Conheça Itabira


 O caminho histórico de Itabira do Mato Dentro teve seu início com a exploração de recursos minerais (ouro) para o comércio internacional, logo as atividades industriais têxteis e de artefatos de couro e ferro surgiram. Itabira no seu crescimento econômico social, administrativo, urbano e cultural. Com isso o comércio expandiu para atender a demanda da população. Foram criadas as famosas irmandades religiosas, que desempenharam um papel significativo para a sociedade local onde cada classe mantinha sua estrutura. (foto acima de Sérgio Mourão)
A exploração das jazidas de ferro expandia-se, pois além de matéria prima da região, foi liberada pela corte que antes proibia sua extração. Tornou-se freguesia, ou seja, onde uma paróquia tem também funções administrativas e construiu-se a matriz, a emancipação administrativa de Itabira do Mato Dentro foi divulgada. (foto acima de Sérgio Mourão)

A música e o teatro se destacavam no desenvolvimento da cidade. Parque Natural Municipal da Água Santa, famoso por suas águas térmicas que brotam de fraturas de rochas ou falhas geológicas de grandes profundidades e que, segundo a população local, têm propriedades medicinais. Possui teatros de arena, bancos e outros equipamentos de lazer. O parque integra o Museu de Território Caminhos Drummondianos com o poema “Banho”, de Carlos Drummond de Andrade. Rampa de Voo Livre de Itabira encontra-se hoje um dos melhores pontos para prática do esporte de voo livre em Minas Gerais. (na foto, uma das lindas cachoeiras de Itabira, no distritode Morro Redondo - foto de Sérgio Mourão)
Para aproveitar a natureza de Itabira, o Parque Ecológico Itabiruçu, no fim de semana, vá ao Parque Ecológico da Mata do Intelecto, ou à Cachoeira Alta, fica na localidade de Macuco. Fazenda Cachoeira Alta, próxima ao trevo de Bom Jesus do Amparo, com uma queda de aproximadamente 100 metros, possibilitando a pratica de canyoning. 
Casa dos Drummonzinhos, pertenceu à família de Carlos Drummond de Andrade, que nela passou os primeiros anos de vida. Centro Itabirano de Artesanato reúne o que há de melhor no artesanato local, com trabalhos em crochê, bordados, cerâmica, madeira, pintura, barbante, cestaria e culinária típica.

Fonte da matéria:http://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/MG/502/itabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário