quinta-feira, 7 de julho de 2016

Jabuticaba é o Ouro Negro de Sabará MG

Foto da Fanpage Jabuticaba Sabará
A Fruta
Árvore típica do Brasil, a Jabuticabeira (Myrciaria Cauliflora) produz frutos roxos utilizados medicinalmente e na fabricação de extratos para corante de vinhos, vinagres dentre outros. A madeira, por ser muito resistente, também é muito utilizada para vigamentos, esteios e dormentes.
Sempre em dezembro, acontece o Festival da Jabuticaba em Sabará MG
A tradição do Festival de Sabará
O Festival da Jabuticaba de Sabará foi criado com o objetivo de resgatar não somente a tradição de Sabará como “Terra da Jabuticaba”. Acontece todos os anos, no final de novembro ou início de dezembro.Resgata também as receitas de vinhos, licores, geleias e outros derivados que vieram passando de geração em geração, enriquecendo a mesa de tradicionais famílias e que não conhecidas do grande público
Jabuticabas de Sabará MG por Sérgio Mourão
Os produtores contam hoje com uma estrutura de barracas rústicas, instaladas na Praça de Esportes, facilitando a exposição e comercialização dos produtos. O evento conta com a comercialização da fruta in natura e de seus derivados (vinhos, licores, geleias, picolés, chup-chup, tortas, recheios diversos, bolos, sorvetes, caipijabuticaba, etc), não faltando barracas comercializando bebidas e salgados e pratos típicos.
A partir da realização do festival, surgiram novas receitas incluindo recheios, picolés, sorvetes, tortas, cocadas, balas delícia, bombons, passando estes produtos a ocupar até cestas de Natal. Uma variedade de produtos que com originalidade utilizam o sabor da fruta.
O aluguel de jabuticabeiras também é uma das características do festival. Acolhedores como todo bom mineiro, os moradores abrem as portas dos seus quintais, para que os visitantes possam ter o prazer de saborear a fruta no pé. Se você for a Sabará, certamente encontrará uma família disposta a lhe oferecer esse privilégio.
O festival é caracterizado também por shows variados, pratos típicos da terra como umbigo de banana, broto de samambaia, abobrinhas recheadas, canjiquinha com costelinha, rabadas e outros acepipes.
Além do Festival
Quem visita a cidade de Sabará tem a oportunidade de conhecer uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais e do ciclo do ouro. Estando a menos de 30 km de Belo Horizonte a cidade tem um importante conjunto arquitetônico formado por igrejas como a de Nossa Senhora do Ó, do Rosário, do Carmo e de Nossa Senhora da Conceição, o Chafariz do Kaquende e a Casa da Ópera.
Fonte:https://viagensinesqueciveis.wordpress.com/2011/11/28/o-ouro-negro-de-sabara/
-------------------------------------------------
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DA JABUTICABA/2018
Entre os dias 15 e 18 de novembro, a cidade de Sabará sedia seu tradicional Festival da Jabuticaba, que chega à sua 32ª edição. Neste ano, a festa acontece no Centro Histórico e alia o fruto queridinho do público e suas derivações às atrações culturais, que vão desde feiras de artesanato a shows de música e dança.
O espaço do circuito será montado nas praças Melo Viana e Santa Rita, interligadas pela rua Dom Pedro II. Os amantes da jabuticaba poderão se deliciar com a fruta fresca ou em formas trabalhadas, como licor, geleia, sorvete, vinho e molhos, além de pratos preparados na hora por chefs de cozinha. O preço das iguarias varia entre R$ 3 e R$ 40.
No dia 16, a festa começa às 17h, sábado e domingo, dias 18 e 19, às 9h. Confira a programação completa, com horários e atrações:
Sexta-feira, 16 de novembro
Palco Melo Viana
19h30 - Orquestra e Coral Santa Cecília Sabará – Clássica e Popular
21h - Grata Dose – Pop
Palco Santa Rita
20h - Sapotchen - Pop Rock
Sábado, 17 de novembro
Palco Melo Viana
10h - Cantarolê - MPB
11h30 - Na aba do Samba - Samba
13h - Three Acústica – Pop Rock
14h30 - Mandruvá - Samba
16h - NaRock – Pop Rock
17h30 - Forró de saia - Forró
20h30 - Chico Lobo – Moda de Viola
Palco Santa Rita
10h - Coral Infanto juvenil Santa Cecília - Popular
11h - Vitória Viterbo - Popular
13h - Mistura Nossa -Pagode
15h30 - Anna Cris - MPB
18h- Vicente Dendem – MPB
Domingo, 18 de novembro
Palco Melo Viana
10h - Banda Santa Cecília - Popular
11h - Cortejo congado - Popular
11h30 - Panela de Percussão - Pandeiro
12h30 - Gustavo Rodrigues - Sertanejo
14h - Horizonte Groove - MPB
15h30 - Geoharri – Pop Rock
17h - Cinara Ribeiro - Samba
Palco Santa Rita
10h30 - Swing do Tapa
12h - Olubatá – Musica Afro
14h - Léo Andrade - MPB
15h30 - Ronaldo e Ronildo - Sertanejo
Tire suas dúvidas pelo telefone (31) 3674-3021

Nenhum comentário:
Faça também comentários