Aprenda a fazer Angu a Baiana

Para esquentar as noites mais frias e também para dar energia para quem vai às festas juninas o Angu à Baiana é uma boa pedida. O prato é ideal para quem gosta de uma comida bem nutritiva e apimentada. Anote e aproveite!
Ingredientes:
- 500g de miúdos de boi lavados com limão e aferventados;
- 200g de linguiça de porco sem a pele;
- 150g de carne charque;
- 500ml de polpa de tomate;
- 01 cebola grande picada;
- 01 pimentão vermelho picado;
- 60g de cebolinha picada;
- 250g de fubá pré-cozido;
- 50g de alho amassado;
- 60g de cheiro verde;
- 01 colher de sopa de margarina;
- Mistura de temperos que inclui açafrão, cominho e coentro moído;
- 100g de bacon;
- 01 litro e meio de água;
- 01 pimenta doce picada;
- 01 pimenta para decorar.

Modo de fazer:
O primeiro passo é preparar o molho de carnes. Numa panela, coloque um fio de azeite extra virgem e frite o bacon e a linguiça até dourar. Acrescente o alho e mexa. Em seguida, a cebola. É importante esperar um tempo depois de colocar cada ingrediente para que os sabores se misturem bem. Junte a carne de charque e misture. Ponha mais um pouco de azeite. Em seguida coloque os miúdos de boi. O pimentão e a cebolinha são os próximos a ir para a panela. Coloque o cheiro verde e a mistura de condimentos. Depois de esperar um pouco, a polpa do tomate. Quando o molho estiver encorpado, apague o fogo.
Para preparar o molho, despeje a água e misture o fubá aos poucos na panela ainda fria. Leve ao fogo baixo e acrescente uma colher de café de alho amassado. Não pare de mexer. O sal é a gosto. O último ingrediente é a margarina. O ponto do angu é uma consistência pastosa.
Em um prato fundo coloque o mingau e por cima o molho de carnes. Para decorar, a pimenta doce vermelha e cebolinha. A receita rende de 4 a 6 porções.

Fonte da Receita: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário