Conheça o Araticum, fruto típico muito apreciado em Minas Gerais.

Foto do blog:lilliverdi.blogspot.com.br
Araticum é um fruto nativo do Cerrado. Também é conhecido por  Panâ, Marolo, Cabeça-de-nego, Fruta-do-Conde, Condensa, Articum, Pinha ou bruto. Araticum é nome dado a diversas espécies da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona squamosa), conhecida também como ata ou pinha, dependendo da região.
Araticum no pé. Fotografia de Arnaldo Silva
O maroleiro é uma árvore de 2,5 a 3,5 m de altura, com o diâmetro da copa chegando a 2–4 m, da família das anonáceas, que ocorre, de forma descontínua, no cerrado brasileiro. A planta tem preferência por regiões de cerrado com menor déficit de umidade, em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, pequena parte do interior de São Paulo e em partes isoladas de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e leste da Bahia. Mas é em Minas Gerais que o fruto é típico e muito apreciado. 
 A polpa da fruta. Fotografia de Arnaldo Silva 
Possui sistema radicular do tipo axial que atinge grandes profundidades no solo, para absorver água e nutrientes. O seu tronco é reto com galhos tortuosos, a casca é corticosa, fendida e grossa.Possui folhas ovadas, coriáceas, flores verde-amarelas que ocorrem entre novembro e janeiro, com polinização entomófila, mais especificamente pelo besouro ciclocéfalo (Cyclocephala atricapilla). Os frutos são infrutescências bacáceas múltiplas, grandes (até 4,5 kg), comestíveis, de casca verde-amarronzada, quando maduros, com sementes também tidas como antidiarréicas.
Fotografia de Arnaldo Silva 
Seus frutos alcançam mais de 15 cm de diâmetro e 2 kg de peso, contendo muitas sementes com cerca de 1,5 cm de comprimento. Quando aberto, o fruto oferece uma polpa cremosa de odor e sabor bem fortes e característicos que difere grandemente da fruta-do-conde, é considerada uma iguaria da região do cerrado, vendido em feiras livres ou consumido ao natural ou na forma de batidas, bolos, biscoitos e bolachas, picolés, sorvetes, geléias e diversos doces.A frutificação inicia-se em novembro e a maturação entre fevereiro e abril, donde estar, em Minas Gerais, popularmente associado ao período da Quaresma.Quando está maduro, o fruto cai no solo, sob a projeção da copa, exalando um forte e característico cheiro. Estes são os de melhor qualidade para o consumo, pois os colhidos diretamente da árvore ou não amadurecerão ou apresentarão sabor inferior.
Fotografia de Arnaldo Silva
Esta fruta ocorre em cerrados e cerradões, ao longo de todo o bioma Cerrado. “O quanto em toda vereda em que se baixava, a gente saudava o buritizal e se bebia estável. Assim que a matlotagem desmereceu em acabar, mesmo fome não curtimos, por um bem: se caçou boi. A mais, ainda tinha araticum maduro no cerrado.” Guimarães Rosa em Grande sertão: veredas, pg. 372.
Foto do blog:lilliverdi.blogspot.com.br
Benefícios do Araticum
Além de ser saborosa, possuir poucas calorias e ser fonte de vitaminas do complexo B, os benefícios da fruta-do-conde incluem, principalmente, combater a prisão de ventre porque tem fibras que ajudam a regular o intestino.
A pinha é da mesma família do Araticum. Fotografia de Arnaldo Silva 
Outros benefícios do Araticum podem ser:
Ajudar a baixar o colesterol porque além de fibras não tem gordura,
Combater o envelhecimento da pele porque tem vitamina C,
Diminuir o cansaço porque é rica em vitaminas do complexo B,
Ajudar a emagrecer, pois é uma fruta com poucas calorias, sem gordura e com fibras que diminuem o apetite.
Além desses benefícios da fruta do conde, as sementes desta fruta também são utilizadas para soltar o intestino.

Araticum. Fotografia de Arnaldo Silva
Informação Nutricional do Araticum
Componentes - 100 g de Araticum contem:
Energia 69 calorias
Proteínas 2,8 g
Gorduras 0 g
Carboidratos 14,24 g
Fibras 2,4 g
Vitamina A (retinol) 1 mcg
Vitamina B1 63 mcg
Vitamina B2 167 mcg
Vitamina B3 1,28 mg
Vitamina B6 0,2 mg
Vitamina C 28,1 mg
Cálcio 27 mg
Fósforo 46 mg

4 comentários:

  1. Como a semente serve para o intestino, se é altamente tóxica??

    ResponderExcluir
  2. A fruta mostrada na foto é o Panã ou Marolo. Fruta-de-conde é outra coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Marolo e Araticum são os nomes dessa fruta deliciosa, da família das Anonáceas.

      Excluir