Conheça Delfinópolis, a terra das cachoeiras. Tem mapa de como chegar.

Cidade de Delfinópolis MG. Fotografia de Daniel Dias Silva

Delfinópolis é um município brasileiro do sudoeste do estado de Minas Gerais. Dista 401 quilômetros de Belo Horizonte, e se estende numa área total de 1.171 km² elevada a 689 metros de altitude na sede municipal. Sua população é de cerca de 8 mil habitantes (metade na zona urbana).Possui um distrito ( Ponte Alta - Babilônia) e um vilarejo ( Olhos d'agua da Canastra) e várias pequenas comunidades entre elas, Mata, Gurita, Vão da Babilônia.
Travessia de Balsa. Fotografia de Conceição Luz

Delfinópolis possui o mais belo cenário para corridas de aventura, formado por serras, vales e cachoeiras de águas cristalinas. A prática de esportes de esportes radicais como escaladas, mountain bike, rapel, trekking, saltos de paraquedas e trilhas estão os mais praticados.  A cidade possui vários bens históricos como a Igreja de São Sebastião e o Colégio Angélica. O monumento Terra Mãe é um dos mais famosos da cidade.
Fotografia de Ezer Eduardo Carvalho

Em seu limites há grandes propriedades rurais, que utilizam sua terras para a agropecuária. Apesar de pequeno esse município é aprazível e bastante calmo.
Complexo da Maria Concebida. Fotografia de Conceição Luz

No século XIX, Violanta Luzia de São José, doou 288 hectares de terra para a construção da capela do Divino Espírito Santo. A partir daí, começou a se formar um núcleo chamado Povoado Espírito Santo da Forquilha. Em 1919, em homenagem ao governador do Estado, Delfim Moreira da Costa Ribeiro, a cidade recebeu o nome de Delfinópolis.
Com a implementação do turismo, a chegada do asfalto e as facilidades de deslocamento para cidades como Passos, Franca e Ribeirão Preto, a cidade passou por significativas modificações nos aspectos cultural, social e político, atraindo muitos turistas para o Porto da Praia Vermelha.

Economia
Nas atividades agrícolas, destacam-se: milho, café, cana-de-açúcar, banana, arroz, feijão, soja. Na pecuária: leite e seus derivados, gado de corte e suinocultura. Merece destaque o desenvolvimento do setor turístico.

Turismo
 
Cachoeira do Tenebroso no Complexo do Claro. Fotografia de Conceição Luz

O município faz parte do circuito turístico Nascentes das Gerais e tem como principal atração turística o Complexo do Claro, um conjunto de cachoeiras localizadas próximas ao centro da cidade. Encontra-se também uma grande parte em seu território o Parque Nacional da Serra da Canastra e anexo a esse o Vão da Babilônia, região com muitas pousadas e atrativos turísticos, rota de trilheiros e admiradores da natureza. (Fonte: Wikipédia)

Como chegar a Delfinópolis
Complexo da Maria Concebida. Fotografia de Conceição Luz

A cidade de Delfinópolis está localizada entre a Represa de Peixoto (Rio Grande) e a Serra Preta ao sudoeste do Estado de Minas Gerais.
Fotografia de Conceiçaõ Luz

O melhor acesso à Delfinópolis é feito através do Município de Cássia MG. O caminho é todo asfaltado e é necessário atravessar a represa do Rio Grande de balsa (é cobrada taxa por veiculo).

Em feriados é comum encontrar fila de espera.


Rodovias de acesso à Delfinópolis MG - Serra da Canastra

Rodovia Ecológica
MG -050
MG- 446
SP - 330

Distâncias de Delfinópolis

São Paulo SP..............500 km
Rio de Janeiro RJ........850 km
Belo Horizonte MG......420 km
Campinas SP..............350 km
Franca SP....................88km
Cássia MG..................28 km
Ribeirão Preto SP........180km
Pouso Alegre MG........330 km
Alfenas MG...............220 km
Capitólio MG..............150km
São Roque de Minas...............230 km
Vargem Bonita MG.....230 km
São João Batista do Glória MG............100 km


Fonte das informações e mapa:http://www.serradacanastrapousadas.com.br/como-chegar-em-delfinopolis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário