quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Andradas - A terra do Vinho

 Localizada na Serra da Mantiqueira no Sul de Minas, a 913 metros de altitude e a 463 km de Belo Horizonte, Andradas é conhecida como a Terra do Vinho por sua tradição vinícola trazida dos imigrantes do norte da Itália.(a imagem acima foi extraída do site da Prefeitura de Andradas:http://www.andradas.mg.gov.br Entre no site da Prefeitura e veja mais informações sobre a cidade)
Com a imigração italiana, houve a consolidação da vitivinicultura do município e a construção do epíteto «"Terra do Vinho"». www.festadovinhodeandradas.com.br, mas o cultivo de videiras foi introduzido no município no século XIX pelo Coronel José Francisco de Oliveira. Tradições orais também apontam que as vinhas podem ter sido iniciadas no município pelo Coronel Gabriel de Oliveira, Joaquim Teixeira de Andrade, Major Nelson Carlin e Francisco Daniel Pontes.  (foto acima e abaixo de Sérgio Mourão)
Até meados da metade do século passado, cerca de 54 famílias produziam vinho em escala comercial. Fala-se também que o número chegou a 72 unidades produtivas. Atualmente, são 7 famílias, que produzem a bebida a partir de 11 variedades.
A cultura do café é atualmente a cultura agrícola predominante, empregando cerca de 9 mil pessoas no período de colheita, conforme dados da Cooperativa Agropecuária Regional de Andradas (Cara).
Além da Festa da Uva realizada anualmente em julho, oferece como atrativos locais propícios para a prática de esportes de aventura, sendo os mais conhecidos o Pico do Gavião e as Pedras do Elefante e do Pântano que oferecem atividades como trilhas, rapel, tirolesa e voo livre. 
(foto ao lado de Sérgio Mourão,  do tradicional espumante São Geraldo)
Dentre os atrativos culturais destacam-se passeios pelas vinícolas da região, onde o turista pode conhecer o processo de produção e degustar os vinhos e produtos típicos da cidade.
Para os cicloturistas uma dica é a “Rota das Vinícolas” – passeio realizado no mês de maio de mountain bike que passa por todas as vinícolas de Andradas. 
A Festa do Vinho em Andradas 
A Festa do Vinho de Andradas é um evento anual (mês de julho), organizado desde o ano de 1954, por vitivinicultores e pela comunidade da cidade de Andradas no estado de Minas Gerais.
A festa é uma herança da imigração italiana , vinda especialmente da região norte da Itália, mas atualmente poucas famílias se dedicam ao cultivo das vinhas e à fabricação do vinho.Ainda assim, segundo dados da Emater, cerca de 40% das uvas colhidas, do sul de Minas Gerais, sejam de Andradas. (foto acima de Alexandre Pastre e foto abaixo de Juarez Teixeira)
O plantio de algumas variedades de vinhas tem sido retomado com tecnologia desenvolvida na Fazenda Experimental da EPAMIG, existente na cidade vizinha de Caldas, assim como tem se procurado evidenciar a atividade como bandeira para o turismo. (fotografia abaixo de Sérgio Mourão)
Atualmente, existem na cidade os vinhos (fábricas): Basso (fabricado desde 1905), Belotto, Casa Geraldo, Marcon, Muterle, e Piagentini. 
Fonte das informações: Secretaria de Turismo de Minas Gerais e Wikipédia

Um comentário:
Faça também comentários
  1. Conheço Andradas, moro bem próximo: uns 60 km., mas não tomo vinho. Tomo, sim, suco de uva integral, o de Andradas é ótimo.

    ResponderExcluir