Você Sabia? A maior água-marinha do mundo foi extraída em Pedra Azul MG?

Pedra preciosa de água-marinha (Foto: Donald E. Hurlbert/Smithsonian's National Museum of Natural History)

Na década de 80 do século 20, foi encontrada, no municipio de Pedra Azul, uma água-marinha que pesava cerca de 45 quilos. A grande gema acabou se partindo em três partes, e uma delas ficou conhecida como Dom Pedro, em homenagem aos imperadores do Brasil.

A Dom Pedro se tornou em 1992 uma escultura em forma de obelisco, com 2 quilos e 36 centímetros de altura, feita pelo artista artista Bernd Münsteiner.

A escultura passou por vários proprietários particulares e por museus da Europa. Os últimos proprietários, um casal residente no Estado da Flórida, USA, doaram a gema para o Smithsonian's National Museum of Natural History, localizado na cidade de Washington, onde ficará em exposição permanente

"Desconhecemos seu valor de mercado, fundamentalmente porque se trata de uma peça única e, portanto, incomparável. A única maneira de obter um preço aproximado seria colocando em leilão", afirmou o curador Jeffrey Post.

A descoberta das pedras preciosas Águas-Marinhas em Pedra Azul
Em 1927, Lourenço da Santa Rosa encontra um bamburro de águas marinhas durante a perfuração de vales na fazenda Laranjeiras, pertencente a João de Almeida que passou a ser um dos homens mais ricos do Brasil. A lavra chegou a atingir 300 homens trabalhando diuturnamente, sendo que nos cinco primeiros anos de extração, a lavra extraiu 1000 kg, o que valeria nos dias de hoje o equivalente a R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões de reais). Com a extração das pedras, João de Almeida realizou obras importantes para a cidade como todo o quarteirão dos hotéis Laranjeiras e Primavera, o GPA – Ginásio Pedra Azul, a Igreja Matriz e impulsionou a construção do HEFA – Hospital Ester Faria de Almeida.
Outra pedra preciosa que ganhou destaque internacional, foi dada de presente à rainha da Inglaterra no momento de sua coroação.

Fontes:
http://www.pedraazulmg.com/single-post/2016/09/18/Voc%C3%AA-Sabia-A-maior-%C3%A1gua-marinha-do-mundo-foi-extra%C3%ADda-em-Pedra-Azul

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/12/maior-pedra-de-agua-marinha-e-brasileira-e-ficara-exposta-nos-eua.html

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário