As 7 Maravilhas de Minas Gerais

Os leitores da Revista Encontro, de Minas Gerais, participaram de uma votação organizado pela Revista para escolher as 7 Maravilhas de Minas Gerais. Foram registrados mais de 16 mil votos na eleição ocorrida entre 1º de outubro e 18 de novembro de 2008.As sete maravilhas mais votadas foram:

1º: Araxá - Complexo do Barreiro, 1.562 votos

Fotografia de Celso Flávio
O Grande Hotel e Termas de Araxá é um hotel da cidade de Araxá, Minas Gerais. Localizado no Parque do Barreiro, sua construção foi iniciada em 1938 e a inauguração ocorreu em 1944, pelo então presidente Getúlio Vargas e pelo governador mineiro Benedito Valadares.Os jardins e todo o projeto paisagístico foram criados pelo famoso pintor e paisagista Roberto Burle Marx. O projeto do arquiteto Luiz Signorelli tem estilo arquitetônico semelhante ao encontrado nas antigas construções coloniais da América espanhola, em países como Colômbia e Venezuela. Suas paredes são revestidas com barro avermelhado, simbolizando simplicidade.
O hotel está integrado as Termas de Araxá por uma galeria suspensa, decorada com afrescos de paisagens e de pontos turísticos do estado.

2º: Parque Nacional da Serra do Cipó, 1.353 votos
Serra do Cipó. Cachoeira da Serra Morena II - Foto de Rick Mazzinchy
Sem dúvida, a Serra do Cipó é um dos principais pontos de turismo em Minas Gerais.Faz parte da Estrada Real e do Circuito dos Diamantes, a 60 km de Belo Horizonte. A Serra do Cipó é repleta de paisagens de tirar o fôlego com inúmeras cachoeiras, uma flora riquíssima, considerada a mais diversificada do mundo. Muito procurada para pesquisas científicas, aventuras, lazer e descanso, devido a inúmeras pousadas em cidades que fazem parte da Serra do Cipó. 

3º: Ouro Preto - Centro Histórico, 1.184 votos 
Fotografia de Arnaldo Silva
Ouro Preto localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Oficialmente, foram enviadas a Portugal 800 toneladas de ouro no século XVIII, isso sem contar o que circulou de maneira ilegal, nem o que permaneceu na colônia, como por exemplo o ouro empregado na ornamentação das igrejas. O município chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina, contando com cerca de 40 mil pessoas em 1730 e, décadas após, 80 mil. Àquela época, a população de Nova York era de menos da metade desse número de habitantes e a população de São Paulo não ultrapassava 8 mil
A Cidade Histórica de Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980. Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.No município, há treze distritos: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.

4º: Carrancas - Conjunto de Cachoeiras, 1.082 votos 
Fotografia de Marcos Lamas
Carrancas é um pequeno município de Minas, situado na região do Campo das Vertentes, que vem se destacando no cenário turístico mineiro e nacional por sua beleza arquitetônica, fazendas centenárias com belíssimos casarões e pela hospitalidade e carisma de seu povo. Mas o que mais tem atraído os turística são suas mais de 50 cachoeiras de encher os olhos, suas matas preservadas, grutas e poços de águas transparentes. É tanta beleza, que constantemente o município é cenários de novelas e produções globais.

5º: Conjunto Arquitetônico da Pampulha, 932 votos
Fotografia de Marley Mello
A Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi inaugurada em 1943. O projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer, e o cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso. A Igreja da Pampulha é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais -Iepha/MG (em 1984), pela Gerência do Patrimônio Municipal e reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2016.
6º: Parque Nacional de Itatiaia, 921 votos
 Fotografia de Paulo Santos 
Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. (Mais informações:http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

7º: Gruta de Maquiné, em Cordisbugo, 914 votos
Fotografia de Sérgio Mourão/Encantos de Minas 
A Gruta do Maquiné, localizada em Cordisburgo a 100 km de Belo Horizonte, foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, e posteriormente explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834.
Veja como foi a eleição:
Quando lançamos a campanha para eleger as 7 Maravilhas de Minas, nem imaginávamos tamanho alcance e repercussão da iniciativa. Nos 49 dias da eleição eletrônica, choveram telefonemas e e-mails de internautas e leitores na redação.
Alguns de elogios, outros de indignação porque a cidade natal ou a paisagem preferida não constava entre os finalistas. Votação concluída, representantes de prefeituras passaram a ligar ansiosos, para saber se a cidade estava entre as selecionadas. Prova de que a enquete conseguiu provocar discussões e direcionar os olhares para o turismo de Minas.
O ponto de partida da equipe da Encontro foi definir, por meio de consultas a profissionais, órgãos públicos, sites e entidades do setor, os locais mais representativos do turismo mineiro. Tal trabalho resultou numa lista de mais de 80 lugares.
A partir daí, o trabalho de selecionar os finalistas coube a uma equipe de jurados integrada por nove conceituados profissionais dos setores de turismo, arquitetura, artistas e jornalistas. A escolha deu origem a 24 finalistas (veja o quadro na página seguinte), que foram colocados para votação no site da revista. De 1º de outubro a 18 de novembro, mais de 16 mil votos foram computados pelo site.
Escolher apenas sete lugares não foi tarefa das mais fáceis, devido às riquezas históricas, naturais e culturais do estado. Afinal, sabemos que não são apenas sete locais que valem uma visita em Minas. E o que seria uma enquete e resultaria em uma matéria com os vencedores acabou se transformando neste guia turístico. Diante do interesse dos leitores, que tanto contribuíram para a campanha, a Encontro decidiu presenteá-los com este roteiro completo das Sete Maravilhas de Minas. ZEBETO CORRÊA


Fonte deste texto:http://www.flogao.com.br/bancatotaro/119135118/
Site da Revista Encontro:http://www.revistaencontro.com.br/

5 comentários:

  1. Uai, parque nacional de Itatiaia fica em Minas?

    ResponderExcluir
  2. Uai, parque nacional de Itatiaia fica em Minas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 60% do Parque de Itatiaia fica em território Mineiro, Itamonte, Bocaina de Minas e os outros 40% no Estado do Rio de Janeiro. Caso tenha dúvidas, pode pesquisar no Google. "Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como pólo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras." Essa informação ai você encontra no site http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/ que administra o Parque. O Parque do Itatiaia tem sua maior parte em Minas.

      Excluir