Estilo alternativo e místico atrai turistas a São Tomé das Letras MG o ano todo. Confira!

Fotografia de Thiago Marques

Facilidade para hospedagem, roteiro rápido e bons preços são atrativos.Movimento nos meses de julho e agosto aumenta 60%, segundo Turismo.


 Cachoeira Vale das Borboletas em São Tomé das Letras, Sul de Minas. Por Renato Borim

Salvo a alta temporada e os feriados, uma das características de São Tomé das Letras é o fato do turista não precisar se programar com meses ou semanas de antecedência para ir à cidade. Maria Aparecida de Souza é funcionária de uma pousada e diz que é comum receber hóspedes em cima da hora.
"Acontece bastante das pessoas decidirem passar o fim de semana aqui em cima da hora. Tem gente que chega na cidade sem hospedagem e só decide isso aqui", afirma.
O analista de suporte Márcio Saldão Lopes em uma de suas passagens em São Tomé das Letras 



Rua de São Tomé das Letras. Foto da Pousada Arco Íris

O analista de suporte Márcio Saldão Lopes é de São José do Campos (SP) e já visitou São Tomé das Letras três vezes. "A primeira vez foi totalmente ao acaso. Estava viajando pelo interior de Minas e decidimos conhecer a cidade. A segunda vez foi com três amigos e nós planejamos um pouco melhor, mas nada que necessitasse muito tempo e pesquisas. A terceira fui levar outros dois amigos pra conhecer a cidade, reservei a pousada em uma data próxima e decidimos onde iríamos assim que chegamos lá", diz.



Bar Bat Caverna. Foto de Stone Pepe

A cidade também tem um roteiro rápido e que pode ter grande parte cumprida em um final de semana. "Na minha opinião, é uma cidade que você conhece boa parte em um feriado curtinho, mas dá vontade de ir mais vezes pra conhecer as atrações pendentes ou aproveitar mais as que já conheceu. Espero voltar ainda uma quarta vez", afirma Lopes.



Formação Rochosa de São Tomé das Letras. Foto de Gil Faria

Para quem gosta de olhar as estrelas ou curtir um belo nascer ou pôr do sol, a opção é o mirante ou a pirâmide, que ficam no topo da cidade. Todo segundo sábado do mês acontece o "Pôr do Rock", onde uma banda de rock' n roll se instala na pirâmide a partir das 15h. O resultado é um visual deslumbrante que dificilmente o turista vai esquecer.



Toca da Bruxa em São Tomé das Letras

O artesanato é predominante na cidade. Itens como incensários, apanhadores de sonhos, camisetas estilizadas, panelas e lembranças feitas de pedra podem ser encontrados tanto na rua quanto em diversas lojas do município.
Um dos comerciantes é o argentino Pablo Nientzoff, que mora há 26 anos em São Tomé das Letras. Ele percebe um crescimento de 50% nos negócios durante o mês de julho e feriados. Apaixonado pela cidade, ele não voltou mais para o país de origem. "Já tinha morado em São Paulo, mas quando vim para cá ver um amigo fui atraído pela aura mística daqui. Nunca tinha visto algo parecido na Argentina", conta.



Noite em São Tomé das Letras

Para quem gosta de rock pesado ou alternativo, a cidade oferece bares com música ao vivo. Além disso, os fãs do cantor Ventania, que mora na cidade, têm a chance de ver a casa do artista e até mesmo ter a sorte de encontrá-lo andando pelas ruas.




Pousadas e restaurantes

São Tomé das Letras conta com 55 pousadas cujas diárias para casais variam de R$80 a R$120, mas os turistas encontram pacotes especiais durante os feriados e a alta temporada. Para os mais aventureiros, a cidade ainda conta com 10 áreas de camping.

Já que uma das épocas de maior fluxo de turistas é no inverno, algumas pousadas oferecem lareiras para aquecer os hóspedes. Segundo Carvalho, mesmo no frio as cachoeiras são muito visitadas. "Nessa época, as pessoas visitam as cachoeiras mais para fazer fotos e curtir o visual", explica.



Lago das Esmeraldas em São Tomé das Letras por Daiane Rabelo

Acompanhando o misticismo da cidade, muitas pousadas têm decorações bastante interessantes. Magos, duendes, gnomos e outras criaturas lendárias estão presentes nas fachadas e até mesmo nos quartos.



Igreja do Rosário em Pedra. Foto de José Roberto Narciso

Em uma das hospedagens, podemos ver dois personagens bastante conhecidos: o mago Merlin e o Mestre dos Magos, do desenho "Caverna do Dragão". "Como o nome da pousada envolve magos, buscamos homenagear alguns dos mais famosos. Começamos com o Merlin e posteriormente com o Mestre dos Magos", informa o dono da pousada Milton de Souza Ferreira.
A comida típica mineira é o carro chefe dos 30 restaurantes da cidade. Tutu de feijão, Vaca atolada e até pizza são feitas em panelas ou recipientes de pedra sabão. O preço pago pelos pratos, que servem tranquilamente um casal que come bem, agrada o bolso.



Poço do Encantado. Foto de Valdeci de Andrade

Entre as receitas de sucesso na cidade está o Baião Mineiro, que consiste em arroz com carne seca e feijão, cubos de queijo-minas meia cura derretidos e dois ovos fritos por cima, acompanhado de quibebe de abóbora, tudo servido em panelas de pedra.
"A nossa característica é a comida artesanal. Nós não usamos nada industrializado e tentamos fazer todas as receitas na panela de pedra sabão", afirma o dono do restaurante que serve a receita, Luiz Fernando Silveira.

Para informações de pousadas e pontos turísticos em São Tomé das Letras, basta entrar em contato com o receptivo turístico da cidade pelo telefone (35)3237-1276)

Ilustração de Conheça Minas
Matéria fonte:http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/06/estilo-alternativo-e-mistico-atrai-turistas-sao-tome-das-letras-mg.html

2 comentários:

  1. Maraviolhoso Minas Gerais......Amo de todo coraçao.

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando um paraiso em algum lugar do Brasil para morar e derrepente fazer o meu projeto de uma mini pousada completamente auto sustentavel. Meu sonho e ir a São Tomé das Letras ja sabendo que de cara eu sei que vou me apaixonar e querer morar la. Os unicos 2 minimos problema que derrepente poderia enfretar sao baixa temporada (prefiro um lugar onde nao tenha que depender de baixa e alta temporada pq conheco bem esse problema e e realmente um stress que a gente adiquire sem necesidade) O outro problema e o frio eu pedido frio e o turista que realmente deixa dinheiro nao e o Brasileiro e o internacinal, Europeios... E estes ja enfrentam um frio do caramba em seus paises sem contar que em alguns deles sequer tem verao e o sol mal aparece entao quando viajam procuram que seja sempre no verao e com muito sol. Alguma dica boa?

    ResponderExcluir