Que tal aprender como fazer um doce de leite caseiro e cremoso?


Quem não aprecia um bom e delicioso doce de leite? Se for caseiro então, melhor ainda, não acham? Que tal aprender como fazer um doce de leite caseiro e cremoso? Vamos lá!
Tradicional de muitos países da América Latina, o doce de leite é feito ao ferver o leite com açúcar e outra forma de fazê-lo é cozinhando o leite condensado em uma panela de pressão por cerca de 40 minutos ou por várias horas na panela comum.
Esse doce conquistou muitos paladares e hoje é usado para balas, bolos, churros, sorvete, biscoitos, pudins, pães doces, entre outros. Muitos apreciam passar o doce de leite em torradas, bolachas e até mesmo no pão.

A origem do doce de leite

Embora incerta, a origem do doce de leite é disputada entre brasileiros e argentinos. Em nosso país, acreditamos que essa é mais uma iguaria da cozinha mineira. Mas para a portenha Marina Perez, dizer que o doce de leite pertence ao Brasil é como alegar que o tango não é da Argentina. Para ela, a invenção surgiu a partir de um erro de fervura do leite com o açúcar, dando assim origem ao prato.
Já para o historiador e professor da UFMG, especialista em história da alimentação, José Newton Coelho Meneses, os doces são apenas estratégias humanas que surgem a partir da preservação de matérias-primas alimentares que são perecíveis, juntando com especiarias conservantes. Então, o açúcar é uma dessas e deve ter sido nessa época que o doce de leite foi criado, argumenta Meneses.
Mas para a mineira Liege Lima, o doce de leite recria a história mineira, passando de geração a geração. Ela ainda diz ter comido o doce argentino, que é bem diferente do mineiro.
O professor da UFMG diz ainda que a diferença de sabores se dá pelo fato da adição de maior ou menor quantidade de açúcar, frutos ou outras especiarias e também o tempo maior ou menor de cocção. Para o professor Newton, tanto os brasileiros como os argentinos não são os criadores do doce de leite. Cada um deles transformou esse gosto alimentar, valorizando-o em suas culinárias.
Entre as variações mais comuns estão a pastosa e a sólida, diferenciando-se em sua consistência.

A história da Argentina

Existe um relato popular e lendário na Argentina, datando a invenção do doce de leite em 1829. Esta foi a época que o governador Juan Manuel de Rosas estava prestas a assinar um tratado de paz com seu maior inimigo político, Juan Lavalle. Ambos se encontraram na fazenda do governador, em Cañuelas, periferia de Buenos Aires.
Lavalle chegou primeiro e estava muito cansado, acabando por se deitar na cama de Rosas e dormiu. Uma criada de Rosas estava fervendo leite com açúcar, uma preparação que na época era chamada de lechada, para o chá da tarde e acabou vendo Lavalle dormindo na cama de seu patrão. Por achar isso uma insolência, avisou os guardas.
Quando Rosas chegou resolveu a situação, ele não ficou chateado com Lavalle, pedindo pelo chá da tarde para a criada. Foi então que ela se lembrou do leite com açúcar que havia deixado no fogo. Regressando à cozinha, a criada encontrou uma mistura espessa e amarronada e mesmo assim serviu para Rosas.
O sabor o agradou tanto que ainda compartilhou com Lavalle, o que acabou dando origem acidental ao doce de leite. Embora essa seja uma história boa de se ler e ouvir, não existe qualquer indício ou fonte que comprove a sua realidade.

Como preparar o doce de leite caseiro cremoso



O doce de leite é um doce com poucos ingredientes, mas exige muita atenção para não queimar. Veja como preparar essa delícia:
Para o preparo, você vai precisar de:
- 2 litros de leite
- 4 xícaras de açúcar, cerca de 750 gramas
Siga as instruções:
  1. Coloque em uma panela grande e de fundo largo o açúcar e o leite;
  2. Em fogo médio, mexa a mistura sempre com uma colher de pau até levantar fervura (mais ou menos 15 minutos);
  3. Diminua o volume do fogo e mexa mais um pouco até obter um doce marrom claro e com consistência cremosa. Isso poderá levar mais 45 minutos;
  4. Passe o doce para um refratário ou para o pote de vidro com tampa. Deixe-o esfriar e sirva.
Você poderá servir o seu doce de leite com fatias de queijo branco, torradas, sozinho, como recheio de crepes, fazer alfajores ou como desejar. Essa mistura ainda pode servir de recheio para seu bolo.
Dica: para uma textura bem cremosa, você terá que mexer o leite sem parar, com muita paciência. Assim você dissolve o açúcar por completo e também faz com que seu doce caramelize por igual, sem formar grumos, ou bolas, no fundo da panela.
Outra dica é usar leite, de preferência, com gordura e, se puder, in natura. Jamais coloque leite condensado no seu doce de leite caseiro cremoso e use açúcar de boa qualidade. Fará a diferença, você vai perceber.
O tempo de preparo é de cerca de uma hora e meia e rende até 10 porções.
Doce de leite

Doce de leite com sabores

Você poderá adicionar vários ingredientes ao seu doce já pronto para dar um sabor a mais, como coco ralado, ameixas pretas (ferva um pouco antes), passas maceradas ao rum, figo em calda, nozes picadas, entre outros.
Lembre-se de separar os sabores colocando um em cada pote de vidro com tampa, assim você poderá sentir o prazer de cada um, individualmente.


Onde mais se comercializa o doce de leite

O comércio de doces de leite se limitava nas regiões de sua produção e só a partir do final do século XIX é que se propagou, devido ao desenvolvimento dos meios de transportes. A fabricação artesanal também foi desenvolvida nas cidades das regiões de produção e hoje os doces são vendidos em diversos lugares, como feiras, supermercados, lojas de produtos alimentícios, pontos turísticos, etc.
O sucesso é tão grande que muitas fabriquetas da época da sua criação se tornaram indústrias.
No Brasil podemos dizer que o lugar que mais vende o doce de leite é o estado de Minas Gerais, talvez pela sua fama de “doce mineiro”. O fato é que, tanto onde moramos ou a cidade que visitamos possui um pote de vidro com tampa de doce de leite para a venda.

Curiosidades

Você sabia que o doce de leite possui outros nomes, de acordo com cada país?
- América Central e México:
- CajetaColômbia e Venezuela:
- ArequipeRegião Sul do Brasil: Mumu
- Em espanhol: Dulce de Leche
- Colômbia: também conhecido como Manjar Blanco.

Fonte do texto:http://www.ditoembalagens.com.br/blog/dicas/como-fazer-doce-de-leite-caseiro-cremoso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário