Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Serra da Saudade: a cidade menos populosa do Brasil

(Por Arnaldo Silva) Fundada em 1963, Serra da Saudade, fica no Centro-Oeste de Minas e faz divisa com Dores do Indaiá, São Gotardo, Quartel Geral e Estrela do Indaiá e está a 270 km da capital. 
          A cidade se destaca no Brasil por um fato curioso: tem apenas 833 habitantes. Isso mesmo. É o menor município brasileiro número de habitantes no Brasil. De acordo com um dados do IBGE, no último Censo Demográfico, Serra da Saudade tinha em 2010, 815 habitantes. No atual, aumento em 18 habitantes, passando a ter 833 habitantes, segundo o Censo Demográfico do IBGE divulgado em julho de 2023. (fotografia acima de Sueli Santos)
Como é viver na menor cidade do Brasil?
          O município tem 335 quilômetros quadrados de extensão territorial, o mesmo tamanho de Belo Horizonte, a capital mineira. O perímetro urbano tem apenas 990 metros de uma ponta a outra, sendo desnecessário o uso de carro ou moto nas poucas ruas da cidade.
          Serra da Saudade é tranquila, com índices de violência quase zero, são pouquíssimas ocorrências policiais. O último homicídio registrado na cidade foi em 1967. Pequenos furtos e confusões são raras na cidade. Quando acontecem são em média de 1 a 2 por ano.
          Na cidade há um Destacamento Policial mas tem pouco trabalho. Os policiais se empenham em identificar pessoas e carros de fora. Por prevenção, são abordados de forma educada para saber o motivo da visita.
          As casas não tem muros, ficam rente às calçadas e portas janelas ficam geralmente abertas, mesmo que o morador não esteja em casa. Em noites de calor, é comum os moradores dormirem de janelas abertas. Os carros "dormem" nas 5 ruas da cidade. Todos os moradores se conhecem. (foto acima de Sueli Santos). 
          Essa tranquilidade é motivo de orgulho para os moradores, que consideram sua cidade, um pedacinho do céu. A economia da cidade gira em torno de atividades agropecuárias, pequenos comércios e da Prefeitura, que é a maior empregadora do município. 
          Em Serra da Saudade (foto acima de Maurício Soares) há um pequeno posto de saúde, com atendimento e distribuição de remédios à população e uma agência dos Correios, onde funciona um posto de atendimento do Bradesco, uma Casa Lotérica e uma padaria. 
         A cidade conta com o Centro Municipal de Educação Menino Jesus (CEMEI) que atende crianças de 0 a 6 anos e com a Escola Luís Machado Pinto, de ensino fundamental, que atende alunos de 6 a 14 anos. Nesta escola funciona ainda o EJA, Educação de Jovens e Adultos.
          Além disso, os estudantes que vivem na zona rural contam com transporte gratuito fornecido pela Prefeitura, além de contarem com atendimento médico, odontológico e psicológico.
         Em Serra da Saudade não tem posto de gasolina e nem farmácia. Caso precisem, os moradores vão às cidades vizinhas. Posto de gasolina, por exemplo, mais próximo fica em Estrela do Indaiá, a 15 km de distância. Em casos de saúde mais urgentes, a Prefeitura encaminha os pacientes para as cidades com mais estrutura. 
          Os moradores tem à sua disposição academia ao ar livre e de ginástica e pilates, praças e ruas limpas e tranquilas, bem como internet gratuita fornecida pela prefeitura.
          Não é por menos que os moradores de Serra da Saudade, chamam sua cidade de "pedacinho do céu".  

18 comentários:

  1. Que legal , eu adoraria morar em uma cidade dessa , Serra da Saudade ! Olá Prefeito (a) , me contrata , que eu vou morar ai , eu sou formado em Gestão Pública , com registro e carteira no CRAMG , posso assumir qualquer pasta no município , atenciosamente , abraço !

    ResponderExcluir
  2. Um documentário sobre a cidade já foi produzido! Para quem quiser saber mais: https://www.facebook.com/EntreSerraseSaudades/ :)

    ResponderExcluir
  3. Adoraria morar ai sou aposentado e quero sossego

    ResponderExcluir
  4. Uou, sou pedagoga e adoraria morar nessa cidade é só o sr. Prefeito me contratar, que irei com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Oh DEUS prepara uma porta de emprego para mim nesse paraiso amem

    ResponderExcluir
  6. Amo cidades assim, pequenas, pacatas; onde ainda respira o ar da bondade, da humildade!

    ResponderExcluir
  7. bacana. vou programar pra conhecer a região.

    ResponderExcluir
  8. São fatos como este, que nos mantém crendo, que o controle de natalidade, a vontade individual voltada para o bem, assinalam esperança no que vem depois. A fundação foi em 1963, e passados 54 anos, não houve inchaço populacional. Deve haver alguém que orienta as diretrizes a serem tomadas neste município, visando o bem de todos. Parabéns aos habitantes da cidade! ����

    ResponderExcluir
  9. Fica divulgando muito e em alguns anos essa paz pode acabar, veja o exemplo de Jericoacara no Ceará, nos anos 70 era uma humilde vilinha com meia dúzia de pescadores, hoje é um lugar caótico cheio de turistas imbecis...

    ResponderExcluir
  10. Adoraria morar aí. Sou jornalista. O que um jornalista faria aí?

    ResponderExcluir
  11. Qual a melhor maneira de se adquirir um imóvel nesta cidade

    ResponderExcluir
  12. Gostaria muito de conhecer esse paraíso.

    ResponderExcluir
  13. Só de ler os relatos sobre a cidade já me deu vontade de saber como fazer pra me tornar desse paraíso de tranquilidade.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde eu gostaria de saber como conseguir morar nessa cidade

    ResponderExcluir
  15. Deve ser muito bom morar ai!
    Se vocês querem continuar tendo paz, não divulguem muito porque a paz pode acabar.
    Deus abençoe sempre está cidade e seus moradores. Parabéns!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores