domingo, 1 de maio de 2016

Doce de Ambrosia. Aprenda a fazer:

Ingredientes
1 litro de leite
½ kg de açúcar
5 ovos inteiros batidos com um garfo
suco de um limão

Modo de preparo
Coloque o leite em uma panela grande (para não derramar enquanto ferve). 

Mexa de vez em quando com uma colher de pau. Junte o açúcar e deixe reduzir.
Em seguida coloque os ovos bem batidos, o limão, mexa para formar pequenos grumos, porém não pare de mexer para não grudar no fundo da panela. 

Retire do fogo e coloque em vasilha de sua preferência.

Outro modo de preparo
Queime o açúcar até que adquira a cor e consistência desejada.
Adicione o leite á mistura. Junte os ovos, o limão e deixe cozinhar até que empelote da maneira desejada – com mais ou menos calda.


Muitos nos perguntam se é Ambrósia ou Ambrosia que se escreve. Vamos lá para entendermos melhor.As duas escritas estão corretas, mas são duas palavras que significam duas coisas diferentes:
Ambrosia (sem o acento no O) era o nome dado pelos gregos à comida dos deuses, que conferiria imortalidade. Também chamado de Manjar dos Deuses do Olimpo, era um doce com divino sabor, teria poder de cura, e se um mortal comum o comesse morreria. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. É um dos doces mais típicos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos, ou doce de leite de bolinhas, devido à forma que este possui quando pronto para consumo.
A palavra ambrósia (com acento no ó) designa várias espécies de plantas da família das compostas e das quenopodiáceas.


Então, o nome correto desse doce é Ambrosia, sem acento.
Fotografia acima de Maria Capai

Nenhum comentário:
Faça também comentários