silva) A Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (foto acima de Manoel Freitas), de Matias Cardoso, no Norte de Minas, a 683 km de Belo Horizonte, na divisa com as cidades de Manga, Itacarambi, Jaíba e São João das Missões foi a primeira igreja erguida em Minas Gerais. (na foto abaixo de Manoel Freitas, silueta das torres da Matriz ao por do sol)
          Sua arquitetura é bastante simples, bem como sua ornamentação interna. Isso porque foi construída no início da povoação de Minas Gerais, com a chegada dos bandeirantes no território, em busca do ouro, no final do século XVII. Uma parte dessas bandeiras vieram da Bahia e se estabeleceram na região onde é hoje a cidade de Matias Cardoso, iniciando a formação de um povoado por volta de 1600. Alguns anos depois, com a chegada de mais aventureiros e bandeirantes, o arraial foi crescendo, havendo a necessidade de construção mais casas e de uma igreja, já que sentiam  vontade de manifestarem sua fé e religiosidade.
          Como muitos devotavam Nossa Senhora da Conceição, decidiram erguer um templo em sua homenagem. Sua construção foi iniciada em 1670 e concluída 3 anos depois, em 1673 e tem 33 metros de comprimento, 20 metros de largura e conta ainda com duas torres. Uma obra singela, rústica e bem simples, erguida no tempo do desbravamento do nosso sertão, tempo que ainda não tinha surgido a riqueza promovida com o Ciclo do Ouro. (foto acima de Manoel Freitas, detalhes da pintura em madeira no interior da Matriz) 
          Os moradores do povoado que cresciam em torno da igreja se dedicavam a agricultura e pecuária e acabaram por se fixarem naquela região, considerada um dos berços da civilização mineira. (na foto abaixo, vista parcial de da cidade, fotografada do alto da torre da igreja por Manoel Freitas. Ao fundo, vemos o Rio São Francisco)
          O povoado foi construído as margens do Rio São Francisco, o que facilitava o escoamento da produção agrícola para as cidades de Salvador, sendo parte do trajeto pelo Rio São Francisco e seguindo por caminho aberto até a capital baiana. 
          Com o comércio, o povoado prosperava, com a produção aumentando a cada dia, principalmente de gado e leite, produtos escassos naquela época. 
          Por sua história e importância para Minas Gerais, a Matriz de Nossa Senhora Conceição foi tombada em 1954 pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 
          As talhas e ornamentações do interior do Matriz não tem o requinte do tempo do Ciclo do Ouro, mas tem a beleza da simplicidade e da fé demonstrada pelos construções, escultores e artista que trabalharam na construção do templo, (foto foto, de Manoel Freitas, podemos ver detalhes do altar). Com o passar dos anos, a igreja foi passando por pequenas reformas, recebendo decorações e imagens sacras, que deram mais beleza ao templo. 
          Acima, com foto do Manoel Freitas, pintura de Nossa Senhora da Conceição no interior da igreja, mostra toda  a beleza e ao mesmo tempo, a simplicidade da fé dos primeiros habitantes de nosso território. 

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores