Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Não é apenas uma igreja! É uma obra de arte!

(Por Arnaldo Silva) À rua da Bahia, no número 1596, no bairro de Lourdes, na capital mineira, encontra-se um dos mais belos templos religiosos do Brasil. A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, ou simplesmente Igreja de Lourdes. Construída em estilo neogótico, a igreja impressiona pela riqueza de seus detalhes exteriores, o que faz do templo, mais que uma igreja, uma verdadeira obra de arte. (fotos acima e abaixo do @arnaldosilva_oficial)
          Tanto em seu interior, quanto em seu exterior, é impossível não ficar impressionado com cada detalhe de sua arte, seus vitrais, o órgão de tubos instalado na igreja em 1950, os sinos, as cores vivas. Enfim, a imponência da Basílica de Lourdes impressiona.
          O estilo neogótico é um conjunto de estilos arquitetônicos que tinha como objetivo recuperar e recriar a arquitetura gótica predominante na era Medieval, em contraste com os estilos clássicos que começaram a surgir na Europa, que relegava a arquitetura antiga, principalmente a gótica. (foto acima e abaixo do Clésio Moreira)
          O movimento surgiu no século 18, na Inglaterra, se estendeu por toda a Europa e pelo continente Latino Americano, prevalecendo até meados do século 20. Este estilo é percebido principalmente na arquitetura de igrejas por todo o mundo, inclusive no Brasil. Um dos mais belos templos neogóticos do Brasil, é exatamente a Igreja de Lourdes em Belo Horizonte. 
          O projeto original da Igreja de Lourdes é do missionário Claretino Echarri, de Córdoba, na Argentina, cuja planta original foi adaptada por Manuel Ferreira Tunis com alguns pequenos acréscimos. A Igreja tem 47 metros de comprimento e 17 metros de largura, com 20 metros de altura e torre principal com altura de 54 metros. Sua capacidade é de 350 pessoas sentadas.
          Em seu interior há uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes em madeira, que é usada em procissões e coroações. Outra em gesso, com mais de um século, que fica na Gruta de Lourdes e outra que fica no altar-mor, que veio do Rio de Janeiro para marcar a elevação da Igreja à Basílica.(na foto acima de Clésio Moreira e abaixo de @arnaldosilva_oficial)
          A parte lateral da basílica com suas torres góticas são fascinantes, bem como a parte frontal que chama a atenção pelas sete imagens que são os pilares da parte superior, que sustenta a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. São detalhes riquíssimos, feitos em cimento, cuja arte impressiona.
  Sua pedra fundamental foi lançada em 1916 e obra executada pelo construtor Antônio Gonçalves Gravatá. Em 25 de dezembro foi celebrada a primeira missa, com a obra ainda inacabada, antes mesmo de sua inauguração oficial, em 19 de março de 1923, ano em que foi elevada a categoria de Paróquia que é delimitação territorial
de uma diocese sobre a qual prevalece a jurisdição espiritual de um pároco, que no caso da Igreja de Lourdes, teve como seu primeiro pároco, o padre Sebastião Pujol.
          A palavra basílica vem do grego basileus que significa reis, sendo muito usada pelos Reis Persas para receber seus súditos. Quando eram muitos, eram recebidos em salas maiores, chamadas de basílicas ou salas do rei. Com o crescimento do Cristianismo a partir do século V, as pequenas capelas não eram suficientes para receber todos os fiéis e nas comunidades onde havia muitos cristãos, começaram a construir igrejas maiores, com o nome de basílicas. Hoje quem dá título de basílica é o Vaticano através de documento oficial assinado pelo Papa, sagração, coroação de imagem, etc. Além disso, é necessário que o local tenha valor histórico e arquitetônico, além de ser um grande centro de concentração religiosa. A Igreja de Lourdes preencheu todos esses requisitos e foi elevada a basílica em 1958 pelo Papa Pio XII, com sua imagem principal, que fica no altar-mor, sido consagrada nessa ocasião. (fotos acima e abaixo de @arnaldosilva_oficial)
          A Basílica de Lourdes é tão fantástica que seus detalhes têm que ser vistos e contemplados bem de perto, a centímetro por centímetro.

5 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores