Melhor café do Brasil é produzido em Espera Feliz MG

Antiga Estação de Trem, hoje estação Rodoviária de Espera Feliz. Foto de Marcos Farias 

A neblina que cobre o alto da montanha não deixa mentir… A altitude é grande! O melhor café do país, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), é produzido a 1280m de altura! E este é um dos principais fatores que favorecem a qualidade do grão cultivado em Espera Feliz, a 23 Km de Carangola, na Zona da Mata.
“A gente acredita pelo fator altitude e pela umidade relativa do ar sempre mais alta, o grão permanece mais tempo na planta e, assim, ele retira da planta propriedades que são benéficas para a qualidade do café”, avaliou o produtor rural José Alexandre Lacerda.
Fotografia de Geremias Correa
Uma ponte separa dois estados e a propriedade de cerca de 25 hectares se divide entre os dois lados, o que significa que parte dos cafezais fica no Espirito Santo e a outra em Minas Gerais. Mas José Alexandre garante: o café que tem sido campeão dos concursos é o mineiro! “Na parte da manhã, o sol bate primeiro aqui na propriedade mineira, então isso a gente acredita que o calor logo enxuga o sereno que cai nas plantas mais cedo, com esse calor, a gente tem conseguido as pontuações mais altas no café produzido aqui na propriedade mineira”.
Café maduro. Fotografia de Geremias Correa
Para manter a qualidade do grão José Alexandre aposta também na análise de solo, feita anualmente. De acordo com o técnico em Agropecuária da Emater, Júlio de Paula, o processo garante a adubação correta. “A partir da análise de solo, então a gente faz uma recomendação para o período onde deverá essa lavoura receber as adubações no período que vai de outubro a março de cada ano. Adubação equilibrada não só traz um grande desenvolvimento vegetativo na planta, mas também melhora a qualidade do fruto colhido”.

São cerca de 50 mil pés e 15 pessoas estão envolvidas na mão de obra. Como a lavoura não é mecanizada os produtores apostam não na quantidade e sim na qualidade do produto. A agricultura é 100% familiar e a tradição do café vem de décadas! Começou com o pai do produtor Onofre Facerda. “O trabalho do meu pai passou para mim. E de mim, já vai para os filhos e os netos, Então tem mais ou menos 60 anos que a gente faz esse trabalho na lavoura”. (foto ao lado de Geremias Correa)

Ali o café é pré-beneficiado. Depois de colhido é descascado e na estufa, passa pelo processo de secagem, é ensacado e vendido para as indústrias da região que beneficiam o produto e distribuem para todo o Brasil e exterior. Na propriedade dos Lacerda, apenas o café para consumo próprio é torrado e moído, mas eles já têm planos, para vender parte, desta forma. “A gente está registrando uma marca e a gente vai pegar esses cafés especiais acima de 84 pontos para estar colocando ele no mercado aí já, já”. 

Com informações MG Rural.
Fonte:http://clickcarangola.com.br/site/12/06/2013/melhor-cafe-do-brasil-e-produzido-em-espera-feliz-mg/

8 comentários:

  1. Sou provador de café especiais e gostaria provar o café que é aí produzido.

    ResponderExcluir
  2. Falou , falou, endeusou a cidade de Espera Feliz e o Estado de MG e não citou a marca do café. Como marketing foi uma beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espera Feliz tem dezenas de fazendas de café. E várias marcas também. A matéria é para falar do grão de café produzido na cidade, que é o melhor do país e não de marcas de café da cidade. O café de Espera Feliz é para o consumo nacional e exportação. Futuramente, poderemos falar de marcas de café da cidade, mas por hora, ficaremos apenas com a matéria sobre a qualidade do café de Espera Feliz, que é o melhor do Brasil.

      Excluir
    2. rsrsrsrsrsr, acho que vc é quem não leu corretamente a matéria ou tem dificuldade de entendimento.

      Excluir
  3. Amei as praças, lindo lugar me apaixonei só acho que deveria ter mais ônibus para rodar nas cidades. Um abraço espera feliz!

    ResponderExcluir
  4. Stella cafés especiais possui grãos de espera feliz e enviam pelo correio torrado esses grãos são selecionados a dedo pelo produtor apenas grãos maduros e a secagem em estufa, sei que eles enviam em grão ou moído procurem no face ou Instagram ☕☕☕☕☕

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonado por café! Gostaria muito de poder degustar o café desta região!

    ResponderExcluir