Cozinhando em Panelas de Barro


Como escolher panelas de barro, como preparar panelas de barro para cozinhar em fogão ou a lenha! E como cozinhar em Panelas de barro!

Como comprar e escolher Panelas de Barro

1-Adquirir panelas com revestimento próprio para cozer nela;
2- Bater com a ponta de uma faca na panela e ouvir o som de vidro, senão ouvir ela está trincada;
panelas que possuem pinturas qualquer que sejam com certeza está trincada ou é apenas para decoração, para servir pratos pré preparados;

Como preparar Panelas de Barro para cozinhar após comprar…

3- Com a panela em mãos, lavar deixar secar e depois com auxílio de um pincel passar generosamente azeite em toda extensão interior da panela;
4- levar ao fogo para aquecer o azeite;
5- Pincelar também no fundo da panela por fora, e aquecer também;
6- desligue o fogo e deixe esfriar;
7- Está pronta para o uso.

Como cozinhar em Panelas de Barro



8- Pode cozinhar em forno a lenha, fogo de fogão tradicional a gás, sem problemas, use-a como desejar, normalmente do mesmo jeito que usa as suas de alumínio ou inox…

9- Ficar atenta se elas estão bem lavadas, higienizadas com detergente, bucha e água…

10- Nela gosto de fazer baião de dois, arroz de leite,feijão, paçoca, carne assada, cozida, sopas, caldos….

Feijão normal ( dê uma cozinhada antes na panela de pressão, depois macere alho, cebola, no azeite na panela de barro e depois coloque o feijão para tomar tempero e amaciar…),

Para o arroz de leite, cozinhe um pouco o arroz à parte, transfira para a panela ainda com água, depois acrescente sal e leite para terminar o cozimento, finalize com pedaços de queijo. (Fonte:Fonte da matéria:http://www.cuidandobemdemim.blog.br/panelas-de-barro/

Qual o material da panela de barro e de cerâmica?
Fonte desse
As panelas de cerâmica são feitas de barro vitrificado, são panelas 100% livre de substâncias que poderiam causar mal a saúde, seu material inorgânico livra os alimentos de qualquer contaminação por resíduos de metal. Elas demoram um pouco mais para esquentar, mas aquecem por igual em toda a superfície da panela, garantindo um ótimo cozimento.

Tanto a panela de barro como a de cerâmica são feitas do mesmo material, o barro, porém a panela de cerâmica tem um acabamento mais clean, é usado um esmalte para deixá-la mais brilhante, esse esmalte também serve para fechar os poros evitando o surgimento de fungos e bactérias.

Ambas as panelas demoram a aquecer, mas depois de aquecidas mantém a temperatura constante por muito tempo, cozinhado lentamente o alimento. Por isso são ideais para cozimentos mais demorados, ótimas para o preparo de ensopados, caldos, sopas, peixes e frutos do mar.

As duas panelas podem ir ao microondas (desde que não contenham parte metálicas, como seu cabo por exemplo), ficam lindas na mesa, são também resistentes a choque térmicos, as panelas de cerâmica podem ser lavadas no lava-louças. (Fonte das fotos:http://blog.cookbeyond.com.br/panela-de-barro-ou-panela-de-ceramica/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário