As 7 Maravilhas de Minas Gerais

O Parque do Itatiaia, que tem 60% de sua área em Itamonte e Bocaina de Minas, é uma das 7 maravilhas de nosso Estado.
Os outros 40% da área do parque estão no Estado do Rio de Janeiro. Fotografia de André Dib
Os leitores da Revista Encontro, de Minas Gerais, participaram de uma votação organizado pela Revista para escolher as 7 Maravilhas de Minas Gerais. Foram registrados mais de 16 mil votos na eleição ocorrida entre 1º de outubro e 18 de novembro de 2008.As sete maravilhas mais votadas foram:

1º: Araxá - Complexo do Barreiro, 1.562 votos

Fotografia de Celso Flávio
O Grande Hotel e Termas de Araxá é um hotel da cidade de Araxá, Minas Gerais. Localizado no Parque do Barreiro, sua construção foi iniciada em 1938 e a inauguração ocorreu em 1944, pelo então presidente Getúlio Vargas e pelo governador mineiro Benedito Valadares.Os jardins e todo o projeto paisagístico foram criados pelo famoso pintor e paisagista Roberto Burle Marx. O projeto do arquiteto Luiz Signorelli tem estilo arquitetônico semelhante ao encontrado nas antigas construções coloniais da América espanhola, em países como Colômbia e Venezuela. Suas paredes são revestidas com barro avermelhado, simbolizando simplicidade.
O hotel está integrado as Termas de Araxá por uma galeria suspensa, decorada com afrescos de paisagens e de pontos turísticos do estado.

2º: Parque Nacional da Serra do Cipó, 1.353 votos
Serra do Cipó. Cachoeira da Serra Morena II - Foto de Rick Mazzinchy
Sem dúvida, a Serra do Cipó é um dos principais pontos de turismo em Minas Gerais.Faz parte da Estrada Real e do Circuito dos Diamantes, a 60 km de Belo Horizonte. A Serra do Cipó é repleta de paisagens de tirar o fôlego com inúmeras cachoeiras, uma flora riquíssima, considerada a mais diversificada do mundo. Muito procurada para pesquisas científicas, aventuras, lazer e descanso, devido a inúmeras pousadas em cidades que fazem parte da Serra do Cipó. 

3º: Ouro Preto - Centro Histórico, 1.184 votos 
Fotografia de Arnaldo Silva
Ouro Preto localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Oficialmente, foram enviadas a Portugal 800 toneladas de ouro no século XVIII, isso sem contar o que circulou de maneira ilegal, nem o que permaneceu na colônia, como por exemplo o ouro empregado na ornamentação das igrejas. O município chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina, contando com cerca de 40 mil pessoas em 1730 e, décadas após, 80 mil. Àquela época, a população de Nova York era de menos da metade desse número de habitantes e a população de São Paulo não ultrapassava 8 mil
A Cidade Histórica de Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980. Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.No município, há treze distritos: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.

4º: Carrancas - Conjunto de Cachoeiras, 1.082 votos 
Fotografia de Marcos Lamas
Carrancas é um pequeno município de Minas, situado na região do Campo das Vertentes, que vem se destacando no cenário turístico mineiro e nacional por sua beleza arquitetônica, fazendas centenárias com belíssimos casarões e pela hospitalidade e carisma de seu povo. Mas o que mais tem atraído os turística são suas mais de 50 cachoeiras de encher os olhos, suas matas preservadas, grutas e poços de águas transparentes. É tanta beleza, que constantemente o município é cenários de novelas e produções globais.

5º: Conjunto Arquitetônico da Pampulha, 932 votos
Fotografia de Marley Mello
A Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi inaugurada em 1943. O projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer, e o cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso. A Igreja da Pampulha é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais -Iepha/MG (em 1984), pela Gerência do Patrimônio Municipal e reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2016.
6º: Parque Nacional de Itatiaia, 921 votos
 Fotografia de Paulo Santos 
Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. (Mais informações:http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

7º: Gruta de Maquiné, em Cordisbugo, 914 votos
Fotografia de Sérgio Mourão/Encantos de Minas 
A Gruta do Maquiné, localizada em Cordisburgo a 100 km de Belo Horizonte, foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, e posteriormente explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834.
Veja como foi a eleição:
Quando lançamos a campanha para eleger as 7 Maravilhas de Minas, nem imaginávamos tamanho alcance e repercussão da iniciativa. Nos 49 dias da eleição eletrônica, choveram telefonemas e e-mails de internautas e leitores na redação.
Alguns de elogios, outros de indignação porque a cidade natal ou a paisagem preferida não constava entre os finalistas. Votação concluída, representantes de prefeituras passaram a ligar ansiosos, para saber se a cidade estava entre as selecionadas. Prova de que a enquete conseguiu provocar discussões e direcionar os olhares para o turismo de Minas.
O ponto de partida da equipe da Encontro foi definir, por meio de consultas a profissionais, órgãos públicos, sites e entidades do setor, os locais mais representativos do turismo mineiro. Tal trabalho resultou numa lista de mais de 80 lugares.
A partir daí, o trabalho de selecionar os finalistas coube a uma equipe de jurados integrada por nove conceituados profissionais dos setores de turismo, arquitetura, artistas e jornalistas. A escolha deu origem a 24 finalistas (veja o quadro na página seguinte), que foram colocados para votação no site da revista. De 1º de outubro a 18 de novembro, mais de 16 mil votos foram computados pelo site.
Escolher apenas sete lugares não foi tarefa das mais fáceis, devido às riquezas históricas, naturais e culturais do estado. Afinal, sabemos que não são apenas sete locais que valem uma visita em Minas. E o que seria uma enquete e resultaria em uma matéria com os vencedores acabou se transformando neste guia turístico. Diante do interesse dos leitores, que tanto contribuíram para a campanha, a Encontro decidiu presenteá-los com este roteiro completo das Sete Maravilhas de Minas. ZEBETO CORRÊA


Fonte deste texto:http://www.flogao.com.br/bancatotaro/119135118/
Site da Revista Encontro:http://www.revistaencontro.com.br/

8 comentários:

  1. Uai, parque nacional de Itatiaia fica em Minas?

    ResponderExcluir
  2. Uai, parque nacional de Itatiaia fica em Minas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 60% do Parque de Itatiaia fica em território Mineiro, Itamonte, Bocaina de Minas e os outros 40% no Estado do Rio de Janeiro. Caso tenha dúvidas, pode pesquisar no Google. "Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como pólo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras." Essa informação ai você encontra no site http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/ que administra o Parque. O Parque do Itatiaia tem sua maior parte em Minas.

      Excluir
  3. ... inexplicável como Ibitipoca, o 3º parque ecológico mais visitado no Brasil não figurou entre os 7, sem ressentimentos, pesquisa no mínimo duvidosa.

    ResponderExcluir
  4. Parque de São Gonçalo do Rio Preto, perto de Diamantina, também merece uma menção. É lindo e muito bem cuidado.

    ResponderExcluir