Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Conheça a Festa do Café com Biscoito de São Tiago!

(Por Arnaldo Silva) A festa do "Café com Biscoito" acontece sempre no segundo final de semana do mês de setembro na Praça Ministro Gabriel Passos. A festa atrai visitantes de várias partes de Minas e do Brasil, se consolidando como um dos mais importantes eventos gastronômicos de Minas Gerais.
          Tradicionalmente, sempre no segundo final de setembro, a festa começa na sexta-feira com espetáculos musicais, se prolonga pelo sábado com degustações de produtos nos stands, oficinas e atividades culturais, e termina no domingo, com teatros, apresentações artísticas e musicais. (foto acima do @deividson Costa)
          Não se sabe ao certo quando começou a tradição biscoiteira de São Tiago, mas desde 1750 a região tinha a fama de ser a Terra do Café com Biscoito, já que era parada de viajantes e tropeiros e os biscoitos eram os preferidos, dai a fama cresceu desde aqueles tempos. (foto acima de Deividson Costa/@deividsoncosta, a cidade durante a Festa do Café com Biscoito)          
          Desde essa época as receitas foram mantidas, preservadas e muito bem guardadas pelas famílias. A tradição vem de geração em geração. (foto acima do Zezé Barbara, barraca de biscoito)        
          Hoje, essa tradição tem como aliada a tecnologia, mas preservam sua originalidade. Muitos ainda fazem os biscoitos nos fornos de barro, mantendo a tradição. Mas também tem as fábricas, industrializadas, que produzem os biscoitos em série. Mesmo assim, preservam as receitas de família, principalmente a qualidade e o sabor.
          Por isso que desde o século 18, São Tiago se destaca na produção de biscoitos, que é hoje a maior fonte de renda e emprego no município que tem pouco mais de 12 mil habitantes. Fica a 190 km de Belo Horizonte, na região do Campo das Vertentes. São Tiago faz divisa com Oliveira, Bom Sucesso, Resende Costa, Ritápolis, Conceição da Barra de Minas e Nazareno. (foto acima de Deividson Costa, barraca de biscoitos no dia da festa)
          Os produtores de biscoitos de São Tiago, consideram seus biscoitos os tesouros de Minas. A produção não fica só na cidade e região não. Algumas empresas locais vendem seus produtos para várias cidades de Minas e de outros estados do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, dentro outros.
          De uma economia familiar, a riqueza, sabor e diversidade que a arte de fazer biscoitos oferece, faz com que a cada dia as empresas locais cresçam e surjam outras. De 3 décadas para cá pôde-se perceber esse crescimento. No início dos anos 1990, a cidade contava com 3 empresas formais, um salão de beleza, um mercado e uma loja de eletrodomésticos.           
           Hoje são dezenas de empresas formais, vários salões de belezas, tem mais mercados e mais lojas de eletrodomésticos. Percebe-se então o rápido crescimento econômico e social do município. O carro-chefe desse crescimento são os biscoitos. Todos os meses são produzidos em São Tiago, toneladas de diferentes tipos de biscoitos, que abastecem os mercados de Minas e de vários outros estados brasileiros. (na foto acima do Deividson Costa, o Forno na Praça)
          Esse crescimento, vale ressaltar, é fruto da preservação da tradição, não se trata de política governamental, vem de gerações passadas, faz parte da vocação da cidade, por isso deu certo. São Tiago é considera hoje um polo produtor de Minas e a Capital do Biscoito no Brasil.          
          Como a economia da cidade gira em torno do biscoito, foi criada a Festa do Café com Biscoito, que é uma das mais importantes festas gastronômicas de Minas Gerais, fazendo parte do Calendário Gastronômico do Estado.
          Vale lembrar que o evento acontece sempre no segundo final de semana do mês de setembro, na Praça Ministro Gabriel Passos com mostras de todos os biscoitos produzidos na cidade, forno de barro, degustação e comidas típicas de Minas, além da cachaça mineira. A festa é imperdível e tem shows também com bandas locais e regionais. (na foto acima do Deividson Costa, uma cozinha em São Tiago MG)
          A cidade é pequena para receber o grande número de visitantes que comparecem à festa, mas tem as cidades vizinhas com boas hospedagens e São João Del Rei, que também fica próximo, na divisa com Ritápolis.

23 comentários:

  1. Achei linda a história da cidade, um dia irei ai comprar biscoito e conhecer sua gente trabalhadora!

    ResponderExcluir
  2. Vá mesmo Gloria garanto que será uma viagem dos sonhos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito orgulho da minha cidade do coração! Realmente precisa-se de planejamento econômico, pois admiro muito essa questão de "não haver desemprego" na cidade...Mostra que somos um pessoal de raça, disposto a cooperar com o bem estar geral!!! Pontuando ainda minha extrema preocupação com essa questão dos jovens/forasteiros da cidade assiduamente envolvidos com as drogas. A cidade foi corrompida e perde constantemente sua característica interiorana. Na qual obtive o imenso prazer de poder conviver! Mas meus sinceros parabéns a cidade... #AMOMUITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui e gostei, apesar da falta de estrutura. Quem sabe o novo prefeito faça uma boa programação para os turistas. Poucos restaurantes, lanchonetes, banheiros e hotéis

      Excluir
  5. Fica próxima de alguma cidade conhecida? em que região?

    ResponderExcluir
  6. Onde fica, não deram esta informação. É 200 km de BH em qual sentido?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Gostaria de saber sobre o clima da cidade de São Tiago. E quais as cidades vizinhas. Tem boas pousadas ? Somos do RJ.
    Conhecemos Barbacena e Tiradentes.
    Gostaríamos de conhecer outras cidades de MG . Dizem também que Capitólio é muito bacana.
    Agradeço desde já a resposta
    Janete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui ano passado nesta festa Janete e faz calor demais, muito sol. A festa é linda, com shows em praça pública, bandinha de carnaval e a praça vira um grande salão de festas, sem contar as delícias dos biscoitos que são oferecidas gratuitamente para os visitantes. Um passeio inesquecível. Capitólio é linda sim, cachoeiras e uma área verde que parece um paraíso. Abraços!

      Excluir
  8. Ainda não fui na cidade...mas compro sempre biscoitos de São Tiago em Divinópolis onde moro...são muito bons

    ResponderExcluir
  9. gente, quero ir...quando acontece a proxima??? por favor me informem... amo ...amo biscotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A festa tem data fixa, acontece sempre na segunda semana de setembro.

      Excluir
  10. Mas a moça com o biscoito é a Aparecida, biscoiteira da cidade de Caldas, Mg. Aqui também tem festa do biscoito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto da Secretaria de Turismo de Minas e me foi enviada como se fosse de São Tiago, mas corrigi, exclui a imagem. Em breve faremos uma matéria sobre a Festa do Biscoito de Caldas, que também é muito famosa.

      Excluir
  11. Biscoitos. Me deu água na boca! Tem também os biscoitinhos de Nata?

    ResponderExcluir
  12. São Tiago para conhecer e comprar os biscoito para vender em Belo Horizonte,já comi aqui más quero também vender para as pessoas daqui particular como posso entrar com contato com alguém daí por favor, me informe se puder ficarei muito grata.Obigada.Sou de Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  13. É uma das melhores festa de Minas.A cidade é linda quem tiver oportunidade vá.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores