Bolo invertido de maçãs e nozes


Ingredientes
2 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de açúcar
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de farinha de nozes*
1 xícara de leite
1 colher de chá de essência de nozes (opcional)
1 colher de sopa de fermento químico para bolo
Açúcar para caramelizar a forma
2 maçãs grandes
Suco de limão
*A farinha de nozes foi comprada em uma loja de artigos para festas, mas você pode comprar nozes inteiras e passá-las no processador.

Preparando as maçãs: descasque as maçãs, retire o miolo com as sementes e corte em fatias. Regue com suco de limão e reserve.
Preparando a forma: leve cerca de 1/2 xícara de açúcar ao fogo e deixe derreter até caramelizar. Você pode fazer isso em uma panelinha e depois caramelizar a forma do bolo ou pode derreter o açúcar direto dentro da forma. Para esse bolo foi usada a segunda técnica, mas foi mamãe quem fez para mim (sou bebê?).
Preparando o bolo: bata – à mão, como fiz, ou na batedeira – os ovos, a manteiga e o açúcar, até formar um creme liso. Junte a farinha de trigo, a farinha de nozes e misture bem. Acrescente o leite, a essência de nozes e misture bem novamente. Coloque o fermento e apenas misture até ficar homogêneo (não bata nessa hora).
Juntando tudo: na forma caramelizada, acomode as fatias de maçã no fundo. Espalhe a massa do bolo por cima, com cuidado para não retirar as fatias do lugar, e leve ao forno médio-baixo (pré-aquecido) por 40 a 50 minutos. Desenforme ainda quente (deixe amornar um pouco, mas não pode esfriar), passando uma faquinha nas laterais e colocando o prato de bolo em cima da forma. Tenha fé e determinação, e vire de uma vez. Se necessário, dê uns tapas no fundo da forma.
fonte:http://www.casacoisasesabores.com.br/2012/08/bolo-invertido-de-maca-e-nozes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário