domingo, 26 de fevereiro de 2017

Resende Costa: a cidade do artesanato

O artesanato mineiro é destaque no cenário mundial. Mas em Resende Costa-MG, com aproximadamente 15 mil habitantes a 194 km de Belo Horizonte. (fotos acima de Sônia Novaes e Fernando Chaves) 
O artesanato, em destaque com o tear mecânico (foto acima de um tear manual de Saulo Guglielmelli) é a principal atividade econômica do município, fortalecendo a economia e fomentando o turismo de Resende Costa. O artesanato de Resende Costa está presente em quase todas famílias do município, quer tecendo verdadeiras obras artesanais, quer preparando a matéria prima para os diversos produtos. Não tem com falar de Resende Costa hoje, sem mencionar o artesanato, e a cidade já é conhecida, nacionalmente, como sendo "a cidade do artesanato". O turista, ao adentrar na cidade pela via asfáltica, já se depara com as centenas de lojas localizadas na Avenida Alfredo Penido.
A tradição do tear foi mantida até hoje na cidade desde o século XVIII. A cidade sobrevive do turismo do artesanato têxtil, com a produção de colchas e tapetes com as sobras das malhas de indústrias. (fotografia acima de André Saliya)
Por ser construída sobre uma rocha e ter uma boa visão panorâmica, Resende Costa (na foto acima a Matriz da cidade,de autoria de Igreja Matriz de Resende Costa MG, Campo das Vertentes por João Carlos Resende) é destino frequente de espiritualistas e era parada obrigatória dos tropeiros que percorriam os caminhos reais. 

Nenhum comentário:
Faça também comentários