sábado, 8 de outubro de 2016

Doce de Ambrosia queimado

Ingredientes:
- 2 xícaras de açucar
- 1 litro de leite
- 2 ovos
Mode de fazer
Para começar a preparar a ambrosia, acrescente o açúcar em uma panela grande e com ajuda de uma colher, dissolva bem e deixe a mistura no fogo. Enquanto isso, pegue os dois ovos e separe as claras das gemas.

Bata as claras até ficarem em neve deixando bem consistente e na sequência, misture as gemas e continue batendo. Em seguida, acrescente a mistura ao leite, ainda com o fogo aceso, porém, não mexa.

Em seguida, deixe no fogo por cerca de duas horas ou até chegar ao ponto. Por fim, coloque na geladeira ou espere esfriar.

Muitos nos perguntam se é Ambrósia ou Ambrosia que se escreve. Vamos lá para entendermos melhor.

As duas escritas estão corretas, mas são duas palavras que significam duas coisas diferentes:
Ambrosia (sem o acento no O) era o nome dado pelos gregos à comida dos deuses, que conferiria imortalidade. Também chamado de Manjar dos Deuses do Olimpo, era um doce com divino sabor, teria poder de cura, e se um mortal comum o comesse morreria. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. É um dos doces mais típicos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos, ou doce de leite de bolinhas, devido à forma que este possui quando pronto para consumo.
A palavra ambrósia (com acento no ó) designa várias espécies de plantas da família das compostas e das quenopodiáceas.


Então, o nome correto desse doce é Ambrosia, sem acento.

Nenhum comentário:
Faça também comentários