As belezas de Lavras Novas


Lavras Novas - Fotografia de Sérgio Mourão

Uma cidadezinha típica de Minas com vilarejos, ruas de pedra e cachoeiras convidativas para um contato mais próximo com a natureza. Assim é Lavras Novas. Localizada a apenas 117 km de Belo Horizonte e a 17 km de Ouro Preto, município ao qual pertence, a cidade oferece condições ideais para quem quer descansar, passear e também praticar esportes radicais.
Loja em Lavras Novas - Fotografia de Daniel Cerqueira 

Com pouco mais de 1.500 habitantes, a beleza e tranquilidade do município atraem turistas do mundo inteiro. A sensação de quem visita Lavras Novas é de voltar no tempo e encontrar um lugar onde muitas casas ainda preservam detalhes do século XVII, um cenário bem diferente das grandes cidades.
 Cotidiano de Lavras Novas. Fotografia de Cláudio CoelhoO vilarejo foi descoberto pela família Cubas de Mendonça e foi nomeada Lavras Novas pelo Coronel Furtado. A partir do século XIX, a vila começou a tomar o rumo da modernidade. Na época, a população, com cerca de 500 pessoas, começou a produzir e vender cestas e balaios de taquara, um tipo de grama com caule oco encontrado na região. Dessa forma, começou a surgir o sustento da cidade.
 Lavras Novas - Fotografia de Sérgio Mourão 

A partir de 1970, Lavras Novas passou a contar com o fornecimento de energia elétrica. Com isso, os moradores tiveram acesso a informações vindas de outros lugares, passaram a valorizar as riquezas existentes na região e todos se uniram para preservar e promover a cidade. Começaram a fazer investimentos em hospedagem, áreas de camping, bares e restaurantes.

Cachoeiras e esportes radicais

Cachoeira do Cibrão em Lavras Novas. Fotografia de Alberto Andrich

Com a valorização turística, Lavras Novas passou a ser conhecida pelas montanhas que preserva belas cachoeiras e becos naturais, lugar propício para a prática de esportes como o rapel e o trekking. Quem vai à cidade, conta com o auxílio de guias nos passeios a pé ou a cavalo.

Os lugares mais procurados são as Cachoeiras do Pocinho, do Falcão, Três Pingos e a dos Namorados. Além da represa do Custódio e o Vilarejo Chapada.

Festas



Rua de Lavras Novas. Fotografia de Amarília Amaral Renan

Os visitantes também podem participar das festas religiosas que acontecem na cidade. Em janeiro, a população prepara a Folia de Reis e a Marujada. Na Semana Santa, são celebrados cultos da quinta e sexta-feira da paixão. Em junho e julho, as comemorações ficam por conta das festas junina e julina. Em setembro, sempre no dia 8, as festas de Nossa Senhora dos Prazeres e do Divino reúnem centenas de devotos na praça principal.

Fonte: Secretaria de Turismo da Prefeitura de Belo Horizonte

3 comentários:

  1. lindos lugares eu fui criada na roça e um vilarejo identico sertas foto amo a natureza tenho grande saudade daquele tempo que nao volta mais uma doce recordaçao e uma grande saudade dessa beleza naturalo obrigada por tudo de bonito que tem neste lugar

    ResponderExcluir
  2. Amo este lugar!um final de semana aqui tem efeito de muitos dias de férias. Energia mágica! Além de ser um charme!

    ResponderExcluir
  3. Amo este lugar!um final de semana aqui tem efeito de muitos dias de férias. Energia mágica! Além de ser um charme!

    ResponderExcluir