Conheça o Rio Jequitinhonha e suas cidades ribeirinhas. Um dos mais importantes rios de Minas.

O rio Jequitinhonha é um curso de água que banha os estados de Minas Gerais e da Bahia, no Brasil.


Ponte sobre o Rio Jequitinhonha em Almenara MG

O topônimo "Jequitinhonha" é de origem indígena e tem o significado de "rio largo e cheio de peixes".

Descrição
Ele nasce na região da cidade de Serro, atravessa o nordeste do Estado de Minas Gerais e desagua no oceano Atlântico, em Belmonte, no estado da Bahia. Percorre uma das regiões que já foi considerada uma das mais pobres do Brasil e do mundo, denominada vale do Jequitinhonha, mas que hoje apresenta leve desenvolvimento e projeta-se para uma região rica e desenvolvida. Perto de suas nascentes fica a cidade de Diamantina; outras cidades da bacia são Coronel Murta, Araçuaí, Itinga, Jequitinhonha, Almenara, Itaobim, Jacinto e outras.

Rio Jequitinhonha em Almenara MG. Fotografia de Fabiane Lima

Afluentes
Os principais afluentes do Jequitinhonha pela margem direita são os rios Araçuaí, Piauí e São Miguel. Pela esquerda, os rios Itacambiruçu, Salinas e São Pedro. A bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha abrange grande parte do nordeste do estado de Minas Gerais e pequena porção do sudeste do estado da Bahia. De sua área total, cerca de 94% estão em Minas e apenas 6% localizam-se na Bahia.

Rio Jequitinhonha em Itaobim MG. Fotografia de Diego Renan

O vale do rio Jequitinhonha, apesar de ter sido uma das regiões mais pobres do Brasil, hoje essa situação está mudando, abriga uma cultura peculiar, que se releva nas manifestações populares únicas, ligadas aos mitos da natureza, à navegação e às lendas; e se manifestam no rico artesanato de barro, nas expressões musicais e folclóricas.

Rio Jequitinhonha em Bananal, distrito de Araçuai MG. Fotografia de Lori Figueiró

O nome do rio Jequitinhonha se originou do nome da cidade e o termo, na linguagem indígena, quer dizer: no Jequi tem onha[carece de fontes] (ou seja, no Jequi tem peixe, usados pelos índios botocudos, que habitaram a região, na confluência com o rio São Miguel.
Rio Jequitinhonha em Itaobim MG

No período colonial, o rio era conhecido como Rio das Virgens.
Cidade de Jequitinhonha, banhada pelo Rio Jequitinhonha.

Foram construídas no rio Jequitinhonha duas grandes barragens:
Hidrelétrica de Irapé entre Grão Mogol e Berilo MG. 
Usina Hidrelétrica de Irapé, localizada no município de Berilo (MG), com 208 metros de altura, possui a barragem mais alta do Brasil, e que vai alavancar o progresso do vale.
Barragem de Itapebi, no Sul da Bahia.

Fonte: Wikipédia
Referências: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/diagnosticos_levantamentos/jequitinhonha/apresentacao.shtm
Jequitinhonha. Disponível em http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/jequitinhonha.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário