Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Conheça Santa Bárbara

(Por Arnaldo Silva) É uma das mais belas e mais preservadas cidades históricas de Minas Gerais. Distante 110 km de Belo Horizonte, bem no centro da Estrada Real, com acesso pela BR-381/262 e a MG-436, chega-se a Santa Bárbara, uma charmosa, aconchegante e atraente cidade com apenas 35 mil habitantes. Cidade privilegiada pela natureza, aos pés da imponente e majestosa Serra do Caraça, com um casario em estilo colonial do século XVIII e alguns com traços do etilo neoclássico do século XIX e eclético, do início do século XX (na foto acima de Thelmo Lins, traços do estilo Eclético na cidade, presente na Estação Ferroviária, inaugurada em 1911).
          Foi uma das primeiras povoações de Minas, tendo sua origem no início do século XVIII, com a descoberta de pedras preciosas na região. Com a chegada da bandeira chefiada por Antônio Silva Bueno, este funda um arraial no dia 3 de dezembro de 1703, o arraial de Brumal, atual distrito de Santa Bárbara. No dia seguinte, 4 de dezembro de 1704, o mesmo bandeirante funda outro arraial, com o nome de Santo Antônio do Ribeirão de Santa Bárbara, povoado este que deu origem à cidade de Santa Bárbara. Nesta data, 4/12/1704, comemora-se oficialmente a fundação da cidade.
          Em 1713 tem início da construção da Matriz de Santo Antônio, considerada a mais bela igreja setecentista de Minas Gerais. Construída em estilo Barroco mineiro a igreja conta ainda com pinturas do Mestre Ataíde. (acima o interior da Matriz de Santo Antônio e abaixo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Fotos de Thelmo Lins)
          Por sua localização privilegiada, no meio da Estrada Real, foi ponto de ligação e passagem da Corte, no Rio de Janeiro e o Caminho do Ouro e dos Diamantes, nas regiões Central e Norte de Minas. Elevada a Vila em 16 de março de 1839 e a cidade em 1858, adotando o nome de Santa Bárbara do Mato Dentro e  por fim, apenas Santa Bárbara, a partir de 1878, quando passou a ser sede da Comarca. (na foto abaixo de Thelmo Lins, a Matriz de Santo Antônio)
          A economia de Santa Bárbara tem como base a extração mineral de ferro e ouro por grandes empresas sediadas na cidade. A agricultura é outra importante atividade econômica do município, com destaque para produção de mel, atividades agropecuárias e na silvicultura com a produção de carvão vegetal. O turismo é outro setor que movimenta a economia de Santa Bárbara, com foco no turismo ecológico, rural, para prática de esportes radicais, além do turismo cultural e histórico.
          Santa Bárbara tem quatro distritos. O mais importante da cidade é Brumal, sendo ainda um dos mais importantes distritos para o patrimônio histórico mineiro, destacando sua igreja, de Santo Amaro (na foto acima de Elvira Nascimento), o chafariz e seu casario, em  estilo colonial. Brumal fica a 5 km da sede, por via asfaltada. 
          Os outros três distritos são: Barra Feliz, com acesso pela MG-436, por 5 km de estrada asfaltada, Florália a 10 km de distância por estrada de terra e Conceição do Rio Acima, um pouco mais longe, 23 km de estrada de terra. 
          Destaca na cidade como atrativo, André do Mato Dentro, um subdistrito bem pacato e atraente, muito movimento nos dias de Festa de São Geraldo e Santo Antônio, realizada sempre em outubro de cada ano com missas, procissões, barraquinhas, apresentação da Corporação Musical Santo Antônio e da Cavalhada Feminina, uma das mais importantes cavalhadas da região.
          O turista que vêm à Santa Bárbara se encanta com a cidade, principalmente com sua Matriz e seu Centro Histórico, com seu casario preservado como o Hotel Quadrado (o casarão à esquerda da foto da Elvira Nascimento), o prédio da Prefeitura, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário do século XVIII – Tombada pelo IEPHA e Conselho Municipal, o Chalé Barroco, a Casa da Cultura, a Pharmácia Sant´Anna, hoje Museu do Judiciário Municipal, a antiga Cadeia Municipal, Capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco, a Capela de Nosso Senhor do Bonfim, a Casa do Mel, o casarão Afonso Pena ou Casa Grande, a Estação Ferroviária, dentre outras construções e igrejas, igualmente charmosas e atraentes.
          Belezas naturais circundam a cidade  como a Serra do Caraça (na foto acima de Vinícius Barnabé), a 24 km do município, localizado em Catas Altas. Um dos mais belos e atraentes destinos do Brasil, por sua história, religiosidade e belezas naturais impressionantes, em seus 1700 metros de altitude, que atraem amantes da natureza,  estudiosos que vão ao santuário para conhecer uma região singular, única no Brasil, com sua fauna e flora riquíssimas. 
           Além disso, estar no Santuário do Caraça (na foto acima da Luciana Silva) é estar em completo convívio com a natureza e história, podendo o visitante curtir suas cachoeiras, trilhas, picos ou mesmo, rezar na igreja do Santuário, construída em estilo neogótico, se hospedar na hospedaria do Caraça, apreciar a culinária típica da região, seus queijos e doces diversos, além de poder conhecer a biblioteca e o museu, que retrata o estilo de vida nos séculos XIX e XX. (foto abaixo de Thelmo Lins)
          Durante o ano acontecem eventos nos distritos e povoados, bem como na cidade, como o Torneio Leiteiro, a Exposição Agropecuária, em julho, festividades religiosas e as comemorações do aniversário da cidade, em 4 de dezembro, com uma variada programação cultural.(foto abaixo de Thelmo Lins)
          Santa Bárbara é uma cidade bonita, tranquila, com um povo bom, hospitaleiro, além de oferecer a seus visitantes uma ótima rede hoteleira, ótimos restaurantes com comidas caseiras e típicas, artesanato, produtos artesanais feitos nos quintais coloniais da cidade. É uma cidade ótima para se conhecer e visitar. 

14 comentários:

  1. Maravilhosa minha cidade de pessoas amáveis e hospitaleiras.

    ResponderExcluir
  2. É realmente uma cidade linda. Moramos por seis meses na Rua do Moinho (25/12/1997 a 03/08/1998).
    Parece que foram seus anos, onde deixamos muitos amigos e afilhada.
    Que saudades das pessoas e dá cidade!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ! Não são caros os imóveis em Santa Bárbara e região tenhos boas opções de casas, apartamentos, lotes e chácaras, estou a disposição para visitas e informações. Consultor credenciado Creci 23.352 MGF whatsApp (31) 98321-6650.

    ResponderExcluir
  4. Uma das cidades que marcaram minha infância; morei em Barão de Cocais por dezoito anos e costumava ir a pé até Santa Bárbara, passando pela via férrea e me deslumbrava coma beleza da cidade. Sempre visito este lugar maravilhoso e adorei ver a reforma feita na igreja de Brumal. Quando eu morava em Barão de Cocais, ela estava abandonada e habitada por milhares de morcegos.

    ResponderExcluir
  5. Uma das cidades mais lindas de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  6. Adoro Sta Bárbara-MG, vim de lá ontem, sou de Volta Redonda - RJ, daqui a 30 dias estarei voltando pra lá.

    ResponderExcluir
  7. Estive lá a muito tempo atrás. Adorei a cidade, vontade de voltar.

    ResponderExcluir
  8. Fui criado nesta bela cidade. Minha infância, adolescência ao início de minha idade adulta, Santa Bárbara me acolheu! Muitas lembranças me trazem, amigos, familiares quando em vida, as belezas naturais e históricas, vivências...

    Meu último contato com a cidade foi em 2007. Mudei de Santa Bárbara em 2003.


    ResponderExcluir
  9. Conheçi, florália, distrito lindo e pessoas também

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores