5 Motivos para tomar café

Se você sempre pensou no café como um vício, ficará feliz em saber que na realidade o café é uma bebida que pode te ajudar a ficar saudável. E se você faz exercícios, a cafeína, além do mais, pode oferecer inclusive mais benefícios para a sua saúde. Aqui estão 5 razões para tomar café, manter um estilo de vida ativo e gozar de todos os benefícios que esta bebida pode nos oferecer.

Muitas pessoas começam seu dia com um café, e de acordo com um estudo recente, beber uma xícara de café pode oferecer uma vantagem na perda de peso. O estudo espanhol, publicado na Revista Internacional de Nutrição Desportiva e Metabolismo, descobriu que os atletas treinados que consumiram cafeína antes do exercício queimaram cerca de 15 por cento a mais de calorias durante três horas depois do exercício, em comparação com aqueles que ingeriram um placebo. A dose que provocou o efeito foi de 4,5 miligramas de cafeína por quilograma de peso corporal. Para uma mulher de 68 quilos, mais ou menos 300 miligramas de cafeína, uma quantidade aproximada de 350 mL de café preparado, uma quantidade que pode ser tomada todas as manhãs.

1. Melhora a circulação
Uma recente pesquisa japonesa estudou os efeitos do café na circulação das pessoas que não eram consumidoras regulares de café. Cada participante tomou uma xícara de 150 mL de café regular ou descafeinado. Depois, os cientistas calibraram o fluxo de sangue do dedo, uma medida para saber o quão bem funciona os vasos sanguíneos menores do corpo. Os que beberam o café com cafeína experimentaram um aumento de 30 por cento no fluxo sanguíneo durante um período de 75 minutos, em comparação com aqueles que beberam a versão descafeinada. Por isso, tomar um café de manhã ou depois de comer ajuda a ter melhor circulação,

2. Reduz a dor muscular
Pesquisadores da Universidade de Illinois descobriram que consumir a cafeína equivalente a duas ou três xícaras de café uma hora antes de 30 minutos de exercício de alta intensidade reduz a percepção de dor muscular. A conclusão é que a cafeína pode ajudar a forçar um pouco mais nos exercícios durante os treinamentos de força ou inclusive outro tipo de treinamentos, o que resulta na melhora da força muscular e/ou resistência.

3. Melhora a memória
Um estudo publicado este ano pela Universidade de Johns Hopkins descobriu a cafeína melhora a memória até 24h horas depois que é consumida. Os pesquisadores deram a pessoas que não consomem cafeína regularmente um placebo ou 200 miligramas de cafeína cinco minutos depois de estudar uma série de imagens. No dia seguinte, foi pedido a ambos os grupos lembrar as imagens e o grupo que tinha tomado cafeína obteve significativamente melhores resultados. Isto significa que o café pode ajudar a ter uma melhor memória. Este impulso no cérebro pode ser muito útil em nosso dia a dia.
4. Ajuda na conservação do músculo
Em um estudo recente em animais, os cientistas do esporte da Universidade de Coventry descobriram que a cafeína ajudou a compensar a perda da força muscular que se produz com o envelhecimento. Os efeitos protetores foram observados tanto no diafragma, o músculo principal que é utilizado para a respiração, assim como o músculo esquelético. Os resultados indicam que com a devida moderação, a cafeína pode ajudar a preservar a condição física geral e reduzir o risco de lesões relacionadas com a idade.
5. Provém energia para o músculo
Um estudo recente publicado no Journal of Applied Physiology (revista de fisiologia aplicada) descobriu que um pouco de cafeína depois do exercício também pode ser benéfico, especialmente para os atletas de resistências que realizam treinamentos dia após dia. A pesquisa descobriu que, em comparação com o consumo de carboidratos sozinhos, uma combinação de cafeína e carboidratos resultou em um aumento de 66 por cento de glicogênio muscular quatro horas depois de um intenso exercício. O glicogênio, na forma na qual os carboidratos são armazenados nos músculos, serve como uma energia viral durante o exercício, para alimentar movimentos de força. Ter uma maior reserva de glicogênio significa aumentar a capacidade de exercício.

Fonte da informação: Site Melhorcomsaude.com
Foto da Fazendinha da Regina - Regina´s Farm

Nenhum comentário:

Postar um comentário