Rio Acima: Conheça e Explore seus encantos

Atrativos
Caminhar pelas ruas e estradas de Rio Acima é respirar história. Suas construções marcam períodos do desenvolvimento da cidade e contam a história de um arraial, que tem como marco inicial a construção do Curralinho, no Alto do Mingu.

Fazem parte deste grande livro histórico, construções como a Fábrica de Cerâmica Morgan ainda em funcionamento, Associação dos Artesãos de Rio Acima, O Centro Social construído pela SAMSA, Fábrica de Ocre, Casarão dos Viana, Pontilhão, Câmara Municipal de Rio Acima, Casa de Saúde Pedro Gianette, Capela de Santa Luzia, a Igreja de Nossa Senhora das Dores e Santo Antônio, as Ruínas da Capela a Caixa D’água, Fazenda Anglogold e a Estação da Cultura (Estação Ferroviária de 1891).

Passeio de Maria Fumaça
Um passeio de Maria Fumaça encanta crianças, jovens e adultos. Esse encanto pelo passeio já começa no embarque ou desembarque na pequena estação que possui o mesmo estilo das estações mineiras edificadas no final do século XVIII e princípio do XIX., primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema.
O percurso de 7 km e feito em 55 minutos, entre Rio Acima e Honório Bicalho, oferece excelente passeio em carros de passageiros (vagões) equipados com TV, ar condicionado e paisagens ricas em fatos e marcos da Estrada Real.
PARTIDAS
Sábado, Domingo e Feriado: 10:00, 14:00, 15:30 e 17:00
A partir de 13 de Abril novos Horários: 10h, 13h, 14:30 e 16h.
Estação da Cultura (Estação Ferroviária)
Primeira linha a ser construída pela E.F. Dom Pedro IIque a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará.

Cachoeira Chica Dona
Localizada na divisa entre Rio Acima e Itabirito, mais de 60 metros de altura.
No Condomínio Tangará, seguir cerca de 3 Km até a Taberna Brasil, passar em frente cerca de 500 m pegar estrada da Alcan, seguir à direita por mais 3 Km chega-se no local.
Cachoeira Das Rosas
Localizada a 6km do distrito Cocho de Água.
Cachoeira Mingú
Localizada na A.P.A. do Mingú, manancial da cidade.
Cachoeira da Sansa
Na área urbana de Rio Acima, encontra-se a cachoeira do Sansa, com cerca de 30 m de altura, em afloramento de rochas vulcanoclásticas félsicas do Grupo Nova Lima. Sua coloração é cinza e a granulação fina a média.
Cachoeira Viana
Mais tradicional da região. São 4 quedas d'água. Chegando em Rio Acima atravessar ponte sobre o rio das Velhas, na praça principal seguir em frente passando ao lado da rodoviária, após a linha férrea entrar à direita (asfalto), seguir por 1 Km sentido bairro Jatobá, passar em frente à Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, seguir mais uns 50 m, entrar à esquerda, atravessar o bairro jatobá, no final seguir por 1 Km chegando na Capela Santa Luzia, bifurcação à direita, vai para Cocho D'agua, a esquerda vai para a cachoeira Viana. A partir daqui você verá placas de sinalização indicando o Condomínio Tangará, chegando na portaria fazer retorno à esquerda, seguir por cerca de 2 Km, chega-se à cachoeira do Viana.

Casa de Pedra
Acredita-se ter mais de 100 anos. Construída por escravos.
Ruínas de Igreja séc. XVIII
Ruínas de uma igreja do século XVIII feita pelos escravos.
Câmara Municipal de Rio Acima
Como chegar
Distâncias Interestaduais
Brasília - 767 km BR040, MG030
Rio de Janeiro - 472 km BR040, MG030
São Paulo 617 km BR381, MG030
Vitória 577 km BR262, MG030
Distâncias Intermunicipais
Belo Horizonte - 34 km BR 040,MG 030
Nova Lima - 14 km MG 030
Raposos- 16 km MG030
Sabará - 33 km MG 437,MG 030
Santa Bárbara- 109 km BR 381,MG 030

Fonte das fotos e texto:http://rioacima.com/atrativos/atrativos-de-rio-acima.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário