Basílica de Lourdes em BH: não é apenas uma igreja, é uma verdadeira obra de arte!


 Fotografia de Arnaldo Silva
A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Igreja de Lourdes, é uma igreja católica em estilo predominantemente neogótico, localizada em Belo Horizonte. Teve sua construção concluída em 1923.
Em 1922, com a obra ainda inacabada, os fieis celebraram junto ao bispo Dom Cabral a primeira missa da Igreja de Lourdes. Menos de um ano depois, em 19 de março de 1923, a igreja era elevada à categoria de paróquia. Seu primeiro pároco foi o Padre Sebastião Pujol. O autor do projeto é Manoel Túnes, e a construção foi feita por Antônio Gonçalves Gravatá. Em 1958, foi elevada à categoria de basilica por ato do Papa Pio XII. (foto ao lado de autoria de Antônio N. Freitas)
Características
A igreja é composta por três naves e possui 47 metros de comprimento e 17 de largura. Dentro do santuário há três imagens de Nossa Senhora de Lourdes: uma em madeira, usualmente levada em procissões e coroações; uma esculpida em gesso, com mais de 100 anos, localizada na Gruta de Lourdes; e outra no altar-mor, que veio do Rio de Janeiro para marcar a sagração da igreja à categoria de basílica em 1958. (foto ao lado de autoria de Divino Adivícula)
Endereço: Rua da Bahia, 1596 - Lourdes - Telefone: 31 3213-4656
Site: http://www.basilicadelourdes.com.br
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 13h às 17h, sáb. das 8h às 12h

Informações Adicionais:
Interior da basílica. Fotografia de Arnaldo Silva 
Com arquitetura predominantemente neogótica, o prédio da Basílica de Lourdes é composto por tantos detalhes que só podem ser notados se olhados de perto. Na parte externa, na fachada frontal, sete imagens feitas em cimento sustentam os outros detalhes na parte superior, como a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, ao centro. 
Fotografia de Arnaldo Silva 
O projeto arquitetônico, em estilo neogótico, chegou a receber algumas adaptações, como o acréscimo da torre em 1929-1930, entretanto manteve a predominância desse estilo. A igreja possui também um órgão de 400 tubos. Sua fachada lateral fascina por inúmeras torres góticas, misturando nas paisagens de arranha-céus.

Fontes de referências: Wikipedia e http://www.belohorizonte.mg.gov.br/node/31080

2 comentários: