Repolho Ornamental: Cultivo e características


Frequentemente vemos o termo “ornamental” vinculado com os nomes de algumas plantas que são conhecidas. Mas não são apenas plantas que conseguem ganhar este nome diferente, até mesmo algumas verduras e legumes também podem ser encontrados em sua versão ornamental. Mas algumas pessoas possuem dúvidas relacionadas a esta categoria ornamental. Seria um novo tipo da mesma planta ou verdura?
Na verdade, toda planta ou qualquer outro ser vivo do reino vegetal que ganhe a classificação de ornamental acaba sendo cultivado basicamente por sua beleza. Quando este conceito está vinculado com uma planta ou outro ser vivo conhecido, a ideia passada é que é algo mais belo. Porque este processo de escolha do que é mais belo não é feitoapenas pela natureza, mas também pelo ser humano, através da seleções apenas daquelas sementes que possuem o poder de gerar folhas ou flores mais belas. Assim acabam nascendo a maioria das criações ornamentais que existem.
Geralmente as plantas ornamentais são utilizadas por decoradores e também paisagistas. Neste caso, são escolhidas as melhores flores ou as melhores plantas de uma determinadas colheita para fazerem parte do conjunto que será instalado. É comum também que, nestes casos, aconteçam algumas outras intervenções para que o conjunto fique mais harmônico. Mas para que esta decoração funcione realmente os decoradores já precisam contar com plantas que já tenham sido criadas para este propósito.
Durante muito tempo a maioria das colheitas de plantas ornamentais vinham de outros países, como os Estados Unidos ou outros países da Europa. Mas nas últimas décadas os brasileiros estão conseguindo se especializar em algumas criações específicas ornamentais, sendo que algumas delas podem até mesmo serem desconhecidas da maioria dos outros países, como é o caso de algumas verduras que são encontradas por aqui. Um exemplo é o repolho ornamental.
O repolho ornamental é uma planta considerada herbácea da espécie Brassicaoleraceae, a mesma que a couve, o repolho e também o brócolis, couve de Bruxelas e couve flor. Ela ainda pertence a variedade acephala ou seja, não forma cabeça da mesma forma que a couve de folhas, que é sua ancestral.
É uma planta perene, apresentando caule curto, com folhas dispostas em roseta densa e porte baixo, que chega em torno de 20 a 30 centímetros de altura. Normalmente esta espécie se apresenta em colorações diferenciadas, com folhas de tamanho grande, formatos arredondados, e ainda com suas extremidades crespas. É interessante observar que o centro da planta poderá contar com uma coloração que deve ser mais clara do que o restante da planta.  Suas flores podem se apresentar em coloração pequena e amarelas, ficando dispostas em inflorescências do tiporácimo, terminais e eretas, contando com uma importância ornamental secundária. O fruto é do tipo síliqua.
Utilizações do Repolho Ornamental
É possível se encontrar diversos tipos de repolho ornamental que são utilizados para as áreas de decorações, que poderão ser utilizados tanto em plantações com vasos, poderá ser visto também em jardineiras, fazendo parte de decorações de interiores entre várias outras finalidades, desde que exista um ambiente bastante iluminado que possa jogar com as cores da planta oferecendo um visual incrível.
Nos jardins formam belas bordaduras em conjuntos com outras plantas, a sua utilização é fenomenal, em maciços densos no jardim onde a sua textura diferenciada e suas cores reinam de forma maravilhosa. Curiosamente este tipo de couve é apropriada para as preparações culinárias por apresentar as folhas de forma demasiada duras. Sua utilização bastante frequente em hortas possui uma função considerada mais ornamental do que qualquer outra coisa.

Cultivo da Planta
Esta planta deverá ser cultivada sob sol pleno ou mesmo meia sombra em solo bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Costuma apreciar o frio de climas subtropicais e é resistente a geadas. É uma planta considerada rústica, porém um pouci diferente das suas parentes próximas as couves comestíveis, não são plantas exigentes quanto a sua fertilização apesar disto pode ser beneficiada quando forem realizadas adubações orgânicas que devem ser feitas para que se tenha um resultado melhor antes do seu plantio. Apesar de ser considerada uma planta perene, precisa ser trocada dos canteiros em intervalos bienais ou anuais pois irá perder a beleza com o tempo. Costuma se multiplicar por sementes postas a germinar no outono e no inverno.
Apesar da planta ter seu nome e a aparência semelhantes a um repolho não é indicada para alimentação humana, por apresentar assim as folhas demasiadamente duras.
Esta planta costuma ser bastante resistente a geadas e tolerante a baixas temperaturas, por este motivo é muito encontrada na região sul do país. É uma planta considerada rústica que não exige muitos cuidados ou mesmo práticas agrícolas para que aconteça o seu cultivo e desenvolvimento.
História do Repolho Ornamental
Admite-se que os antepassados brasileiros teriam sido residentes das zonas costeiras da Europa e do mediterrâneo tendo o processo de seleção que deu origem ás couves repolho que aconteciam no norte da Europa.
Dependendo do solo onde as couves ou repolhos ornamentais forem plantadas, poderão chegar a até 30 cm de altura de diâmetro. Contam na maioria das vezes com folhas grandes e arredondadas, cerosas, franjadas e com suas margens crespas, sendo que as mais externas são de cor verde azulada e as do centro poderão ser brancas, rosas ou roxas.
Sua época de cultivo ideal deverá acontecer na primavera, se adaptam os tipos de solo diferenciados porém preferem solos que tenham texturas leves, sejam soltos e bem drenados. O cultivo da planta deverá ser realizado com a maior profundidade possível tendo os cuidados para deixar bastante espaço entre as diferentes plantas para que possam crescer á vontade.
Cuidados Essenciais No Cultivo da Planta
Como acontece com diversos outros tipos de plantas, o repolho ornamental acontece com outro tipo de plantas precisando de alguns cuidados essenciais para que possa se desenvolver nas melhores condições e para se manter a sua beleza por mais tempo.
O repolho ornamental se desenvolve melhor quando permanece em locais que tenha mais luz, apesar de poder também manter a sua beleza por muito mais tempo.
Este tipo de planta costuma se desenvolver melhor quando permanece em locais com bastante luz, apesar de também aguentar quando são cultivadas em locais com sombra.
Resistem a temperaturas baixas e o seu pico de beleza acontece nos dias mais frios de inverno.
Com relação a sua rega, estas plantas devem ser regadas frequentemente, para que possam crescer de forma saudável devendo se evitar que o solo possa secar completamente.

Fonte da matéria:http://flores.culturamix.com/flores/naturais/repolho-ornamental-cultivo-e-caracteristica

Nenhum comentário:

Postar um comentário