domingo, 2 de outubro de 2016

Receita de Doce de Leite com Rapadura na Palha


Esse doce é bastante apreciado na região Centro Oeste de Minas Gerais, mais precisamente em Bom Despacho MG. É vendido em lanchonetes, padarias, feiras e restaurantes de Bom Despacho. É delicioso. Vem assim mesmo, enrolado na palha. É fácil de fazer, basta ter um pouco tempo e paciência. O doce fica divino. Vamos lá à receita:

INGREDIENTES
8 litros de leite integral
1,5 kg de rapadura cortada

(se quer fazer numa quantidade menor, use 2 litros de leite para 500 gramas de rapadura)
--------------------------------------------------------------
O modo tradicional de preparar é usando fogão a lenha e tacho de cobre mas como isso não é possível para a maioria, use o fogão a gás e vasilha normal. A diferença é que no tacho de cobre o doce terá uma cor mais escura e na vasilha comum, de alumínio, um marrom normal.
---------------------------------------------------------------
Vamos lá aprender a fazer o doce:
Coloque o leite numa panela grande.
Quebre a rapadura em pequenos pedaços e acrescente no leite ainda frio. 
Mexa sem parar com uma colher de pau de preferência.
Quando começar a ferver, pare de mexer um pouco para ele ir engrossando. Não tampe a panela. Se por um acaso levantar muita fervura, mexa rápido, para não derramar.
Veja na sequência das fotos a o início o fim do preparo do doce.
Quando o doce começar a engrossar, volte a mexer para evitar que ele não queime. Mexa devagar até o doce estiver grosso a ponto de ver o fundo liso da panela, como pode ver na foto abaixo. 
Quando estiver neste ponto da foto acima, desligue, espere esfriar. Não "bata" o doce, porque ficará duro como a rapadura. O doce tem que ficar um pouco mole.
Espere esfriar. Enquanto esfria, pegue um plástico transparente e corte-os em vários pedaços de mais ou menos uns 10 centímetros quadrados.
Feito isso, com uma colher comum, vá colocando o doce sobre um plástico transparente. Uma colher cheia em cada plástico.
Enrole e por fim, enrole na palha, amarrando a mesma com fiapos da própria palha. (antigamente era enrolado direto na palha, mas por questão de higiene, melhor enrolar num plástico transparante, depois na palha, porque tem muita gente que torce o nariz quando vai enrolado direto na palha do milho).
Caso não encontre palha, coloque o doce numa vasilha, assim como eu fiz. Se tiver um tabuleiro ou uma forma de madeira, melhor ainda.  
Você pode comer o doce normal, do jeito que fez ou com queijo, que fica ótimo. É uma ótima sobremesa. (Receita e fotos de Arnaldo Silva)

Um comentário:
Faça também comentários