Conheça o Parque das Águas de São Lourenço, Sul de Minas.


 O Parque das Águas localiza-se na cidade de São Lourenço, estado de Minas Gerais, na região dos Circuito das Águas, sendo a principal atração turística da cidade. Possui 430 mil metros quadrados de área, com sete fontes de águas minerais, cada uma com suas propriedades terapêuticas e medicinais em particular. Oferece aos seus visitantes variadas opções de lazer e relaxamento. Encontra-se dividido em duas partes, a primeira com todas as fontes de águas minerais, um balneário, jardins, gramados, alamedas, estradas entre florestas, a Ilha dos Amores e um lago com 90 mil metros quadrados com pedalinhos e barcos para os turistas. O Parque II, como é chamado, possui quadra de vôlei, futevolei, futebol, pista de cooper e bicicleta, peteca e 4 duchas de água mineral sulfurosa para banhistas.

Balneário
Fotografia de Urias Takatoshi
No balneário, com seus serviços hidroterápticos incluem aparelhagem de fisioterapia, banho turco, limpeza e hidratação de pele, duchas escocesas, aplicação de infravermelho e sauna. No tratamento de diversas disfunções como hipertensão arterial, arritmia, insuficiência cardíaca, atrite e outras, os banhos com águas carbogasosas são indicados, estimulando a pele e o sistema respiratório. Alguns destes tratamentos só podem ser aplicados com orientação médica. O Balneário localiza-se ao lado do lago e é um dos cartões postais da cidade de São Lourenço.


Propriedades terapêuticas das águas
Fotografia de Aline Rosa e Carla Picasso
As águas Alcalina 3 e Alcalina 5 são excelentes para os rins, lavando-os. Mas existem alguns casos excepcionais, o renal crônico não pode beber muita água. Tudo que ele ingere é medido, então o especialista faz um balanço hídrico. Em Algumas patologias renais, o tratamento tem que ser muito bem administrado. Não só auxiliam no tratamento das doenças, como ajuda a sair do ambiente de estresse, segundo a Dra. Maria Celina.

Parque II

Vista do Parque das Águas de São Lourenço. Fotografia de Beatriz Barreto Tanezini
Anexado há pouco tempo ao parque, o Parque II está ainda com sua vegetação em desenvolvimento. A comunicação terrestre entre os dois parque é através de um túnel que se localiza no sub-solo da Rua Saturnino da Veiga. Planejado para servir de teatro ao ar livre onde ocorre eventualmente um Encontro de Carros Antigos. É também muito utilizado para o banho nas duchas do parque.
Fotografia de PauloZaca

Administração
Atualmente o Parque das Águas é administrado pela Nestlé, que além de cuidar de toda a estrutura do parque, também capta, engarrafa e distribui a água de São Lourenço para o Brasil e exterior. (Fonte das informações: Wikipédia, exceto fotos)

Trem das águas
Um passeio de Maria Fumaça entre São Lourenço e Soledade de Minas, com duas horas de duração. O trajeto de 10 km de trilhas que margeiam o Rio Verde oferece belas paisagens e cenas do cotidiano simples da população local. O ponto de partida dessa viagem é a Estação Ferroviária de São Lourenço, datada de 1925, construída em estilo inglês. 

(A primeira foto, essa informação e foto do trem, foram extraídos do site da Nestlé, administradora do Parque - http://www.nestle.com.br/portalnestle/parquedasaguas/parque.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário