quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Broinha de Fubá de Canjica

Há tempos tento descobrir uma receita de broinha de fubá de canjica que seja parecida com as de uma padaria de São João Del Rei e São Sebastião do Paraíso cidades mineira. Já tentei uma dúzia de receitas da broinha macia e oca por dentro. Para os amantes de mais esta iguaria mineira deixo aqui a receita que mais se aproximou.
Ingredientes:
1 copo (de requeijão) cheio de óleo
1 copo de água;
1 copo e meio de leite + uma pitada de sal;
1 copo de fubá de canjica peneirada;
1copo de farinha de trigo peneirada.
De 3 a 4 ovos
2 colheres de sopa de açúcar

Preparo:
Misturar o fubá e a farinha de trigo já peneirados. Aguardar.
Misturar e por para ferver o óleo, a água e o leite com o sal. Quando ferver, colocar a mistura da farinha com o fubá e mexer muito bem, até formar o angu. Despejar o angu numa vasilha e acrescentar o açúcar. Deixar esfriar um pouco e amassar com ovos, um a um, até o ponto de fazer as broinhas. O ponto da massa é de um angu meio mole, mas não líquido Pegar uma xícara de café, untá-la com óleo \e borrifá-la com um pouco de fubá de canjica. Tirar uma colherada de sopa da massa, jogá-la dentro da xicrinha e bater (balançar a xicrinha segurando pela asa). Ela ficará toda envolta nessa mistura. Colocá-las num tabuleiro untado, uma ao lado da outra, deixando um espaço para crescerem. Levar para assar a 180° por 30 minutos ou até dourarem um pouco.

Esta receita quem me mandou foi uma querida amiga Ione do Santuário do Caraça. E também contei com a ajuda do Tiago da empresa Rocinha, que me enviou via correios o fubá de canjica. Já que o fubá de canjica é um produto típico mineiro, só encontrado em Minas ou em casas especializadas com produtos mineiros.
       
http://www.produtosrocinha.com.br/
http://www.santuariodocaraca.com.br/
http://ideiasesuspiros.blogspot.com.br/2012/08/broinha-de-fuba-de-canjica-ha-tempos.html

Um comentário:
Faça também comentários