Caminho Religioso da Estrada Real (Crer)

Estado rico e famoso por sua cultura histórico religiosa, representado por seus inúmeros santuários, padroeiras e festas populares, Minas Gerais está estruturando o Caminho Religioso da Estrada Real. Da padroeira de Minas Gerais à padroeira do Brasil, do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, em direção ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, o turista adepto a caminhadas, pedaladas ou cavalgadas percorrerá, aproximadamente, 850 Km, em trajeto que oferece um lindíssimo roteiro de fé, belezas naturais, história e cultura. Unindo o patrimônio natural e histórico cultural da Estrada Real às novas formas de visitação, o Caminho perpassará 37 municípios.

Percorrer os caminhos que simbolizam a história da fé é uma das formas mais comuns e envolventes de renová-la e de vivenciar experiências especiais. A Arquidiocese de Belo Horizonte acolhe, em seus 28 municípios, um rico patrimônio histórico, cultural e religioso.

Conheça alguns destinos especiais:

Santuário Nossa Senhora da Piedade 
Localizado a 48 km da capital, na cidade de Caeté, o Santuário Nossa Senhora da Piedade compõe um cenário de incrível beleza natural, no alto da Serra da Piedade, 1.746 metros acima do nível do mar. Do alto do Santuário, é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. Visitado por peregrinos há quase 250 anos, é reconhecido como a Grande Maravilha da Estrada Real e como Atrativo Turístico de Especial Relevância para o Estado de Minas Gerais. Será um dos pontos de partida do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), rota de peregrinação que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade (Caeté/MG), Padroeira de Minas Gerais, ao Santuário Nossa Senhora Aparecida (Aparecida/SP), Padroeira do Brasil.
Endereço: Serra da Piedade, sem número - CEP: 34800-000 - Caeté / MG
Telefone: (31) 3651-6335
Site: www.santuarionsdapiedade.org.br 

Capela São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha)
Mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, a Capela São Francisco de Assis foi inaugurada em 1943 como obra-prima do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi considerada uma grande inovação arquitetônica.
Seu interior abriga a Via-Sacra, composta por quatorze painéis de Cândido Portinari. Os jardins são assinados por Burle Marx e os baixos-relevos em bronze foram esculpidos por Alfredo Ceschiatti. Uma das imagens mais representativas da religiosidade do povo mineiro, a Igrejinha da Pampulha é também um dos mais conhecidos "cartões postais" de Belo Horizonte.
Endereço: Rua Dr. Otacílio Negrão de Lima, 3000 - bairro São Luiz / Pampulha
Belo Horizonte/MG -Telefone: (31)3427-1644

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Sabará 
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Sabará, foi construída no início do século 18 e é considerada uma das mais antigas igrejas de Minas Gerais. Sua arquitetura possui características marcantes dos três períodos do barroco. Em contraste com as linhas extremamente simples da fachada, o interior suntuoso apresenta talhas douradas nos altares, nas colunas e nos arcos. Traços orientais aparecem no retábulo vermelho e dourado da Capela do Santíssimo. A pia batismal, de pedra-sabão, foi feita por Aleijadinho.
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº - bairro Siderúrgica - Sabará/MG -Telefone: (31)3671-1724
Site: www.nsconceicao.com

Igreja de Nossa Senhora do Ó - Sabará 
A Igreja de Nossa Senhora da Expectação do Parto, mais conhecida como Igreja Nossa Senhora do Ó, foi construída no início do século 18 e é considerada uma das mais requintadas criações barrocas. Seu nome vem da festa que era comemorada na semana que antecede o Natal, com cânticos e ladainhas, repetindo a cada dia as sete antífonas (versículos), sempre precedidas por um Oh. Com isso, a Virgem e a Igreja passaram a ser conhecidas popularmente como Nossa Senhora do Ó. Cartão postal da cidade e mundialmente conhecida, a Igreja, em sua parte exterior, apresenta linhas rudes e singelas. No interior, a riqueza de elementos barrocos surpreende aos visitantes. A luz suave chega somente da fachada e interfere no brilho interior, acentuando ou mostrando as figuras e detalhes de sua talha.
Endereço: Largo Nossa Senhora do Ó, s/nº - Sabará/MG
Telefone: (31)3671-1724 - Site: www.nsconceicao.com

Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
Nos tempos do Arraial Curral Del-Rey, uma capela era dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem, protetora dos tropeiros. Hoje, é um belo santuário, em estilo neogótico, vitrais e altar-mor trabalhado em mármore de Carrara. Nossa Senhora da Boa Viagem tornou-se a padroeira de Belo Horizonte e sua data é celebrada no dia 15 de agosto. O Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem foi inaugurado em 1932.
Em 1709 o português Francisco Homem Del Rey conseguiu autorização da Coroa e se estabeleceu na região onde hoje se encontra Belo Horizonte. Ele trouxe uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem. Para proteger e homenagear a Santa, Francisco ergueu em suas terras uma pequena capela de pau-a-pique para abrigá-la. A igrejinha recebeu o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem e passou a ser conhecida, também, como a padroeira dos viajantes. Com o passar dos anos e a enorme devoção dos fiéis a capelinha ficou pequena para receber tanta gente e em seu lugar foi erguida uma igreja maior. A atual Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem foi inaugurada em 1923, data em que a cidade de Belo Horizonte foi oficializada como arcebispado. Ela abriga um conjunto arquitetônico, em estilo neogótico. A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é considerada como o coração de Belo Horizonte. Um lugar especial de fé, devoção e de adoração por ser, também, o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, aberto 24 horas por dia e que recebe a visita de romeiros das diversas regiões da cidade, da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de turistas.
Endereço: Rua Alagoas, bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
Telefone (31) 3222-2361 - Site: www.igrejaboaviagem.org.br


Fonte da matéria Arquidiocese de Belo Horizonte
http://www.arquidiocesebh.org.br/site/arquidiocese.php?menu=Atua%C3%A7%C3%A3o&id=9198
Ilustrações nossas

Nenhum comentário:

Postar um comentário