Conheça as belezas da Serra do Cipó

Canion das Bandeirinhas, Parque Nacional da Serra do Cipó, Jaboticatubas. Foto de Vinícius Ditrich
 Para os amantes da natureza, a Serrá do Cipó, inserida na Estrada Real, se faz como destino indispensável nas alternativas de turismo em Minas Gerais. Criado em 1984, o Parque Nacional Serra do Cipó, localizado a 90km de Belo Horizonte, é uma unidade de conservação federal e tem como principais objetivos proteger as nascentes do Rio Cipó e do Peixe e as extensas e ricas áreas de vegetação.
Fotografia de Arnaldo Quintão
Com a função de promover a integração entre os municípios da região do parque, além de intermediar a relação entre as instituições de turismo com este municípios, em 2002, foi criado o Circuito Serra do Cipó que possui como objetivo desenvolver o turismo local como vetor de crescimento econômico e cultural. O Circuito abrange atualmente 7 municípios: Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Santa Maria de Itabira e Santana do Riacho.
Juquinha. Fotografia de Vinícius Ditrich
Palco de uma natureza encantada e exuberante, a Serra do Cipó possui como principais atrativos diversas cachoeiras, piscinas naturais, grutas e cavernas, pinturas rupestres e locais para prática de esportes radicais.
História
Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho. Foto do Barbosa 
Depois do descobrimento do Brasil, a região serviu de passagem para os bandeirantes que vinham de São Paulo em busca de ouro e pedras preciosas. Inicialmente chamada de Serra da Vacaria, teve seu nome modificado para Serra da Lapa no século XVIII. Anos depois, a serra passou a se chamar Serra do Cipó por causa da Fazenda Cipó que existia no local.
Foto do Barbosa
Naquela época, os escravos construíram uma estrada de pedras que recebeu o nome de Mãe d’água. Por esse local, passavam os tropeiros e suas mulas. Hoje essa estrada dá acesso a uma das cachoeiras que mais chama atenção na região, “Véu da Noiva”.
As belezas naturais foram responsáveis pelo título de Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais à Serra do Cipó, concedido em 1950. Em 1975, foi construído o Parque Estadual da Serra do Cipó, com uma área de 27.600 hectares. Em 1984, foi determinado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal que o Parque Estadual se tornaria Nacional, com o objetivo de proteger ainda mais todo o aglomerado natural existente no local: cachoeiras, rios, vegetação,cavernas, entre outros.
Atrativos na Serra do Cipó
Cachoeira Grande. Foto de Marcelo Santos

As cachoeiras são os principais atrativos e que mais atraem visitantes e turistas ao Parque. As mais famosas da região são a Cachoeira Grande, Cachoeira da Farofa, Cânion dos Confins, Cachoeira do Tomé, Cachoeira de Baixo, Cachoeira do Gavião, Cachoeira de Braúna, Cachoeira do Riachinho, Cachoeira da Capivara e Cachoeira das Andorinhas.
Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro. Fotografia de Marcelo Santos 
Outro atrativo que também é muito visitado no alto da Serra do Cipó é uma estátua em homenagem a uma figura folclórica da região. Juquinha, um antigo morador que vivia na Serra do Cipó e trocava flores e plantas colhidas por pequenos utensílios ou pratos de comida que os visitantes traziam.

Trilhas na Serra do Cipó. Fotografia de Marcelo Santos

Outro atrativo interessante são as trilhas sinalizadas em Santana do Riacho/Serra do Cipó, as principais são, a subida do Juquinha, Trilha dos Escravos, Pico da Lapinha, Cachoeira Véu da Noiva e Morro da Pedreira, sem esquecer também da prática de esportes de aventura como canoagem, escalada e rapel.

Os produtos artesanais como os doces caseiros e a cachaça também são atrativos imperdíveis na Serra do Cipó, E é com a finalidade de desenvolver os municípios da região que além de preservar a cultura e o meio ambiente, o Circuito Serra do Cipó através do turismo contribui com a promoção dos municípios e seus principais atrativos e artesanatos.
Mais informações: www.circuitoserradocipo.org.br
Fonte da matéria:http://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/entorno-de-belo-horizonte/belezas-da-serra-do-cipo - Ilustrações nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário