Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Pedra Sabão: nosso mais valioso artesanato

(Por Arnaldo Silva) Pedra Sabão é nome popular. Tem esse nome porque a pedra ao ser tocada dá a sensação de ser oleosa e lisa como o sabão em barra que conhecemos. Seu nome real mesmo é Esteatito. É uma rocha metamórfica e compacta, composta basicamente de talco, contendo ainda minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo. É encontrada na natureza nas cores que vão do cinza ao verde. 
          Encontrada em abundância em Minas Gerais, principalmente na Região de Ouro Preto, a pedra sabão, está presente no calçamento de ruas, na arte sacra de nossas igrejas barrocas, em monumentos, esculturas, dando mais sabor à nossa cozinha, em forma de panelas e no artesanato. (na foto acima de Arnaldo Silva artesanato na Feira do Coimbra em Ouro Preto MG e abaixo, panela em pedra sabão feita em Santa Rita de Ouro Preto MG).
          Por conter grandes quantidades de talco em sua constituição, é uma pedra fácil de ser trabalhada, por isso a facilidade dos artistas em criar peças artesanais com a pedra sabão. Além disso, é uma pedra resistente ao frio extremo, abaixo de 0 grau e até mesmo acima de 1000 graus Celsius. (abaixo a pedra sabão em estado bruto, fotografada por Arnaldo Silva em Santa Rita de Ouro Preto)
          Graças a suas propriedades minerais é praticamente impenetrável, muito resistente e não é afetada por substâncias ácidas ou alcalinas. Por isso as panelas em pedra sabão são usadas na cozinha mineira e sempre foram usadas na arte barroca, justamente por sua resistência e durabilidade. Passam-se séculos, vem chuva, sol, frio, calor e lá estão as obras em pedra sabão expostas nas portadas das igrejas, museus, ruas, monumentos em praças, chafarizes, relógios de sol, etc., praticamente intactas. 
          Exemplo disso são os 12 profetas esculpidos em pedra sabão pelo Mestre Aleijadinho exposto no adro do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos em Congonhas MG, esculpidos no século 18 (na foto acima de Wilson Paulo Braz) e dezenas de obras em pedra sabão que ornamentam várias Igrejas de Minas Gerais como na portada da Igreja do Carmo em Ouro Preto MG, na foto abaixo de Arnaldo Silva. 
          Outro exemplo é a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Construída entre 1926 a 1931, tem 30 metros de altura e foi toda revestida em pedra sabão. A 709 metros de altitude, a estátua está exposta as todas as condições atmosféricas, sem sofrer danos causados pela ação do tempo. 
          Em Ouro Preto a pedra sabão é a base para o artesanato local, uma das identidades de Minas Gerais. Os artesãos locais ainda fazem esculturas em pedra sabão, como há séculos eram feitas, mas também criam artesanatos variados com a pedra. (na foto acima, escultura em pedra sabão de Santa Rita, em Santa Rita de Ouro Preto MG e abaixo, panela em pedra sabão na cozinha mineira em Tiradentes, fotografada pelo Chico do Vale) O artesanato feito em pedra sabão são finos, muito bem trabalhados, feitos pelas mãos talentosas do nossos artesãos. Uma arte que vem há séculos predominando em Minas, sendo uma de nossas identidades. 
          Da pedra sabão são feitos estátuas, vasos, potes, filtros, pratos, canecas, bandejas, tabuleiros de xadrez, porta joias, etc. É uma infinidade de obras de arte, além-claro, das panelas em pedra sabão, usadas há mais de 300 anos e uma das preferidas do mineiro em sua cozinha. 

3 comentários:

  1. como faço para comprar as panelas de pedra sabão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Mercado Central vende ou então ir nas cidades históricas, como Ouro Preto, Cachoeira do Campo principalmente, a 30 minutos antes de Ouro Preto.

      Excluir
    2. Vendo com pronta entrega e envio para qualquer lugar do Brasil 31 99370-1372. Att Ramon Rodrigues

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores