Como fazer fruta seca em casa


Para fazer a fruta seca em casa, ou seja, scar os frutos, você não precisa de um secador: conhecendo algumas dicas e truques, na verdade, você pode alcançar o objetivo em uma maneira mais simples e mais conveniente. A secagem, por outro lado, não é apenas um procedimento que visa melhorar o sabor dos alimentos, mas também é um excelente método de conservação, que além disso é natural e ecológico, já que não causa possíveis alterações que resultam dos processos de preservação industriais. Se você pensar, então, aos preços caros das frutas secas no supermercado, não é difícil adivinhar por que é vantajoso usar uma secagem caseira.
A secagem solar, em particular, tem uma vantagem dupla: por um lado, é completamente grátis, e do outro lado não exige o consumo de energia (em contraste com o que aconteceria, por exemplo, usando um secador ou um forno convencional, que viram fundamentais com o céu nublado, quando você obviamente não pode contar com o sol). Uma vez secada, a fruta para poder ser armazenada durante um longo período de tempo deve ser colocada em frascos de vidro hermeticamente fechados. Vale destacar que o processo de secagem pode ser realizado não só com a fruta, mas também com os vegetais: a ausência de açúcar, óleo, vinagre ou sal permite de não afetar o sabor, pois o processo de secagem simplesmente prevê a eliminação da água dos diferentes alimentos. Em maior detalhe, entre os frutos que podem ser secados temos figos, ameixas, damascos, maçãs, morangos, abacaxi, cerejas, amoras, peras, morangos-silvestres, laranjas e bananas. Também os cogumelos podem ser secados (independentemente do seu tipo), bem como ervilhas e feijões (mas mais geralmente todas as leguminosas, incluindo feijão e lentilhas). 
Quanto aos vegetais, a secagem pode ser realizada sobre as pimentas, alho-poró, pepinos, cenouras, abobrinha, pimentão e pimentas. Há mais: mesmo as ervas secas são particularmente saborosas: por exemplo a salsa e o alecrim, mas também sálvia e manjericão, sem esquecer do orégano, cebolinha, louro e tomilho.
Para secar a fruta no sol, você não deve fazer nada além de aproveitar das altas temperaturas do verão: os frutos devem ser colocados em locais expostos a raios do sol diretos, desde que sejam ventilados e, acima de tudo, secos. Acima de 30 graus a secagem é mais simples e mais rápida, enquanto que a taxa de humidade não deve ser superior a 50%.
Fonte:http://dicas.co/?p=10999&D1C45_BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário