quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Meu vinho de Jabuticaba

A colheita de jabuticabas essa ano foi uma beleza. Trouxe um balde da roça e experimentei fazer o tão falado Vinho de Jabuticabas. Não é que o vinho é ótimo!

Vou ensinar pra vocês como eu fiz.
Peguei 2 litros de jabuticabas usando como medida uma lata óleo.
1 copo americano de açúcar (A jabuticaba já tem açúcar natural, não precisa mais que isso, mas se quiser mais doce, coloque mais açúcar.)


Fiz assim:
Lavei as jabuticabas e deixei elas secarem por completo;

Peguei um vidro de 2 litros, coloquei as jabuticabas inteiras, depois o açúcar por camadas. Tampei o vidro e dei uma sacudida para o açúcar descer. Não é para mexer. Apenas tampar em seguida. (a própria fruta tem seu teor alcoólico, em torno de 3%. Se julgar muito fraco, acrescente álcool de cereais a 40 graus. Eu coloco um copo americano de cachaça)

Deixei o recipiente num lugar fresco e ao abrigo da luz por 30 dias. O ideal é 90 dias, caso não tenha pressa. Nesse período, dei umas leves sacudidas no recipiente, para sair o gás. 


Depois desse período, mexi lentamente as jabuticabas com uma colher de pau, coei numa peneira fina para que não ficasse resíduos da casca das jabuticabas. Coloquei na licoreira que estão vendo na fotografia e deixei na geladeira. Agora é só tomar. 

(fotografia e receita de Arnaldo Silva

Para te ajudar a entender melhor, assista esse vídeo que ficará mais fácil.


Um comentário:
Faça também comentários
  1. Minha avó Amélia fazia...delícia mas, como pensamos que as avós são eternas, não liguei de aprender com ela e agora é tarde... Mas vou
    fazer esse...

    ResponderExcluir