Artesanato em Pedra Sabão. Conheça um dos mais valiosos artesanatos de Minas Gerais.

Feira de Artesanato em Pedra Sabão no Largo do Coimbra em frente a Igreja de São Francisco em Ouro Preto. Fotografia de Alisson Gontijo

A Pedra Sabão, também chamada de esteatito ou pedra de talco, é uma rocha metamórfica compacta, composta sobretudo de talco mas com muitos outros minerais, como magnesita e quartzo. É encontrado em diversas cores que vão do cinza ao verde e ao tato passa uma sensação oleosa ou saponácea, o que dá origem ao seu nome.
Caldeirões em Pedra Sabão de Cachoeira do Campo. Fotografia de Arnaldo Silva 
Do ponto de vista físico, a pedra sabão tem excelentes propriedades: é praticamente impenetrável; não é afetada por substâncias ácidas ou alcalinas e resiste a extremos de temperatura, como muito abaixo de 0 graus Celsius e muito acima de 1000 graus celsius; resiste a exposições e mudanças de condições atmosféricas durante séculos.
 Panelas em Pedra Sabão de Cachoeira do Campo - Distrito de Ouro Preto. Foto de Arnaldo Silva

Um bom exemplo do poder de resistir a intempéries físicas, químicas e climáticas é a cultuada estátua do CRISTO REDENTOR, que foi construída de 1926 a 1931 sob uma altitude de 709 metros e com um altura de 30 metros e totalmente revestida em pedra sabão. Desde sua concepção a estátua está exposta a rigorosas condições atmosféricas, como poluição e chuva ácida, sem sofrer alterações significativas.
Arte em Pedra Sabão de Cachoeira do Campo. Foto de Arnaldo Silva 

Pedra sabão foi o instrumento através do qual o famoso artista de Ouro Preto, conhecido como Aleijadinho, deu vida às suas obras mundialmente conhecidas, como as estátuas dos 12 profetas e a decoração de muitas igrejas em Ouro Preto, São João Del Rei e outras cidades mineiras.
Panelas em Pedra Sabão, do distrito Ouropretano de Cachoeira do Campo. As panelas de baixo, com tampas, são panelas de pressão. Fotografia de Arnaldo Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário