quinta-feira, 5 de maio de 2016

A cidade que atrai turistas o ano todo

Compartilhe:

Seu ar rústico, típico do interior de Minas Gerais, e sua localização montanhosa e elevada a 1 440 metros acima do nível do mar (permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor) fazem com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e de gentes ligadas às artes em geral, tendo sido inclusive cenário para a minissérie Filhos do Sol da extinta Rede Manchete. A cidade também atrai visitantes em busca de supostas aparições de ovnis na cidade. (fotografia acima de Vânia Pereira)
Existem diversas opções de visita obrigatória, como a Gruta São Tomé, Gruta do Carimbado, Casa da Pirâmide, formações rochosas (a Pedra da Bruxa é a mais famosa), as cachoeiras Eubiose, Véu de Noiva, Paraíso, Lua, Antares entre outras, e corredeiras como Shangri-lá, Sobradinho e inúmeras outras em toda região. (fotografia acima de autoria de Rinaldo Almeida, de um ponto de ônibus na cidade)
As estradas da região são de terra em boas condições. Há muitas trilhas para bicicletas e encontros periódicos de praticantes de motocross e off road. Entre os caminhos mais interessantes, estão as estradas até Carrancas e Aiuruoca.
Facilidade para hospedagem, roteiro rápido e bons preços são atrativos.Movimento nos meses de julho e agosto aumenta 60%, segundo a Secretaria de Turismo. (a foto acima mostra um dos lugares mais visitados por turistas, a Cachoeira do Vale das Borboletas, fotografia de Renato Borim) Salvo a alta temporada e os feriados, uma das características de São Tomé das Letras é o fato do turista não precisar se programar com meses ou semanas de antecedência para ir à cidade. Maria Aparecida de Souza é funcionária de uma pousada diz que é comum receber hóspedes em cima da hora.
"Acontece bastante das pessoas decidirem passar o fim de semana aqui em cima da hora. Tem gente que chega na cidade sem hospedagem e só decide isso aqui", afirma. (na foto abaixo, rua deserta em São Tomé. Fotografia de Vânia Pereira)
O analista de suporte Márcio Saldão Lopes é de São José do Campos (SP) e já visitou São Tomé das Letras três vezes. "A primeira vez foi totalmente ao acaso. Estava viajando pelo interior de Minas e decidimos conhecer a cidade. A segunda vez foi com três amigos e nós planejamos um pouco melhor, mas nada que necessitasse muito tempo e pesquisas. A terceira fui levar outros dois amigos pra conhecer a cidade, reservei a pousada em uma data próxima e decidimos onde iríamos assim que chegamos lá", diz.
Bar Bat Caverna. Foto de Stone Pepe
A cidade também tem um roteiro rápido e que pode ter grande parte cumprida em um final de semana. "Na minha opinião, é uma cidade que você conhece boa parte em um feriado curtinho, mas dá vontade de ir mais vezes pra conhecer as atrações pendentes ou aproveitar mais as que já conheceu. Espero voltar ainda uma quarta vez", afirma Lopes. (a foto acima, de Stone Pepe, o famoso Bar Bat Caverna)
Para quem gosta de olhar as estrelas ou curtir um belo nascer ou pôr do sol, a opção é o mirante ou a pirâmide (na foto acima de Jerez Costa), que ficam no topo da cidade. Todo segundo sábado do mês acontece o "Pôr do Rock", onde uma banda de rock' n roll se instala na pirâmide a partir das 15 hs. O resultado é um visual deslumbrante que dificilmente o turista vai esquecer.
O artesanato é predominante na cidade. Itens como incensários, apanhadores de sonhos, camisetas estilizadas, panelas e lembranças feitas de pedra podem ser encontrados tanto na rua quanto em diversas lojas do município. (fotografia abaixo de Jerez Costa)
Um dos comerciantes é o argentino Pablo Nientzoff, que mora há 26 anos em São Tomé das Letras. Ele percebe um crescimento de 50% nos negócios durante o mês de julho e feriados. Apaixonado pela cidade, ele não voltou mais para o país de origem. "Já tinha morado em São Paulo, mas quando vim para cá ver um amigo fui atraído pela aura mística daqui. Nunca tinha visto algo parecido na Argentina", conta.
Noite em São Tomé das Letras. Enviada por Sinara Lopes Via Fanpage Lugares de Minas e Pousada Arco Íris. (autoria desconhecida, assim que identificada, os créditos serão inseridos)
Para quem gosta de rock pesado ou alternativo, a cidade oferece bares com música ao vivo. Além disso, os fãs do cantor Ventania, que mora na cidade, têm a chance de ver a casa do artista e até mesmo ter a sorte de encontrá-lo andando pelas ruas. (A foto acima, mostra a interessante noite em São Tomé das Letras. Não temos a autoria identificada, a imagem nos foi enviada por um seguidor. Caso o autor identifique a foto, só nos avisar que serão inseridos os créditos autorais da imagem.)
Pousadas e restaurantes
São Tomé das Letras conta com 55 pousadas (uma delas é essa da foto, a Pousada dos Anjos, de autoria de Vânia Pereira) , mas os turistas encontram pacotes especiais durante os feriados e a alta temporada. Para os mais aventureiros, a cidade ainda conta com 10 áreas de camping.
Já que uma das épocas de maior fluxo de turistas é no inverno, algumas pousadas oferecem lareiras para aquecer os hóspedes. Segundo Carvalho, mesmo no frio as cachoeiras são muito visitadas. "Nessa época, as pessoas visitam as cachoeiras mais para fazer fotos e curtir o visual", explica.

Acompanhando o misticismo da cidade, muitas pousadas têm decorações bastante interessantes. Magos, duendes, gnomos e outras criaturas lendárias estão presentes nas fachadas e até mesmo nos quartos. (fotografia abaixo de Vânia Pereira)
Em uma das hospedagens, podemos ver dois personagens bastante conhecidos: o mago Merlin e o Mestre dos Magos, do desenho "Caverna do Dragão". "Como o nome da pousada envolve magos, buscamos homenagear alguns dos mais famosos. Começamos com o Merlin e posteriormente com o Mestre dos Magos", informa o dono da pousada Milton de Souza Ferreira.
A comida típica mineira é o carro chefe dos 30 restaurantes da cidade. Tutu de feijão, Vaca atolada e até pizza são feitas em panelas ou recipientes de pedra sabão. O preço pago pelos pratos, que servem tranquilamente um casal que come bem, agrada o bolso.
Entre as receitas de sucesso na cidade está o Baião Mineiro, que consiste em arroz com carne seca e feijão, cubos de queijo-minas meia cura derretidos e dois ovos fritos por cima, acompanhado de quibebe de abóbora, tudo servido em panelas de pedra.
"A nossa característica é a comida artesanal. Nós não usamos nada industrializado e tentamos fazer todas as receitas na panela de pedra sabão", afirma o dono do restaurante que serve a receita, Luiz Fernando Silveira.
Para informações de pousadas e pontos turísticos em São Tomé das Letras, basta entrar em contato com o receptivo turístico da cidade pelo telefone (35)3237-1276)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ilustração de Conheça Minas - Fonte dos 3 primeiros parágrafos: Wikipedia)
Matéria fonte:http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/06/estilo-alternativo-e-mistico-atrai-turistas-sao-tome-das-letras-mg.html

10 comentários:
Faça também comentários
  1. Maraviolhoso Minas Gerais......Amo de todo coraçao.

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando um paraiso em algum lugar do Brasil para morar e derrepente fazer o meu projeto de uma mini pousada completamente auto sustentavel. Meu sonho e ir a São Tomé das Letras ja sabendo que de cara eu sei que vou me apaixonar e querer morar la. Os unicos 2 minimos problema que derrepente poderia enfretar sao baixa temporada (prefiro um lugar onde nao tenha que depender de baixa e alta temporada pq conheco bem esse problema e e realmente um stress que a gente adiquire sem necesidade) O outro problema e o frio eu pedido frio e o turista que realmente deixa dinheiro nao e o Brasileiro e o internacinal, Europeios... E estes ja enfrentam um frio do caramba em seus paises sem contar que em alguns deles sequer tem verao e o sol mal aparece entao quando viajam procuram que seja sempre no verao e com muito sol. Alguma dica boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minas Gerias, principalmente a região sul com suas montanhas e infinidade de cachoeiras, oferece diversas opções para implantação de projetos turísticos. Espero, um dia ser hóspede na sua pousada. Sucesso !

      Excluir
    2. Em Minas você pode montar sua pousada em Capitólio, Fama, Poços de Caldas, Delfinópolis, São João Batista do Glória... lugares que são procurados por turistas o ano todo.

      Excluir
  3. Lindo lugar. Estou na torcida para que tu dê certo....

    ResponderExcluir
  4. Excelente materia. Sou corretor e vendo lotes em São thomé, quem precisar de um lote, sitio, casa ou qualquer outra informação pode contar comigo. Meu nome é Daniel Antunes me whatsapp 035991213886. Parabéns pela materia.

    ResponderExcluir
  5. Excelente materia. Sou corretor e vendo lotes em São thomé, quem precisar de um lote, sitio, casa ou qualquer outra informação pode contar comigo. Meu nome é Daniel Antunes me whatsapp 035991213886. Parabéns pela materia.

    ResponderExcluir
  6. A foto de capa da matéria é de autoria de Tupac Chamorro:
    https://www.youtube.com/watch?v=6gOX0WELJmU
    A foto foi tirada em 5 junho de 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Karina pela correção. Recebi a imagem e a pessoa disse que era o autor. Mas erros acontecem. Irei corrigir.

      Excluir
  7. Um absurdo o que a mineração fez com esta cidade. Exploraram a famosa pedra São Tomé até na entrada da cidade. Como o poder público permitiu uma agressão dessa. Lamentável.

    ResponderExcluir