Torta Mineira: receita deliciosa de Minas pra você!

Ingredientes:

Pão-de-ló

6 ovos
180 g de açúcar
190g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Creme
1 lata de leite condensado
3 gemas
1 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho
400 ml de leite
1 caixinha de creme de leite sem soro

Recheio de abacaxi
1 lata de abacaxi picado com a calda
1 colher (sopa) de amido de milho

Recheio de coco
300 g de coco ralado fresco (como não tinha utilizei 70 g de coco seco ralado e as outras 30 g utilizei para cobrir o bolo)
1 xícara (chá) de água
3/4 xícara (chá) de açúcar

Marshmallow
3 claras de ovos
8 colheres (sopa) de açúcar

Preparo:

Pão-de-ló

Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
Bater os ovos com o açúcar por 20 minutos. Acrescentar aos poucos a farinha peneirada com o fermento.Mexendo de baixo para cima (para não perder o ar da massa). Transferir a massa para a assadeira forrada com papel manteiga no fundo. (Se for possível utilize uma assadeira de fundo removível).
Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos.

Creme
Misturar todos os ingredientes menos o creme de leite. Levar ao fogo médio e mexer até que o creme tenha engrossado e esteja cozido, (deixo cozinhar, mexendo constantemente, mais alguns minutos depois que o creme engrossa). Transferir para um recipiente de vidro e colocar um filme plástico em contato com a superfície do creme ainda quente. Deixar esfriar.
Depois de frio, misturar o creme de leite.

Recheio de abacaxi
Leve ao fogo o abacaxi picado juntamente com uma parte da calda. Deixe ferver um pouco, baixe o fogo e acrescente o amido de milho dissolvido no restante da calda, mexendo constantemente. Cozinhe até engrossar. Semelhante ao creme de leite condensado, deixe cozinhar alguns minutos depois de engrossar.
Observação: o recheio deve ficar bem grosso, se necessitar adicione mais amido de milho.

Recheio de coco
Leve todos os ingredientes ao fogo e cozinhe até que seque quase toda a água, restando apenas o coco.

Marshmallow
Em uma panela de fundo grosso coloque as claras e o açúcar. Misture bem e leve ao fogo bem baixo mexendo constantemente até que esteja bem aquecido (utilizo um fuet para mexer as claras, aproveito para ir batendo as claras enquanto esquentam). Deve-se ter muito cuidado para não cozinhar as claras. Quando estiver bem aquecido transfira as claras para a batedeira e bata até esfriar e atingir a consistência de marshmallow.

Montagem:
Corte o pão-de-ló em três camadas.
Recheie a primeira camada com uma camada fina de creme de leite condensado. Sobre ele faça uma camada com o abacaxi e cubra com mais um pouquinho do creme de leite condensado.
Coloque mais uma camada de pão-de-ló. Sobre ele coloque uma camada fina de creme de leite condensado. Adicione uma camada de coco e cubra novamente com o creme.
Cubra com a última camada de pão-de ló. Deixe descansar o bolo montado na geladeira por algumas horas.Cubra com o marshmallow e salpique com coco ralado seco.

Observação:
Quando for montar a torta utilize a forma com fundo falso e vá montando a torta dentro dessa forma. Leve à geladeira a torta (dentro da forma) e deixe descansar. Costumo deixar de um dia para o outro. Retire da geladeira e desenforme. Cubra com o marshmallow e salpique o coco.
Só mais uma coisinha: a massa do pão de ló é tão fofinha que não é preciso umedecê-la para montar a torta.

Fonte da Receita:http://diariodaspanelas.blogspot.com.br/2012/05/torta-mineira-para-mamae.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário