Doceira de Ituiutaba, MG, ensina os segredos do doce do pau de mamão

Fotografia de Terezinha Souza

Pé de mamão macho é o ideal, pois não dá muito fruto.

Confira os ingredientes e o modo de preparo.


A doceira Donaldina Assunção de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, ensina a preparar uma sobremesa de doce do pau de mamão. “É preciso ficar atento onde está o pedaço que vai servir para o doce. O pé de mamão macho é o ideal, pois ele não dá muito fruto e daí em pouco tempo pode se usar o tronco. E também ficar atento ao lugar do corte para não amargar o doce”, explicou Donaldina.
Para o doce só se utiliza o miolo do pau de mamão, o ingrediente principal. “Coloque o pau do mamão já ralado e é preciso passar a mistura em um pano de prato com água várias vezes até parar de escorrer o liquido branco”, contou a doceira.
Ingredientes:
- 1 kg de massa de pau de mamão;
- 700 g açúcar;
- 1 copo americano de água;
- 100 g de coco ralado.
Modo de fazer:
Misture a massa, o açúcar e a água. Não pare de mexer e atenção para não passar do ponto de fervura. São 20 minutos no fogo. Com a lenha o processo é ainda mais rápido. Depois coloque o coco e continue mexendo. Depois de 30 minutos está pronto.
Fonte da Receita:http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/06/doceira-de-ituiutaba-mg-ensina-os-segredos-do-doce-do-pau-de-mamao.html - Ilustração nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário