Bandas de Minas.

Praticamente todas as cidades de Minas tem suas bandas locais. É uma rica tradição cultural mineira. Conheça as Corporações de Mariana, Perdões, Malacacheta, Sabará, Turmalina e Itabirito

Sociedade Musical União XV de Novembro – Mariana-MG
 Na tarde de 15 de Novembro de 1901 Antônio de Pádua Coelho, José Caetano Correa, Augusto Walter, José Antônio Soares, entre outros, se reuniram e fundaram a banda de música. O objetivo era propagar os ideais republicanos frente ao regime monárquico da época.

Corporação Musical Lira Perdoense – Perdões MG
A Corporação Musical Lira Perdoense é a única banda de música do município de Perdões. Em 1985 o conjunto foi convidado a se apresentar em São João Del Rei para executar o Hino Nacional na presença de Tancredo Neves, no momento de sua eleição como Presidente da República. Ainda em 2015, seu primeiro maestro, José Oliveira de Assis, aos 95 anos, passa a batuta ao jovem regente Edevaldo Silva, de 31 anos.

Filarmônica Leopoldino Gandra – Malacacheta-MG
Com mais de 20 anos de existência, a banda já formou cerca de 100 alunos em teoria musical, mantendo sempre renovado o seu corpo de músicos, sem perder a qualidade. Com 35 integrantes, entre 10 e 65 anos de idade, o grupo é regido por Valdino Alves dos Santos e guarda na sua estante de premiações a conquista da primeira edição do concurso de banda da cidade de Peçanha.

Sociedade Musical e Cultural Santa Lúcia – Sabará-MG
A jovem corporação, sediada em Sabará, completará em 2016 os seus 15 anos. A meta principal é a formação musical e cultural de crianças e jovens, contribuindo para a ampliação das opções de cultura da região. Atualmente é regida pelo maestro Marcelo Geraldo Umbelino.


Corporação Euterpe Homero Maciel – Turmalina-MG

Criada em 1842, esteve presente em importantes momentos históricos do município de Turmalina. Uma das suas curiosas passagens traz como personagem principal Justino Gonçalves Mendes, que viveu até os seus 135 anos como clarinista da corporação.

Corporação Musical União Itabiritense – Itabirito-MG
Apelidada carinhosamente de Banda Nova, a corporação foi fundada em 1930. Entre os maestros que já passaram pela sua regência, destaca-se José Onofre Neiva, conhecido popularmente como maestro Dungas, comandante da entidade por 50 anos, deixando um rico repertório de músicas e arranjos.

Essa matéria foi produzida pela Secretaria de Cultura de Minas, por ocasião do encontro de Bandas realizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade em 2015. As mostradas na matéria foram as selecionadas. 
Fonte e fotos:http://www.cultura.mg.gov.br/component/gmg/story/2588-bandas-de-minas-2015-conheca-as-corporacoes-selecionadas-para-o-encontro-de-bandas-a-ser-realizado-no-proximo-mes-no-circuito-cultural-praca-da-liberdade


Nenhum comentário:

Postar um comentário