Conheça Conceição do Ibitipoca

Chuva em Conceição do Ibitipoca. Fotografia de Adriano Martins 
Localizada na zona da mata mineira, Conceição do Ibitipoca é distrito do município de Lima Duarte-MG, distante 3Km da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca. 

Rochas, penhascos, grutas, paredões, cavernas, cachoeiras, bromélias, orquídeas, cactus e líquens compõem a paisagem da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira, localizada a sudeste de Minas Gerais. Neste cenário encontra-se o Parque Estadual do Ibitipoca, com 1.488 hectares e altitude média de 1.500m. Ele protege mais de 20 cavernas formadas em quartzito, um mineral raro no mundo.
A Janela do Céu, no Parque do Ibitipoca é um dos lugares mais visitados de Minas Gerais. Arquivo: Pousada do Meio
A porta de entrada para este recanto natural é a rústica vila de Conceição de Ibitipoca, conhecida como Arraial, que ainda preserva as ruas de terra e sua igrejinha colonial. A tradicional pinguinha mineira esquenta as noites, embaladas pelo som do forró. A tradição mineira também está presente nos deliciosos pratos caseiros, muitos feitos no antigo fogão a lenha. 
Vista aérea de Conceição do Ibitipoca

Localização

A Serra do Ibitipoca está localizada no sudeste de Minas Gerais. O Parque Estadual do Ibitipoca está próximo a Vila de Conceição do Ibitipoca, pertencendo aos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca.

Acesso

Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus pela rodovia BR-267. Do Parque para Lima Duarte são aproximadamente 13/14 km calçados sendo que o restante da estrada (13 km) está sendo aos poucos coberta.
Rio de Janeiro: 260 km - BR 040 - BR 267
São Paulo: 460 km - Br 116 - BR 267
Belo Horizonte: 239 km BR 040 - BR 267

Fonte das Informações, exceto fotos: http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/minas-gerais/conceicao-do-ibitipoca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário