Aprenda a fazer Requeijão Moreno

INGREDIENTES
6 litros de leite integral para talhar
1 1/2 litro de leite fresco
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO
A receita do requeijão moreno leva dois dias para ser executada. No primeiro, você põe numa vasilha 6 litros de leite integral para talhar, de um dia para o outro. No dia seguinte, é preciso retirar o creme que fica na parte de cima da vasilha (esse creme será utilizado no final para fazer o caldo moreno, que vai ser misturado ao requeijão).

O leite coalhado é levado ao fogo para ser aquecido. Deixe no fogo por alguns minutos, sem deixar ferver. Antes da fervura, assim que o soro se separar, o coalho é despejado sobre uma peneira com um pano. Espremer essa massa para escorrer bem o soro. Em seguida, a coalhada é levada novamente ao fogo para cozinhar um pouco mais, e também para tirar a acidez. Isso é conseguido juntando 1 ½ litro de leite fresco (sem talhar). O leite tem que ser despejado aos poucos no tacho. Quando o leite estiver bem misturado, é preciso retirar a massa e espremê-la novamente no pano, para dar-lhe mais consistência.

Bem, agora está na hora de fazer o caldo moreno com aquele creme que foi retirado de cima da coalhada. É só levar ao fogo numa vasilha separada e cozinhá-lo durante algum tempo, mexendo sempre até o caldo ficar escuro. Retire o caldo moreno da panela, deixando apenas um pouco no fundo. Pegue a massa do requeijão que foi espremido novamente, jogando-a no tacho e misturando devagar. Ponha uma pitada de sal e, aos poucos, coloque o resto do caldo escuro, mexendo sempre, para que o requeijão se dissolva completamente e para que a cor da massa fique bem uniforme e homogênea.

Pode-se comer também com açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário